Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As redes digitais e a influência no comportamento dos adeptos de futebol . Estudo de caso : comunidades virtuais no Facebook de Grêmio e Internacional e interatividade no Youtube durante a transmissão ao vivo de dois Gre-Nais(2021) Prade, Leandro Motta; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient.Neste trabalho pretende-se analisar a influência das redes digitais no comportamento dos adeptos de futebol. Para tanto, foi feito o acompanhamento de duas partidas entre os clubes brasileiros Grêmio Foot-Baal Porto Alegrense e Sport Club Internacional na fase de grupos da Libertadores da América 2020. A análise se concentrou na observação dos comentários durante a transmissão dos jogos em três rádios no Youtube, sendo duas vinculadas aos clubes e uma emissora neutra, além da verificação dos posts em três comunidades virtuais do Facebook e respectivas mensagens dos integrantes adeptos das duas agremiações. Também foi feito o acompanhamento dos principais sites de notícias que repercutiram o clássico e a ênfase dada em relação aos confrontos. Como embasamento teórico foram estudadas questões como a identidade, ou a fuga identitária buscada no meio digital, a teoria do contágio, em que uma voz pode induzir muitas outras a seguirem o mesmo caminho e as formas de recepção e transmissão de mensagens por parte dos indivíduos. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, em que se observou, através da recolha e análise dos dados que grande parte dos adeptos tece comentários provocativos e agressivos, na maioria das vezes induzidos por uma postagem, outro comentário ou mesmo pela manchete de um site de notícias. Portanto, no caso específico do futebol, que envolve paixão e um fanatismo quase cego por parte dos adeptos, onde há muitas provocações e ofensas e a possibilidade do usuário utilizar nomes falsos no meio digital, os estudos demonstraram que, sim, as redes digitais influenciam o comportamento dos adeptos de futebol.Item A televisão na era digital : Netflix e uma nova forma de assistir TV e consumir entretenimento(2021) Maschka, Melissa Mello; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient.A televisão surgiu há menos de um século e já passou por diversas transformações nesse período. Não só os aparelhos mudaram sua forma, como os programas precisaram se alterar para agradar a todo o tipo de público. Porém, as transformações pelas quais a televisão passou muito se deve à evolução da humanidade e do desenvolvimento de novas tecnologias. O surgimento da internet alterou a forma de se comunicar e obrigou as emissoras de televisão, os programas e os fabricantes de aparelhos de tv a se adaptarem a nova realidade, principalmente após o surgimento dos serviços de streaming, como a Netflix, que se popularizou muito rapidamente em todo o mundo. A Netflix também mudou a forma de consumir programas de entretenimento, principalmente as séries de televisão, incentivando ‘maratonas’ e fazendo com que muitas pessoas abandonassem a televisão convencional. Mas será essa a nova televisão, a televisão da Era Digital?