Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por autor "Duarte, José Bernardino, orient."
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Item Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?(2011) Pereira, Rui Alexandre Santos; Duarte, José Bernardino, orient.Actualmente no Ensino Básico as disciplinas de História e Geografia são vistas, maioritariamente , como desinteressantes e pouco úteis a grande parte dos alunos. Variadas razões podem ser apontadas, como a excessiva memorização de conteúdos, cultivados por um ensino expositivo enquanto forma de ensino com maiores adeptos pelos professores nas escolas. Aliada a esta memorização surge, inevitavelmente, a pouca retenção na memória no tempo dos conhecimentos adquiridos a estas disciplinas. Partindo dos pressupostos teóricos sobre os métodos de ensino mais inovadores, que sugerem a realização de experiências educativas com uma metodologia activa e um ensino por competências , efectuou-se uma experiência de aprendizagem em que se utilizou a ferramenta Google Earth nas aulas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade. Pretendeu-se aferir se, com recurso às novas tecnologias, os alunos interiorizariam melhor conceitos relativos ás duas áreas do saber.Item Conceções de professores acerca das virtualidades do modelo de aulaoficina para a aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais, nas disciplinas de história e geografia(2013) Rodrigues, Sofia Machado Pereira dos Santos ; Duarte, José Bernardino, orient.Este estudo pretende contribuir para dar resposta às dificuldades que persistem atualmente no sistema de ensino no que respeita aos alunos sinalizados como jovens com Necessidades Educativas Especiais. É também propósito desta investigação demonstrar, através de conceções de professores atualmente no sistema de ensino, que um caminho possível para o sucesso escolar destes alunos passa por um modelo de aula que esteja em contraponto com o modelo de aula tradicional, expositivo. Pretende-se propor aos docentes quer da disciplina de História, quer da disciplina de Geografia, que adotem um modelo de aula centrado na construção de conhecimento pelos próprios alunos, os quais beneficiariam de um maior acompanhamento por parte do professor, o qual faria da sua sala de aula uma oficina onde este assumiria a figura de mestre e os alunos a figura dos artificies, os quais, através da exploração de fontes documentais (históricas e geográficas) aprenderiam a construir os seus quadros concetuais. Em Portugal este modelo poderia ser vantajoso para as aprendizagens dos alunos ao abrigo do Decreto-lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, os quais precisam de um maior seguimento do seu trabalho durante as aulas, a par das medidas de adaptação curricular que a lei, para eles, já prevê.Item Multiculturalidade na escola portuguesa: um novo modelo escolar?(2013) Rodrigues, Rui Pedro Jesus; Duarte, José Bernardino, orient.O mundo em que vivemos é cada vez mais complexo e multicultural como resultado de uma migração que já se tornou um fenómeno global. Nas últimas décadas, as pessoas da África, Ásia e América Latina, bem como de países do Leste Europeu, espalharam-se por toda a Europa Ocidental. Portugal (que foi um país de emigrantes) tem registado nos últimos anos fluxos crescentes de imigração, primeiro dos PALOP mas, nos últimos anos, de origem diversa, estimando-se ora a existência, no ensino básico, de crianças de 130 a 150 nacionalidades (tal segundo a Alta Comissária para a Imigração e Minorias Étnicas, Rosário Farmhouse, na conferência "Lisboa - uma metrópole charneira de culturas”, inserida no II Ciclo de Conferências Lisboa 2020, realizado na Fundação Cidade de Lisboa /Outubro-2008). Nas escolas, a pressão de integração dos filhos destes novos imigrantes reflectese na gestão quotidiana, até porque as crianças e jovens são inseridos em turmas adequadas à sua faixa etária e às habilitações adquiridas no país natal, mas nem sempre estas se encontram em correspondência com os perfis de saída dos alunos cuja língua materna é o Português e que sempre frequentaram o ensino em Portugal. Assim, o trabalho tem como objetivo averiguar as eventuais dificuldades de inserção dos alunos estrangeiros na vida escolar, conhecer o seu desempenho em História e Geografia e identificar práticas pedagógicas significativas para ultrapassar as condicionantes ligadas á escola multicultural. Pretende-se, ainda, aferir da frequência de ações de formação oferecidas aos professores com o objetivo de mitigar as dificuldades em lidar com a interculturalidade na sala de aula. Para suporte metodológico realizaram-se entrevistas exploratórias, questionários a professores com experiência de leccionação em ambientes culturais diversificados, assim como questionários a alunos a frequentar a escola portuguesa, seja de origem portuguesa, seja sobretudo de origem estrangeira, especialmente dos PALOP, com o objetivo de validar o multiculturalismo escolar.Item A pertinência das tecnologias da informação e comunicação nas experiências de aprendizagem em história e geografia(2013) Silva, Marta Luzia Galvão Nunes Reverendo da; Duarte, José Bernardino, orient.No mundo atual, as Tecnologias da Informação e Comunicação revelam-se o instrumento central de gestão dos conteúdos, auxiliando o trabalho docente e ajudando os alunos a construir o seu conhecimento e, consequentemente, levando-os a compreender criticamente a realidade que os rodeia, a sociedade da informação e do conhecimento. A utilização destas ferramentas possibilita criar/ inovar alternativas didáticas capazes de operar verdadeiros processos de mudança, motivando e estimulando os alunos para aprendizagens mais significativas. Se bem que todas as áreas do saber devem experimentar novos métodos e experiências de aprendizagem, a História e a Geografia são campos profícuos para a utilização de metodologias de recurso às TIC, âmbito ainda pouco desenvolvido no que toca o Currículo Nacional do Ensino Básico. Mais, existe muito ceticismo entre os professores, pelo que o uso destes instrumentos é renegado e subaproveitado, utilizando-se exaustivamente os recursos clássicos, cujos resultados e margem de erro são já amplamente conhecidos e justificados. O presente estudo, desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino da História e Geografia ao 3º ciclo do ensino básico e secundário, visa ser uma reflexão sobre a forma como as TIC estão atualmente integradas no contexto educativo, alertando para a necessidade de encetar verdadeiras transformações que moldem a escola às exigências da sociedade atual. Num contexto limitado ao cenário do estágio curricular, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, analisando a representação que os alunos e professores têm desta prática. Os resultados deste estudo vão demonstrar que a utilização efetiva das TIC está aquém das suas potencialidades, ilustrando-se alguns dos motivos deste facto.Item O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário(2014) Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da; Duarte, José Bernardino, orient.Atualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário.