Mestrado em Psicologia Forense
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Percorrer Mestrado em Psicologia Forense por autor "Pedro, Catarina Raquel Rocha"
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Item The relationship between childhood adversity, psychopathology symptoms, and life experiences(2013) Pedro, Catarina Raquel Rocha; Pinto, Ricardo José, orient.Objetivos: Este artigo analisa a contribuição de dez categorias de adversidade na infância, incluindo abuso, negligência e disfunção familiar, e as recentes experiências de vida, incluindo experiências positivas e negativas, entre estudantes universitários para o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. Testamos a adversidade na infância como fator predisponente, e as experiências de vida recentes como fatores precipitantes para explicar os sintomas psicopatológicos. Método: Participaram no estudo 105 estudantes universitários, dos quais 21% (n = 22) eram do sexo masculino e 79% (n = 84) do sexo feminino, com idades compreendidas entre 18 e 54 anos. Resultados: Observou-se que 21% (n = 22) dos participantes revelaram valores clínicos de psicopatologia. A adversidade na infância foi positivamente correlacionada à psicopatologia (r = .258, p < .01), mas não foi correlacionada às experiências de vida positivas (r = -.032 p = .747) e negativas (r = .132 p = .182). Verificou-se uma correlação positiva entre psicopatologia e experiências de vida negativas (r = .288, p < .01), mas não foi obtida correlação significativa para as experiências positivas (r = .112, p = .253). Foi realizada uma análise de regressão logística, incluindo a adversidade na infância e experiências de vida na idade adulta, positivas e negativas, como variáveis preditoras, e psicopatologia como variável predita. Verificamos que apenas a adversidade na infância foi significativamente preditora de psicopatologia. Conclusões: Embora a relação entre a adversidade na infância e o posterior desenvolvimento de psicopatologia não seja determinista, os nossos resultados sugerem que as experiências adversas na infância aumentam a vulnerabilidade para o desenvolvimento de perturbações mentais futuras, independentemente da exposição a experiências positivas ou negativas na idade adulta.