Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por autor "Navarrete Cazales, Zaira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Universidades interculturales e indígenas en México : desafíos académicos e institucionales(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Navarrete Cazales, Zaira; Alcántara Santuario, Armando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, discutem-se as normas legais estabelecidas para que a educação seja inclusiva e includente no Estado mexicano, especialmente, no que diz respeito às políticas voltadas para a educação superior. Posteriormente, abordamos a questão das universidades indígenas e interculturais no México, que foram criadas como uma forma de considerar a comunidade indígena como sujeito de intervenção. O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Povos Indígenas 2001-2006 foi estabelecido como uma ação estratégica para transformar instituições, realocar funções, aperfeiçoar o seu desempenho e criar espaços institucionais para tornar o atendimento aos povos indígenas mais efetivo. Até este momento, existem nove instituições de ensino superior com orientação intercultural. A base empírica deste trabalho é constituído por um conjunto de documentos que regulamentam e instituem diretrizes para ações de inclusão e equidade visando a coesão social no México. Este texto é o resultado de uma pesquisa mais ampla que faz parte do “Programa-Marco Interuniversitário de Política de Igualdade e Coesão Social na Educação Superior”, como parte do trabalho da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE).