Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por autor "Nogueira, Fernanda"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sabino, Ana Nascimento; Lopes, Albino; Nogueira, Fernanda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO sistema educativo superior português, caracterizado pela sua natureza binária, tem sofrido inúmeras alterações, nomeadamente em 2009, quer ao nível da sua natureza, como da organização das carreiras docentes e funções associadas. O sentido das reformas é o da aproximação entre o ensino universitário público (EUP) e o ensino politécnico público (EPP). Não basta, porém, acentuar as mudanças por decreto. Importa ter igualmente em conta factores determinantes para a sua competitividade. Destaca-se, a emergência do comprometimento organizacional, da satisfação com o trabalho e das estratégias comportamentais. Objetivo: Foi nosso objetivo verificar se existem diferenças entre dos dois subsistemas de ensino nos três constructos em análise. Métodos: Com recurso a uma metodologia quantitativa foram utilizadas diferentes abordagens estatísticas, tais como testes de hipóteses e a análise multigrupos. Resultados: Numa amostra composta por 756 profissionais, docentes e não docentes, do ensino superior público português, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos três constructos em análise, por parte dos colaboradores EUP e EPP. Conclusão: Os resultados revelaram uma tendência de aproximação entre os dois subsistemas emergindo, assim, um conjunto de desafios a vários níveis a estas instituições nomeadamente em relação ao seu posicionamento societal bem como aos deveres, responsabilidades e direitos dos profissionais que as compõem.