Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Carvalho, Carolline Louzada de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Influenciadores digitais no Instagram: o estudo de caso de @eusougabriela, @camilacoelho e @camilladelucas(2023) Carvalho, Carolline Louzada de; Lamas, Marco, orient.Esse estudo tem como principal objetivo entender as razões que levaram os influenciadores digitais a ter uma popularidade elevada no Instagram. Para isso, o enquadramento teórico abrange a evolução dos meios de comunicação e a relevância da internet chegando à era das mídias sociais onde o conteúdo relevante é soberano, e os influenciadores digitais são uma potência no Instagram. A metodologia utilizada nesse estudo é qualitativa recorrendo à análise de conteúdo, a partir de uma grelha detalhada para analisar postagens de três influenciadoras digitais. A plataforma Instagram foi utilizada como fonte de dados por ser a principal mídia utilizada pelos influenciadores atualmente. No que tange os principais resultados, foi identificado que uma lógica de conteúdo é seguida. As influenciadoras analisadas contam histórias e têm uma noção de narrativa que ajudam a transfigurar um produto ou serviço em informação e entretenimento. Além disso, foi observado que tratam sua audiência como se fossem conhecidos, causando uma impressão de proximidade o que ajuda a trazer confiança. Também foi verificado que o número de interações não é impactado quando as influenciadoras mencionam uma marca, contanto que aquele conteúdo agregue valor e faça sentido com os valores da influenciadora. PALAVRA CHAVE: comunicação, marketing de influência, marketing de conteúdo, Instagram, influenciadores digitais