Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por autor "Mateos Cortés, Laura Selene"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item How Intercultural is an ''Intercultural University''? Some lessons from Veracruz, Mexico(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Mateos Cortés, Laura Selene; Dietz, Gunther; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDesde o princípio do século que começou a aparecer uma nova figura institucional no cenário do ensino superior no México: a chamada “universidade intercultural”. Aquilo que foi, de início, apresentado e concebido apenas como um novo elo na cadeia composta pelo pré-escolar, primário e adicionalmente também pós-primário “com uma abordagem intercultural e bilíngue”, criada nas e para as regiões indígenas e multilíngues do México, começa agora a mostrar características de um subsistema universitário destinado a oferecer uma formação académica que seja culturalmente relevante para os estudantes que se apresentam como diversos e diferentes em termos étnicos, lingüísticos e culturais. Na prática, esta nova oferta educativa procura responder a estudantes de regiões indígenas que tenham sido excluídos da educação superior formal e que, só recentemente, têm tido acesso à educação básica completa e também acesso gradual à educação secundária superior. Com este contributo, faremos um breve resumo das tendencias gerais que caracterizam este subsistema educativo emergente, antes de dar, como exemplo, um estudo de caso que resulta de uma etnografía colaborativa que estamos a realizar com uma das universidades interculturais, a Universidad Veracruzana Intercultural (UVI), de modo a poder por fim tirar algumas conclusões sobre o alegado carácter “intercultural” desta nova instituição de educação.