FE - Dissertações de Mestrado
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Item A abordagem da radioatividade no ensino em Portugal : uma lacuna nos currículos do ensino básico e secundário(2014) Martins, Paula Cristina de Araújo; Maia, Maria Elisa, orient.A Física e a Química envolvem conteúdos teóricos que estão constantemente presentes no nosso quotidiano. Contudo, é do consenso geral que o ensino destas disciplinas continua a incidir sistematicamente em alguns temas em prejuízo de outros, originando lacunas concetuais que se refletem no dia-a-dia enquanto estudantes e posteriormente em idade adulta, em contexto socio cultural. Pretende-se com este trabalho realizar um estudo exploratório sobre a existência daquilo que consideramos como lacuna nos conteúdos de Física e Química no Ensino Básico e Secundário em Portugal, mais concretamente no que se refere à Radioatividade. Para o efeito, apuraram-se os conhecimentos que os alunos de três níveis diferentes do ensino Básico e Secundário (9º ano, 10º ano e 12º ano) possuem sobre o tema em estudo. De modo a verificar o nível de conhecimentos em idade adulta, realizaram-se estudos com indivíduos em contexto laboral, obtendo-se assim dados quanto à extensão e pertinência do estudo da radioatividade. O estudo foi realizado através da aplicação de um teste de associação de palavras, o qual apresentava vários estímulos relacionados com a Radioatividade. No caso do grupo escolar, foram feitas duas aplicações do teste, antes e após uma intervenção didática teórica e outra prática. Quanto ao grupo não escolar, o teste de associação de palavras foi aplicado apenas uma vez, não tendo havido intervenção teórica. Após a recolha de dados procedeu-se à sua análise quantitativa, apenas para o grupo escolar, e qualitativa para ambos os grupos, o que permitiu elaborar uma aproximação simples de mapas concetuais nos dois contextos (escolar e não escolar) e compará-los entre si. Através da análise dos resultados obtidos, e tendo em conta que se trata de um estudo exploratório, foi possível concluir que a disciplina de Física e Química lecionada nas escolas, não tem abordado adequadamente os conteúdos relativos à radioatividade, nem no presente, nem num passado recente, o que se reflete em idade adulta. Como tal sugere-se a realização de estudos de natureza investigativa mais abrangentes de modo a verificar a existência desta lacuna no Ensino Básico e Secundário, que a ser confirmada poderá ser mitigada através da realização de atividades práticas, recorrendo a exemplos do dia-a-dia, concretizando a perspetiva Ciência - Tecnologia- Sociedade - Ambiente que os programas do Ministério da Educação enfatizam.Item Abordagem pedagógico-didática da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável(2014) Magalhães, Pedro Miguel da Silva; Bravo, Maria Nubélia Silvestre, orient.Atualmente, a sustentabilidade tornou-se a base de quase todo o pensamento económico. O conceito de sustentabilidade pode decompor-se em três dimensões: ambiental, social e económica. A dimensão sobre a qual incide o presente estudo enfoca sobre o ambiente. A ideia base deste estudo foi procurar indícios de que, pela utilização de práticas, ambientalmente responsáveis, pode ser possível obter bons resultados a nível pedagógico, utilizando a didática intrínseca nos projetos ambientais. Consequentemente, um dos objetivos desta tese é estudar a possível relação entre a sustentabilidade (dimensão ambiental) e os projetos ambientais existentes nas escolas que contribuem para a educação ambiental dos alunos. O segundo objetivo da tese passa por auscultar escolas portuguesas, com trabalho já desenvolvido neste tema, verificando assim em que medida a pesquisa bibliográfica confirma ou não a realidade atual. Pretende-se pois formular uma heurística que permita determinar a existência ou não de indícios que nos comprovem a existência dum impacte positivo da relação atrás referida confirmando assim a conjetura inicial. Os conceitos, Educação Não Formal, Formal e Informal ajudam a clarificar e colmatar algumas limitações, condicionantes e dificuldades com que atualmente a escola e o ensino se deparam. Na presente tese procurou-se clarificar estes termos e referir alguns exemplos dos vários conceitos de educação de acordo com as definições desses termos. Dada a natureza do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, em que os instrumentos de recolha de dados foram questionários a cinquenta e um alunos (vinte e oito alunos do 10º ano do curso de ciência e tecnologia de uma escola situada em Sintra e vinte e três alunos do 10º ano de socioeconómicas de outra escola secundária sita no Cacém) que participam nos projetos ambientais e atividades no âmbito destes projectos. Foi realizado um questionário de controlo a seis alunos do 10º ano da turma de ciência e tecnologia de uma escola secundária em Sintra. Efectuaram-se entrevistas a cinco professores do ensino secundário que no ano que decorreu a realização deste trabalho acumulavam a função de coordenadores dos projetos ambientais existentes nas escolas onde lecionavam. Dois destes professores lecionavam na escola de Sintra, um dos docentes lecionava no Cacém, um em Torres Novas e o outro na Póvoa de Varzim. Foi realizada uma entrevista de controlo a um professor coordenador dos projetos ambientais numa escola secundária em Sintra. Todos os docentes entrevistados lecionavam em turmas do 10º ano de escolaridade em escolas secundárias do ensino público. Conclui-se através da análise dos questionários e das entrevistas realizadas aos docentes, existir uma preocupação já considerável em torno da educação ambiental, reconhecendo, em ambas as situações, o potencial resultante da aplicabilidade da sustentabilidade, nomeadamente na sua dimensão ambiental, nas atividades pedagógicodidáticas decorrentes dos projetos ambientais em curso nas escolas e que contribuem para o desenvolvimento sustentável. O estudo efetuado revela algumas limitações no campo da continuidade dos projetos nos anos letivos que se seguem à realização do estudo, uma vez que, estes projetos são de adesão voluntária e, com as várias reformas no ensino, foram retiradas as horas cedidas aos docentes que contemplavam o acompanhamento de projetos desta envergadura. Os docentes e discentes têm agora de utilizar o seu tempo livre para darem continuidade aos projetos. No entanto, através da realização deste estudo, verificou-se uma continuidade na adesão dos alunos aos projetos nas escolas e nas atividades realizadas no âmbito destes projetos assegurando a envolvência de todos. Outra das limitações deste estudo é a vertente social, que não foi aprofundada, de forma a contemplar aquilo que os alunos levam para casa para partilharem com os pais e familiares e o seu contributo para a sociedade. Esta vertente teria de ser estudada e aprofundada num trabalho futuro, onde possivelmente se iria entrevistar os pais dos alunos, os amigos, membros de associações das quais fazem parte ou outras pessoas que convivam periodicamente com os alunos e consigam testemunhar as vivências, preocupações e atitudes relacionadas com o ambiente.Item Adequação e uniformização de conteúdos do Pronic ao faseamento de um projeto de arquitetura(2020) Tenreiro, Cyntia Larissa Burity da Silva Rodrigues; Cabaço, António Manuel Gardete Mendes, orient.O projeto de um edifício é composto por diversas especialidades que, pela necessidade de interligação e comunicação entre os intervenientes, se relacionam entre si ao longo das várias fases do projeto. Para um projeto de obra pública, essas fases encontram-se especificadas na Portaria n.º 701-H/2008, de 29 de julho. A aplicação ProNIC (Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção) integra funcionalidades para a elaboração de especificações técnicas de um caderno de encargos, pressupondo que a informação esteja detalhada ao nível de um projeto de execução. Da utilização do ProNIC nas empreitadas da Parque Escolar, P.E. ficou patente a necessidade de que a inserção dos conteúdos das soluções construtivas fosse ajustada às fases de elaboração do respetivo projeto. Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para a realização desse ajuste ao nível dos conteúdos do projeto de arquitetura. A proposta tem em conta as fases de projeto constantes da referida Portaria, o modo de estruturar e pormenorizar o projeto de arquitetura e a articulação deste com os das restantes especialidades. São apresentadas outras propostas com alterações a conteúdos técnicos e uniformização de especificações de artigos. Pretende-se assim contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação, perspetivando a sua futura utilização nas empreitadas de obras públicas.Item Análise de soluções de reforço de estruturas de betão armado(2017) Santos, Cláudia Sofia Folgado; Figueiredo, Elói João Faria, orient.Num país desenvolvido como Portugal, com uma área densa de infraestrutura e de edifícios construídos, o reforço de estruturas é cada vez mais comum quer através da reabilitação, da alteração do uso, erros de dimensionamento ou erros de construção. Atualmente, existem várias soluções de reforço de estruturas no mercado, no entanto, algumas delas não têm a documentação técnica e económica necessária. Neste contexto, esta dissertação tem quatro objetivos. O primeiro objetivo centra-se na identificação e descrição das técnicas de reforço existentes. O segundo objetivo consiste na análise técnica das soluções de reforço. O terceiro, depende diretamente do segundo, consiste na análise económica das soluções de reforço através da criação de mapas de quantidades, fichas de rendimento e orçamentos. O quarto objetivo consiste na comparação económica das técnicas de reforço utilizadas, por metro quadrado. Por questões de análise prática, nesta dissertação analisam-se apenas duas soluções de reforço. A primeira são as chapas de aço por serem uma solução de reforço mais tradicional, e a segunda são os laminados de compósitos reforçados com fibras de carbono por ser recente e menos utilizada. Na presente dissertação conclui-se que para a mesma solicitação, a área de reforço necessária é maior para a solução de reforço com chapas de aço. Demonstra-se, ainda, que o que mais influencia os custos são a quantidade ou área de vigas a reforçar e os desperdícios que têm de ser contabilizados, referentes aos materiais. Da comparação das duas soluções de reforço constata-se que solução mais económica é a dos laminados de CFRP.Item Análise de vibrações da passagem superior de Campo Grande(2020) Marques, Manuel Liumba; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.Neste trabalho apresenta-se um estudo numérico e experimental que visa a avaliação do conforto da ponte pedonal de Campo Grande, em Lisboa, a qual envolve o desenvolvimento de modelos numéricos e a realização de ensaios dinâmicos ambientais e forçados para identificar experimentalmente os parâmetros modais da ponte (frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento) e os níveis de conforto imposto pela regulamentação internacional. Assim, na primeira parte deste trabalho faz-se uma revisão sobre os conceitos e fundamentos de análise dinâmica, nomeadamente para osciladores de um grau de liberdade e para os sistemas de vários graus de liberdade, no domínio do tempo e da frequência. Além disso, efetua-se uma revisão sobre a caracterização da ação de um peão sobre pontes pedonais e faz-se uma revisão sobre os critérios de conforto humano de acordo com vários regulamentos. A segunda parte do trabalho começa por apresentar uma breve descrição da estrutura da passagem superior pedonal de Campo Grande, das vigas longitudinais e dos materiais utilizados, do equipamento de aquisição dinâmica de dados e dos oito ensaios dinâmicos, nomeadamente os ensaios em excitação ambiente e com pessoas a caminhar e a saltar de forma aleatória e sincronizada. De seguida, desenvolvem-se modelos analíticos e numéricos, devidamente calibrados com dados experimentais, para validar os parâmetros modais da obra. Por fim, procede-se à análise dos níveis de vibrações dos ensaios dinâmicos, à verificação de conforto de acordo com vários regulamentos através da limitação à aceleração vertical máxima associada à passagem de um peão, e à verificação de conforto em projeto, recorrendo à norma EUR 23984 EN, criada com a finalidade de servir como base no dimensionamento de pontes pedonais suscetíveis às ações induzidas pelos peões.Item Aplicação de algoritmos de aprendizagem para apoiar o processo de gestão das pontes em Angola(2017) Silva, Arieth Cêa da; Figueiredo, Elói João Faria, orient.As pontes são importantes eixos de ligação das infraestruturas rodoviárias. Por isso é importante manter, permanentemente, a capacidade funcional e estrutural das mesmas, de forma a evitar perturbações no tráfego, bem como a ocorrência de colapsos com a consequente perda de bens materiais e humanos. Assim, nos últimos anos surgiram os sistemas de gestão de obras de arte que permitem aos donos das redes viárias um conhecimento atualizado do universo das suas infraestruturas e do estado global de conservação das mesmas através de inspeções visuais, essencialmente. Contudo, para tirar partido das novas tecnologias e aumentar o grau de confiança da análise da condição estrutural, tem surgido a possibilidade de monitorizar as pontes de forma contínua, permitindo uma avaliação estrutural permanente das mesmas e, potencialmente, um aviso atempado das condições de segurança. Assim, nos últimos anos tem surgido o conceito de Monitorização da Integridade Estrutural. Devido à enorme quantidade de dados recolhidos pelos sistemas, a aplicação de algoritmos de aprendizagem automática tem mostrado ser uma ferramenta importante para gerir os dados e detetar anomalias (ou danos) através da experiência acumulada. Note-se que os conceitos aqui apresentados estão direcionados para as pontes rodoviárias. Contudo, os mesmos podem ser facilmente estendidos para as pontes ferroviárias. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo: (i) aprofundar o conhecimento sobre as pontes existentes em Angola, bem como identificar a atual estratégia de gestão; (ii) rever a história da gestão de obras de arte nos EUA e em Portugal, como forma de comparação e extração de lições importantes para a estratégia futura de Angola; (iii) rever o conceito de Monitorização da Integridade Estrutural; e por fim (iv) mostrar a aplicabilidade dos algoritmos de aprendizagem automática para deteção de danos sobre dados de um sistema de monitorização estrutural instalado numa ponte em Angola.Item Aplicação de redes neuronais no planeamento de emergência em barragens de aterro(2011) Tavares, José Luís Lopes; Silva, João Manuel Marcelino Mateus da Silva, orient.O controlo de segurança para preservação da integridade estrutural da barragens é, durante a fase de exploração normal, uma actividade que tem essencialmente como elemento fulcral as inspecções à estrutura e os dados resultantes das observações periódicas da obra, apoiando-se em modelos de comportamento da mesma. Neste sentido, a análise de situações de emergência requer, em regra, a atenção de um especialista em segurança de barragens, o qual poderá, perante os resultados da observação disponíveis e da aplicação de modelos do comportamento da estrutura, identificar o nível de alerta adequado à situação que se está a viver na barragem. Esta abordagem tradicional de controlo de segurança é um processo eficaz mas que apresenta a desvantagem de poder decorrer um período de tempo significativo entre a identificação de um processo anómalo e a definição do respectivo nível de gravidade. O uso de novas tecnologias de apoio à decisão e o planeamento de emergência podem contribuir para minorar os efeitos desta desvantagem. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de aferição do comportamento de uma barragem através da aplicação de redes neuronais do tipo Perceptrão Multicamadas aos resultados da observação de uma barragem de aterro, por forma a identificar anomalias de comportamento e a quantificar o correspondente nível de alerta. A tese divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos que se relacionam com as barragens de aterro, nomeadamente definindo as soluções estruturais mais correntes e identificando os principais tipos de deteriorações que podem surgir nestas estruturas. São, igualmente, abordadas as questões que se relacionam com o controlo de segurança e o planeamento de emergência em barragens de aterro. A segunda parte do trabalho versa sobre o modelo de rede neuronal desenvolvido em linguagem de programação java – o modelo ALBATROZ. Este modelo permite definir o nível de alerta em função do nível de água na albufeira, da pressão registada em quatro piezómetros localizados no corpo e na fundação da barragem e do caudal percolado através da barragem e respectiva fundação. Nesta parte, o trabalho recorre, aos resultados da observação da barragem de Valtorno/Mourão e usa os resultados de um modelo de elementos finitos (desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito do plano de observação da obra) por forma a simular o comportamento da barragem e fornecer dados para o treino da rede neuronal desenvolvida.O presente trabalho concluiu que o desenvolvimento de redes neuronais que relacionem o valor registado em algumas das grandezas monitorizadas pelo sistema de observação com o nível de alerta associado a uma situação anómala na barragem pode contribuir para a identificação rápida de situações de emergência e permitir agir atempadamente na sua resolução. Esta característica transforma a redes neuronais numa peça importante no planeamento de emergência em barragens e constitui, igualmente, um instrumento de apoio ao controlo de segurança das mesmas.Item Aspectos da patogenia da piómetra na cadela : fímbrias tipo 1 de escherichia coli e mecanismos de defesa no endométrio(2017) Diniz, Patrícia Ribeiro Leal da Silva; Charmier, Maria Adília Januário, orient.Piómetra é uma doença do foro reprodutivo comum em cadelas sendo Escherichia coli a bactéria mais frequentemente isolada. Neste estudo estabelecemos dois objectivos distintos: a) avaliar a capacidade de E. coli associada a piómetra para transcrever os genes fim e expressar fímbrias tipo 1; b) estudar a resposta imune inata do endométrio, sob a forma de explantes, após estimulação com E. coli. De modo a determinar se os genes fim são transcritos, a orientação (On/Off) do elemento de ADN que contém o promotor e conduz à transcrição dos genes fim, foi determinada por amplificação da região do promotor por PCR, seguida da digestão com a enzima HinfI. Para tal, foram efectuados ensaios em três condições de cultura; agar, arejada, estática. Os resultados mostraram que a maioria dos isolados tem a capacidade de mudar da posição Off para a posição On. Em agar, a posição Off foi predominante (60% dos isolados) e 40% dos isolados apresentaram uma mistura de células na posição On e Off. Na cultura arejada, 80% dos isolados tinham células em posições On e Off e 20% estavam na posição Off. Na cultura estática, a maioria dos isolados (67%) tinha células nas posições On e Off e 7% mudaram completamente para a posição On. Neste estudo demonstrámos ainda que os isolados de E. coli associados a piómetra têm a capacidade de expressar fimbrias tipo 1, uma vez que aglutinam células de levedura. No que se refere ao primeiro objectivo, concluímos que os isolados de E. coli de piómetra têm a capacidade de transcrever genes fim e expressar fimbrias tipo 1. No entanto, a transcrição e expressão estão dependentes de estímulo ambiental. Quanto ao segundo objectivo, mostrámos que os explantes endometriais estimulados com E. coli transcrevem genes que codificam para mediadores de inflamação. Os níveis de transcrição dos genes que codificam para o TNFα, IL-6 e CXCL10 foram significativamente mais elevados em explantes estimulados com E. coli., comparativamente a explantes não estimulados. Por outro lado, a transcrição do gene IL-1β foi menor nos explantes estimulados. Estes resultados demonstram que os explantes de endométrio foram capazes de montar uma resposta imunitária.Item Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório(2014) Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente; Maia, Maria Elisa, orient.A presente investigação teve como objetivo avaliar, em contexto escolar, a aprendizagem de conceitos relativos à Absorção e Emissão de Radiação, subunidade integrada na unidade didática Do Sol ao Aquecimento, constante do programa do ensino secundário, na disciplina de Física e Química A. O estudo foi realizado na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, onde participaram duas turmas do 10º ano de escolaridade escolhidas por conveniência. Usou-se como metodologia a aplicação de um teste de associação de palavras antes e depois da intervenção pedagógica com os alunos. A intervenção consistiu de uma atividade laboratorial do tipo investigativo para uma das turmas e seguindo os moldes tradicionais na outra. A atividade do tipo investigativo consistiu na elaboração de um protocolo experimental para posterior desenvolvimento da atividade laboratorial correspondente. Foram também usados como instrumentos de recolha de informação, das aprendizagens efetuadas pelos alunos, os respetivos cadernos de laboratório e os relatórios. Os dados recolhidos permitiram avaliar o desenvolvimento dos quadros conceptuais dos alunos no decorrer do processo Ensino-Aprendizagem. Os resultados obtidos, com os instrumentos de avaliação usados, permitiram concluir que ambas as turmas evoluiram positivamente, no entanto, na turma onde se efetuou a intervenção pedagógica verificou-se que a evolução foi mais acentuada. Um questionário de opinião aplicado no final do processo permitiu admitir que o trabalho laboratorial desempenhou um papel motivador e de relevante interesse para o desenvolvimento das aprendizagens de ambos os grupos. Os alunos da turma experimental manisfestaram uma opinião claramente favorável à metodologia proposta. Apesar das limitações, este estudo pode servir como ponto de partida para uma reflexão sobre o modo como as atividades laboratoriais são implementadas no ensino da Física e da Química e de que forma contribuem para o envolvimento dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.Item Avaliação da capacidade antioxidante de extractos naturais de maçã e azeitona usando modelos celulares em monocamada (2D) e agregados (3D)(2014) Bordalo, Mário Jorge Abrantes Donas-Bôto; Serra, Ana Teresa de Carvalho Negrão, orient.Actualmente, os compostos bioactivos de alimentos têm vindo a ser comercializados na forma de produtos farmacêuticos, cosméticos e aditivos alimentares, reclamando efeito benéfico na saúde. Para o desenvolvimento e comercialização destes produtos é necessário a avaliação das propriedades biológicas. Este trabalho teve como objectivo a avaliação da capacidade antioxidante e neuroprotectora de extractos naturais de maçã e azeitona utilizando ensaios pré-clinicos, nomeadamente métodos químicos e modelos celulares em 2D e 3D. Foram analisados 11 extractos de maçã (variedade Bravo de Esmolfe) obtidos por diferentes tecnologias. A extracção com fluídos pressurizados (EFP) demonstrou ser mais eficiente do que a extracção convencional em termos de rendimento e de compostos extraídos. As condições de EFP 60:40:0 e 90:5:5 (v/v CO2:EtOH:H2O) permitiram obter fracções com maior concentração em compostos antioxidantes e maior capacidade de resgate de radicais livres (EROs) no modelo celular Caco-2, respectivamente. Os principais compostos responsáveis pela actividade antioxidante foram: epicatequina, glucósidos de quercetina e procianidina B2. Para o extracto de bagaço de azeitona, rico em hidroxitirosol, foi demonstrada a capacidade de resgate de EROs e de prevenção da morte celular em agregados de células NT2 diferenciadas em neurónios, sendo que este efeito neuroprotector foi superior ao obtido para o composto puro.Item Avaliação da qualidade ambiental do rio Sousa e recuperação da sua galeria ripícola no Parque das Serras do Porto(2021) Costa, João Filipe Monteiro da; Cruces, Anabela, orient.O conhecimento de um rio e da sua galeria ripícola é fundamental para propor uma estratégia de recuperação. Restituir as funções vitais de interação e suporte que albergam a vida de inúmeras espécies animais e vegetais dependentes da qualidade das águas, dos sedimentos e das galerias ripícolas, é uma forma de contribuir para o funcionamento dos ecossistemas fluviais. Na execução deste trabalho, foram traçados objetivos na medida de ser possível realizar uma revisão bibliográfica e a pesquisa diagnóstico de um troço do Rio Sousa, num sector correspondente ao território do Parque das Serras do Porto, na freguesia de Aguiar de Sousa. Para esta área de estudo foi caraterizado e avaliado o estado atual da qualidade da água nas suas vertentes físicas, químicas e microbiológicas, o estado da galeria ribeirinha, analisados os sedimentos de fundo para perceber a possível contaminação depositada ao longo do curso do rio, avaliado o estado da galeria ripícola e analisadas as margens do rio com recurso a fotografias aéreas obtidas ao longo de vários anos. Também se investigaram soluções de recuperação recorrendo à bioengenharia, à remoção das espécies invasoras e à reflorestação com autóctones, procurando conjugar soluções para a galeria ripícola, para o rio e para a sociedade. Para tal, foram definidos quatro pontos de amostragem, um no ponto mais a montante e outro mais a usante na área de estudo e dois pontos intermédios, distribuídos na área de estudo com a finalidade de monitorizar e recolher amostras de água, recolha de sedimentos de fundo e aplicar o índice da qualidade dos bosques ribeirinhos (QBR). Deste modo tornou-se possível avaliar o estado ambiental do curso de água no Parque das Serras do Porto e apontar estratégias de recuperação adaptadas aos resultados encontrados. Os resultados demonstraram uma qualidade físico-química boa na maioria dos pontos analisados, com apenas valores superiores aos de referência para o parâmetro dos nitratos. O mesmo se pode apontar à qualidade microbiológica, onde apenas os valores para o parâmetro dos coliformes totais se apresentaram superiores ao valor de referência. A avaliação dos sedimentos revela a presença de arsénio como o único elemento com valores superiores aos valores de referência. Em relação à galeria ripícola, diferem os pontos de amostragem entre qualidade deficiente, pela forte alteração, até à categoria de ligeiramente perturbada, encontrada no ponto de amostragem mais a jusante. A análise da fotografia aérea permitiu identificar nalguns pontos importantes, o recuo da população das margens do rio e o avanço das espécies invasoras, que hoje dominam a paisagem de grandes áreas de terreno na área de estudo. A realização deste estudo, permitiu encontrar elementos fundamentais para apontar uma estratégia de recuperação da galeria ripícola e ao mesmo tempo aproximar a população ao rio, uma vez que a qualidade ambiental estudada revela potencialidade na linha de água e justifica uma séria aposta nesse setor fluvial de forma a garantir o bom funcionamento do ecossistema.Item Avaliação da qualidade da água e sedimentos superficiais da rede fluvial do Município de Azambuja(2023) Sousa, Luivana Nahary Mendonça de; Cruces, Anabela, orient.O presente estudo pretende ampliar a área dos estudos de monitorização da qualidade da água e sedimentos fluviais iniciados na região do município de Azambuja, desde 2018, que se têm centrado principalmente no Paul de Manique do Intendente e na bacia hidrográfica onde este se encontra instalado (ribeira do Judeu). Considera-se importante salientar a falta de estudos científicos publicados no local, deste modo, este estudo visa caracterizar pela primeira vez, e de um modo geral, a área de estudo. A monitorização abrangeu a totalidade das linhas de água da área geográfica de Azambuja, com destaque para as ribeiras de Aveiras, Valverde e Maçussa. O estudo pretendeu efetuar uma caracterização físico-química e microbiológica das águas superficiais e uma análise textural e composicional dos sedimentos fluviais. Para alcançar estes objetivos, foram delineadas bacias hidrográficas, identificadas possíveis fontes de poluição, estabelecido um plano de amostragem, realizadas duas campanhas de campo e trabalho de laboratório. A caracterização físico-química das águas foi realizada com recurso a sondas multiparamétricas (medições in situ), a caracterização microbiológica e a análise dos sedimentos foram realizadas em laboratório com recurso a diferentes metodologias. Os resultados físico-químicos revelam águas maioritariamente Oligahalinas (elevada condutividade), maioritariamente alcalinas, com zonas com escassez de oxigénio ou com sobressaturação, associados a pontos com contribuição orgânica visualmente evidente. Salienta-se com os piores resultados as ribeiras de Valverde e a de Aveiras. Os resultados microbiológicos indicam águas com baixa qualidade, com contaminação maioritariamente de origem fecal humana. Foram identificados apenas dois pontos aptos para uso balnear (carecem de aprovação) e três para rega. Em comparação com estudos anteriores, os resultados do presente estudo revelam valores mais elevados. Salienta-se com os piores resultados as ribeiras de Valverde e a de Aveiras. Os parâmetros sedimentológicos permitem verificar que os sedimentos fluviais são maioritariamente arenosos (areias grosseiras e mal calibradas), enriquecidos em componente vasosa com teores de matéria orgânica superior a 5%, com componente carbonatada. A nível mineralógico, maioritariamente quartzos, angulosos, superfície pouco limpa e componente orgânica variada. Sugere-se a mitigação da poluição por efluentes domésticos, agrícolas e industriais, monitorização das águas e sedimentos e formação/sensibilização da população. Palavras-chave: Qualidade, parâmetros microbiológicos, água, sedimentos, poluiçãoItem Avaliação da qualidade do ar interior em escolas(2021) Burihan, Juliana; Lage, Joana, orient.O estudo da Qualidade do Ar Interior (QAI) é uma questão fundamental, dado que, atualmente, as pessoas passam cerca de 90% do seu dia em ambientes interiores. Esta questão torna-se ainda mais relevante quando se discute esta problemática nas escolas, espaços aglomeradores de uma faixa mais sensível e suscetível da população, as crianças e os jovens. Esta dissertação pretende analisar a QAI de edifícios escolares localizados nas zonas urbanas de Lisboa e Loures. Para tal, realizou-se a monitorização das concentrações dos poluentes CO, CO2, COV, PM2.5, PM10 e Aldeídos em 12 salas de aula de 6 escolas. Os resultados deste estudo demonstram que vários poluentes apresentam níveis de concentração acima dos parâmetros permitidos pela Legislação Portuguesa, Europeia e Organização Mundial da Saúde (OMS), nomeadamente o CO2 com valores muito acima do valor limite, o PM2.5 também com excessos em quase todas as escolas e o PM10 com valores superiores em 33% dos estabelecimentos de ensino. Este cenário apresenta-se preocupante, já que os jovens passam muito tempo do seu dia no interior das escolas e a garantia de condições saudáveis é fundamental para a sua aprendizagem e bem-estar. Neste sentido, ações como garantir um correto dimensionamento das salas e ventilação face ao número de ocupantes, e evitar exposição a fontes de poluentes exteriores ou interiores nas escolas são fundamentais.Item Avaliação do comportamento de misturas betuminosas do tipo stone mastic asphalt, incorporando fibras celulosicas revestidas com cera poliolefinica(2020) Salvador, Patrícia de Oliveira; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.Nos últimos anos tem-se verificado uma crescente aplicação de misturas betuminosas do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA), como uma alternativa às soluções convencionais. Esta aposta deve-se ao facto destas misturas proporcionarem ao pavimento uma maior durabilidade e um menor custo no ciclo de vida. As misturas do tipo SMA são constituídas por agregado de granulometria descontínua, composta por um esqueleto de agregado britado grosso e por um mastique betuminoso rico em betume. Devido ao seu relativamente elevado conteúdo de ligante, e por forma a evitar o seu escorrimento, são usualmente utilizados aditivos estabilizadores. Em Portugal, os aditivos estabilizadores são, em geral, granulados de fibras de celulose revestidas com betume, embora noutros países sejam utilizados outros tipos de aditivos estabilizadores. Com o objetivo de responder ao interesse/necessidade da utilização de fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica, no presente trabalho avalia-se o comportamento e desempenho das misturas betuminosas do tipo SMA contendo este tipo de fibras comparativamente a misturas betuminosas do tipo SMA incorporando fibras de celulose revestidas com betume. Para tal, este estudo teve por base uma empreitada de beneficiação com a aplicação, em camada de desgaste, das misturas betuminosas do tipo SMA com incorporação dos dois tipos de fibras celulósicas, permitindo o acompanhamento das várias etapas da obra, bem como o estudo comparativo entre as misturas através de ensaios realizados no âmbito do controlo de qualidade do pavimento e em campanha laboratorial. A realização do presente trabalho permitiu concluir que, independentemente, do tipo de revestimento das fibras celulósicas incorporadas nas misturas, os procedimentos construtivos são idênticos, bem como são semelhantes os resultados das diversas propriedades avaliadas. Assim, este trabalho contribuiu para a possibilidade de inclusão das fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica em Caderno de Encargos, como alternativa à utilização de fibras celulósicas revestidas com betume. Palavras-chave: Mistura betuminosa; Stone Mastic Asphalt (SMA); fibras celulósicas revestidas com betume; fibras celulósicas revestidas com cera poliolefínica; formulação; desempenho; durabilidade.Item Avaliação subjetiva do conforto térmico laboral de uma empresa angolana(2018) Ndembo, Maria Gabriela Cosme Diogo; Alves, Luís Manuel Monteiro, orient.O conforto térmico é uma resposta subjetiva em que uma pessoa expressa satisfação com o ambiente térmico como resultado das trocas de calor do corpo e o meio. São diversos os fatores que contribuem para a sensação de conforto em um ambiente de trabalho. Como por exemplo: fatores ambientais, fatores fisiológicos, fatores subjetivos e a arquitetura. O nosso estudo aborda o intervalo dedicado aos ambientes térmicos moderados. A metodologia utilizada foi a adaptativa e designada por quantitativa, pesquisa realizada em situações reais do cotidiano, com pessoas a desempenhar as suas atividades em locais de trabalho onde as pessoas expressavam suas sensações e preferências térmicas de acordo com escalas favoráveis. Para identificar o conforto térmico laboral sentido pelos trabalhadores em seu ambiente de trabalho realizou-se por meio de inquéritos uma avaliação subjetiva da aclimatização do local tendo como objetivo identificar a aceitação dos trabalhadores em relação ao ambiente no escritório, usando como caso de estudo a empresa Angolana SOMG de Operação e manutenção de toda a rede de gasoduto de gás natural liquefeito da Angola LNG. A amostra foi de uma população de 50 indivíduos contida num universo de 70 trabalhadores. O estudo reforça a necessidade de melhoria na área de conforto térmico laboral em Angola. Verificou-se que o método de escalas subjetivas de avaliação (ISO 10551, 2001) é um instrumento importante na avaliação subjetiva do conforto térmico. Houve valores superiores a 60% entre os resultados do PMV e PPD obtidos através dos gráficos de Fanger com as respostas dos trabalhadores. Dos 50 trabalhadores participaram do inquérito, 19% demonstraram estar insatisfeitos e 81% de satisfeitos, conforme demonstrou o resultado do índice PPD em relação ao conforto no ambiente em que se encontravam. Foi verificado na pesquisa que existe uma relação direta entre os valores de PMV e PPD em relação a satisfação dos trabalhadores no ambiente térmico do posto de trabalho no momento em que davam as respostas ao inquérito, 68% dos trabalhadores consideram estar neutros (conforto). No geral aproxidamente 100% votos foram a favor de um ambiente do posto de trabalho aceitável.Item Biomonitorização da deposição atmosférica de elementos químicos na zona industrial de Gijón, Espanha(2013) Lage, Joana; Almeida, Susana Marta Lopes, orient.Esta tese de mestrado teve como principal objectivo estudar a distribuição de elementos químicos presentes na atmosfera de uma zona industrial no norte de Espanha – Gijón, Astúrias - através da técnica de biomonitorização, na qual se utilizaram líquenes como biomonitores. Líquenes epífitas Parmelia sulcata foram retirados de oliveiras de uma zona rural portuguesa não poluída - Montargil. Estes foram transplantados para Gijón e colocados numa grelha de 18km por 20km, envolvendo uma área industrial constituída por uma cimenteira, uma siderurgia e uma indústria termoeléctrica. O período de exposição foi de 5 meses, entre Abril e Setembro de 2010. A caracterização elementar das amostras foi efectuada através da técnica Análise Instrumental de Activação Neutrónica (INAA) identificando-se assim o Al, As, Br, Cl, Cu, Fe, I, La, Na, Sb, Sc, Sm, V e Zn. Para determinar as respectivas concentrações recorreu-se ao método k0. Posteriormente estudou-se a distribuição espacial dos elementos analisados através de um programa de modelação de sistema de informação geográfica (SIG), o ArcGIS 10. Os resultados do presente estudo demonstraram que existem elementos com uma distribuição similar e que estão associados a um mesmo tipo de fonte. Assim, identificaram-se três principais fontes de emissão: o solo (identificado pelos elementos Al, La, Sc e Sm); o mar (identificado pelo Br, Cl, I e Na) e fontes antropogénicas (associadas ao As, Cu, Fe, Sb, V e Zn).Item Breaking the wall! Deconstruction of the celullosome - a journey from cohesin-dockerinexpression to novel carbohydrate binding module structures(2016) Pires, Ana José de Oliveira Nunes; Sampaio, Pedro, orient.Os Ruminantes estabelecem relações simbióticas, altamente complexas, com bactérias anaeróbias produtoras de celulossomas de forma a degradarem eficientemente os polissacarídeos da parede celular de vegetal. Os celulossomas são compostos por enzimas modulares constituídas por módulos catalíticos ligados a módulos não-catalíticos, envolvidos em ligações proteína:carbohidratos (Carbohydrate-Binding Modules ou CBMs) e interações proteína:proteína (Coesinas:Doquerinas ou Coh-Doc). Este projeto visa ampliar o conhecimento dos celulosomas e dos seus componentes, explorando tanto o complexo Coesina-Doquerina como os CBMs. Apesar de já se encontrar bem caracterizado, o processo de produção e cristalização do complexo Coesina-Doquerina de Bacteroides cellulosolvens, ainda necessita de alguma otimização. Forçando o complexo a adotar apenas uma das suas duas conformações possíveis, através de mutagénese direta, pretende-se testar e otimizar a sua purificação. Os mutantes positivos foram testados em diferentes condições de crescimento, sendo a melhor expressão obtida em células BL21 induzidas a 25ºC em meio LB. Dos vários CBMs ainda por caraterizar de Ruminococcus flavefaciens estirpe FD-1 selecionámos o Rf2 e o Rf4 para, através de géis de afinidade, determinar a sua afinidade a diversos substratos: HEC, β-Glucano, Galactomanano e xiloglucano. Concluímos que a RF2 apresenta maior afinidade para Galactomanano e xiloglucano variando entre 56 e 49 (w/v)-1, respetivamente. A Rf4 apresenta apenas afinidade para o xiloglucano com um Ka significativo de 296 (w/v)-1. Por último, a estrutura deste novo CBM-Rf2 foi resolvida por difração de raios-X por dispersão anómala de comprimento de onda único.Item Caracterização de argamassas com areias da Ilha Terceira dos Açores(2015) Pereira, Roberto Teles; Nascimento, José Martins do, orient.As areias vulcânicas utilizadas na Ilha Terceira para a preparação das argamassas apresentam características específicas que influenciam o comportamento destas. No presente estudo procede-se à análise destas argamassas, tendo em conta os traços e adjuvantes habitualmente utilizados na região, para aferir as características de resistência, de aderência ao suporte e de absorção de água; analisando o estado endurecido foram realizados ensaios em diferentes fases do desenvolvimento do fenómeno de endurecimento, nomeadamente aos 7, 14, 28 e 90 dias em condições de laboratório, assim como, aos 415 dias em condições próprias da região dos Açores, optando pela zona dos Biscoitos da Ilha Terceira devido às suas variações climáticas. Foram analisadas 19 misturas, que diferem nos traços, relação água/ligante, agregados e adjuvantes, utilizando, para avaliação da resistência mecânica, ensaios não-destrutivos (ultrassons), destrutivos (flexão e compressão) e para avaliação de outras características, ensaios de capilaridade e de determinação de tensão de aderência (arrancamento). Pretende-se reunir uma vasta gama de resultados para fins comparativos, por se verificar, uma ausência de registos na região. Para coerência dos resultados, nos ensaios de determinação da aderência, foram utilizados blocos de cimento, em vez de tijolos de cerâmica devido a serem preferencialmente utilizados na região dos Açores.Item Caraterização e análise sísmica da passagem superior do Campo Grande(2018) Monteiro, Liliana Catarina Lourenço; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.Um sismo manifesta-se por libertações de energia a partir do interior da terra, obtidas pelo movimento das placas tectónicas. A este fenómeno reúne-se um conjunto de caraterísticas, tais como: frequência, localização, magnitude e intensidade, que são registadas ao longo de um período de tempo numa dada região. A correta quantificação da ação sísmica, bem como a correta definição dos efeitos da mesma nas estruturas, são importantes para evitar o colapso das mesmas durante a ocorrência de sismos bem como para garantir um bom comportamento das mesmas durante a ocorrência de sismos de magnitude moderada. O Eurocódigo 8 quantifica a ação sísmica numa dada região e preconiza metodologias de dimensionamento (mais detalhadas em comparação ao RSA e REBAP), que vêm ajudar na obtenção de resultados mais refinados relativamente aos comportamentos dinâmico e sismo-resistente das estruturas. Assim, no presente trabalho foi feita uma análise sísmica à Passagem Superior Pedonal (PSP) do Campo Grande, situada junto à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, recorrendo à utilização de um programa de cálculo automático de estruturas, visto que atualmente este tipo de ferramentas são fundamentais para a análise e o dimensionamento de estruturas. A análise sísmica consistiu nas seguintes fases: (i) desenvolvimento de modelos numéricos de elementos finitos para a fase de projeto e para a fase de serviço, devidamente calibrados de acordo com os resultados obtidos da análise modal experimental efetuada na PSP; (ii) comparação da resposta do tabuleiro sob diversos registos sísmicos obtidos nas últimas décadas; foram obtidos espetros de resposta para cada cenário e confrontados com os espetros de resposta regulamentares; (iii) comparação das acelerações espetrais elásticas de acordo com o RSA e EC8, bem como dos esforços internos, de acordo com as condições de massa e rigidez da estrutura definidas em projeto e em serviço; e (iv) verificação da segurança das ligações do tabuleiro aos pilares.Item Compreender o átomo : estratégias de ensino para alunos do 3º ciclo do ensino básico(2014) Rancheiro, Catarina Isabel Feiteira; Callapez, Maria Elvira, orient.O problema central deste projeto surgiu ao se detetar que a maioria dos alunos tem dificuldades específicas na disciplina de Ciências Físico-Química, nomeadamente, sobre o conceito de átomo, inserido na unidade de classificação dos materiais. Assim, neste projeto de investigação procura-se investigar as razões destas dificuldades, sendo o seu objetivo central compreender por que motivo os alunos não entendem o conceito de átomo. Para o desenvolvimento deste estudo, elaborou-se um questionário para uma amostra de 51 alunos, provenientes de duas escolas de contextos sócio-económicos diferentes que frequentam o centro de estudos Horizontes Criativos, em Lisboa, para testar os seus conhecimentos sobre o átomo. Os resultados das análises qualitativa e quantitativa das respostas revelam, por parte dos dois grupos de alunos, uma escassez de conhecimentos ao nível do modelo atómico, ou seja, do que é especificamente um átomo e da sua constituição. Desta forma, face às dificuldades expressas pelos alunos, procura-se dar resposta ao problema, propondo-se, em contexto de sala de aula, a criação de recursos práticos e teóricos alusivos ao átomo, desde jogos multimédia até à abordagem histórica da evolução do átomo.