Mestrado em Gestão de Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Turismo por autor "Monteiro, Flávia Vieira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O enoturismo em duas regiões vinícolas distintas, o Douro e Vaucluse : um estudo exploratório e comparativo(2022) Monteiro, Flávia Vieira; Araújo, Arthur Filipe Barbosa de, orient.O enoturismo é um segmento proveniente da atividade turística, onde o principal foco é o vinho. Para além da apreciação por vinhos, o enoturista viaja também movido pela cultura, território, história e tradições da região selecionada. O enoturismo para alcançar o prestigiado papel como motor de desenvolvimento rural necessita essencialmente de elementos como a inovação, a aliança e a coordenação. A ideia é continuar ou até mesmo desenvolver o enoturismo com a ligação ao território, às tradições e aos produtos locais. Isto originará novas oportunidades de emprego e a inclusão das zonas ruais. Atrair cada vez mais visitantes nacionais e de todos os países ao longo de todo o ano é também um propósito a adquirir. Os consumidores procuram cada vez mais um turismo em zonas rurais e ao ar livre, assumindo esta afirmação tem-se que o enoturismo atualmente é muito mais procurado e consequentemente os níveis de crescimento aumentam significativamente. As autoridades locais são as maiores responsáveis na valorização do território e do património, contudo, é importante promover e desenvolver a coesão territorial e a diferenciação pode ser o grande trunfo. O presente estudo tem como principal objetivo o de estudar, examinar e comparar duas regiões vinícolas, o Douro e Vaucluse que não funcionam da mesma maneira, este trabalho vem comprovar essa mesma ideia e uma das razões para isto se assumir é a cultura. Ambas as regiões possuem técnicas diferenciadas e esta dissertação subsiste para comprovar isso mesmo. Este trabalho foi praticado em campo, ou seja, em ambos os países e através da internet, para além do estudo presencial das duas áreas foram realizadas entrevistas a responsáveis por quintas ou cooperativas, de modo a completar e a responder a todas as questões que se colocaram inicialmente. A principal conclusão retirada de todo este trabalho é a diferença presente em todos os campos, desde o trabalho agrícola à venda dos produtos e serviços produzidos.