Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009) por autor "Esteban, Maria Teresa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Esteban, Maria Teresa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute as relações entre a consolidação de um sistema nacional de avaliação, baseado em exames estandardizados, e a produção de qualidade em uma escola pública marcada por tensões, conflitos, destituída de percepção e projeto únicos. Questiona a uniformização estimulada pelos padrões homogêneos de avaliação como procedimento capaz de reverter a produção do fracasso escolar. Os resultados da avaliação continuam expondo uma escola que fracassa e impõem a necessidade de se indagar o que é educação, quais são suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exigem profunda reflexão sobre o que está historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado à dinâmica pedagógica.