R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
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Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações por autor "Costa, António Augusto Teixeira da"
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Item Inovação e crescimento económico: Portugal (2000-2013)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Rosário, Cátia; Costa, António Augusto Teixeira da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO crescimento económico de um país depende de inúmeros fatores, sendo um deles a inovação, que se centra essencialmente na criação e exploração de novas ideias e posteriormente na sua aplicação prática. Desta forma deve ser analisada do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e, para tal, o número de investigadores, o investimento em investigação e o tipo de investigação (básica ou aplicada) são essenciais para a sua compreensão. Com o fim de efetuar esta análise, determinando a importância da inovação para o crescimento económico de Portugal, no período 2000 - 2013, foram efetuados dois modelos de regressão linear múltipla. Tendo-se concluído que quanto maior a percentagem de investigadores nas empresas ou então a criação de sinergias entre a investigação feita nas empresas e universidades, então o crescimento económico será favorecido. De igual modo, a inovação tecnológica é o reflexo da investigação feita por cientistas e engenheiros e consequentemente contribui de forma mais acentuada que a investigação feita noutras áreas, como por exemplo em ciências sociais.Item Perfil de liderança : estilo transformacional, transacional e laissez-faire(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; Motta, Kátya Alexandrina Matos Barreto; Souza, Ivone Felix de; Costa, António Augusto Teixeira da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objetivo deste estudo foi identificar quais estilos de liderança (transacional, transformacional e laissez-faire) predominam nos discentes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e comparar as habilidades e competências estabelecidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com os estilos de liderança que são desenvolvidos. Este estudo é de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, foi realizado com 635 discentes de uma instituição pública de ensino superior. Para a coleta de dados, utilizou o questionário MLQ-Form-5X. Utilizaram-se análises estatísticas descritivas e de variância pelo software SPSS 20. Para os discentes de Administração destacou-se a liderança transformacional, em que o líder inspira e estimula a equipe. Os de Ciências Contábeis apresentaram as características que indicam o líder que estabelece metas e sistemas de recompensas mediante o alcance dos resultados (liderança transacional). Os de Ciências Econômicas apresentaram as características predominantes da liderança transacional e laissez-faire, esta, sendo passiva e ausente.