ECATI - Teses de Doutoramento
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Percorrer ECATI - Teses de Doutoramento por autor "CARDOSO, CARLA ALEXANDRA OLIVEIRA RODRIGUES"
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Item Emotionalism in contemporary journalism : when the queen died 200 newsmagazines' coverage of the death of Elizabeth II(2024) Ragasová, Anna; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CARDOSO, CARLA ALEXANDRA OLIVEIRA RODRIGUESNa última década, registou-se um crescente interesse académico no estudo das emoções no campo jornalístico, impulsionado por novas práticas jornalísticas que recorrem a elementos emocionais como forma de alcançar um maior público. Nesta investigação, procurámos as marcas do emocionalismo no jornalismo através de um estudo de caso sobre a cobertura da morte e do funeral da Rainha Isabel II. Para compreender como funciona o emocionalismo no jornalismo contemporâneo, concebemos um estudo comparativo internacional que se centra num tipo específico de media, a newsmagazine ou revista semanal de informação geral. A meio caminho entre o jornal e a revista, este modelo nasceu nos Estados Unidos, em 1923, com a revista Time e popularizou-se em todo o mundo. O nosso estudo de caso inclui dois títulos de circulação internacional - Time (EUA) e The Economist (Reino Unido) - e uma newsmagazine nacional - .týžde? da Eslováquia. Cruzando a análise de conteúdo e a análise semiótica, examinámos os elementos do emocionalismo num corpus de 111 artigos online e quatro capas de newsmagazines durante as duas semanas de 8 de setembro de 2022 a 22 de setembro de 2022. O trabalho dos jornalistas das três revistas foi também analisado recorrendo a elementos da teoria dos acontecimentos mediáticos aplicados à imprensa online. A análise comparada das newsmagazines revelou que o emocionalismo é uma construção crucial nos artigos e capas, independentemente de se tratar de uma revista de circulação nacional ou internacional. Os resultados mostram que o emocionalismo nas capas e artigos das newsmagazines é composto por elementos textuais e visuais, interligados com factos, criando uma narrativa e uma composição unificadas. A aplicação da teoria dos acontecimentos mediáticos revelou as mudanças que ocorreram no tom e estilo de cobertura mediática relativamente a um acontecimento como o funeral de uma figura pública internacional como a rainha Isabel II, com o recurso a descrições e a fotografias emocionais ou a omissão de factos negativos sobre a pessoa falecida. Os resultados indicam, assim, que o emocionalismo está incorporado no jornalismo de qualidade e é utilizado para proporcionar o envolvimento e a participação dos leitores em temas sociais importantes. Palavras-chave: Emocionalismo, jornalismo, newsmagazine, Rainha Isabel IIItem Exploring cultural competence for non-indigenous journalists who work with and for indigenous peoples(2024) Guedes, Carla Alexandra Marques Bento; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CARDOSO, CARLA ALEXANDRA OLIVEIRA RODRIGUESNesta investigação averigua-se de que forma os conhecimentos e os valores Indígenas podem transformar as práticas e as estratégias dos jornalistas não-Indígenas para que estes possam representar melhor todos os povos, especialmente os povos das Primeiras Nações, através de uma abordagem culturalmente mais competente, inclusiva e responsável no âmbito do jornalismo de massas tradicional. Trata-se de uma investigação que proporcionou um ‘diálogo’ transformador e empoderador que une perspetivas, sentimentos, restrições e oportunidades de ‘dois mundos’ no jornalismo dominante ocidental que reporta sobre os Povos das Primeiras Nações. Fê-lo convidando jornalistas não-Indígenas e Indígenas (todos com experiência em reportagem sobre, com e para os Povos das Primeiras Nações na Austrália, no Brasil e no Canadá) a ouvirem profundamente, a refletirem sobre e a compreenderem as suas próprias culturas, opiniões, necessidades e formas de trabalhar bem como as dos outros. É um caso de Investigação-ação Participativa teoricamente informada pela Construção Social da Realidade com uma intenção construtiva e descolonizadora. Baseia-se nos protocolos Indígenas e no conceito cultural e espiritual Aborígene de Dadirri e é enquadrado pela Pedagogia do Desconforto. Metodologias de investigação não-Indígenas e Indígenas foram exploradas e combinadas, incluindo a tradicional entrevista ativa semiestruturada ocidental redefinida aqui como sessões individuais de Dadirri Yarning para coleta de dados. Esta metodologia combinada serve de motor a uma investigação sobre o desconforto dentro de uma narrativa emancipatória. Além disso, optou-se pelo método de Análise Narrativa Temática para organizar e apresentar os resultados de investigação. Este é o primeiro estudo a basear-se na Pedagogia do Desconforto aplicando-a aos Estudos do Jornalismo e aos Estudos Indígenas, envolvendo jornalistas Indígenas e não-Indígenas e combinando paradigmas culturais/teóricos/conceituais e metodologias de pesquisa Indígenas e não-Indígenas, navegando nessas complexidades interculturais em direção à descolonização e enriquecimento da competência cultural. Para além disso, acrescentando a minha própria experiência como investigadora e jornalista não-Indígena a algum material já existente na literatura, desenhei duas novas 'ferramentas' para apoiar os jornalistas não-Indígenas na tarefa árdua de aumentar a sua competência cultural Indígena: o Continuum de Competência Cultural no Jornalismo e a Lista de Estratégias e Práticas para Jornalismo Culturalmente Competente que Envolve Povos Indígenas. As conclusões desta investigação confirmam a hipótese central desta investigação: os jornalistas não-Indígenas precisam de desenvolver um quadro de competências culturais para trabalhar e reportar sobre os Povos Indígenas. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos jornalistas não-Indígenas são, de facto, culturalmente incompetentes, assim como os meios de comunicação social para os quais trabalham. Por isso mesmo, defendo que a formação em competência cultural deve ser incluída nos planos de estudos de jornalismo do Ensino Superior, desde o grau de licenciatura, assim como nos programas e cursos de formação profissional nesta área. PALAVRAS-CHAVE: Estudos do Jornalismo, Estudos Indígenas, Competência Cultural, Jornalistas Indígenas e não-Indígenas, Pedagogia do Desconforto, Dadirri, Metodologias de investigação IndígenasItem O papel da Televisão Pública na promoção da Língua Portuguesa(2024) Tavares, Sandra; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CARDOSO, CARLA ALEXANDRA OLIVEIRA RODRIGUESEsta investigação teve como principal objetivo compreender o papel da televisão pública na promoção da língua portuguesa. Procurou-se perceber de que modo é que o serviço público de televisão português, assegurado pela RTP, tem promovido a língua portuguesa, ou seja, de que forma tem cumprido esta missão que se encontra expressa no contrato de concessão com o Estado português. De forma a cumprir o objetivo proposto, optou-se por uma metodologia qualitativa, organizada em dois momentos: num primeiro momento, o recurso à análise de conteúdo, a partir da criação de uma grelha de análise dos programas sobre língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história. O segundo momento consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos responsáveis pela RTP, à Provedora do Telespectador e a um representante da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Depois de uma caracterização dos programas, fez-se o cruzamento da análise desses programas com a análise das entrevistas realizadas. Os resultados desta investigação revelam uma grande falta de valorização da promoção da língua portuguesa por parte do canal público de televisão. Constatou-se que o número de programas exclusivamente dedicados à língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história é francamente diminuto. Identificámos apenas sete programas em 66 anos de RTP e o único espaço atual na programação da RTP é a rubrica Bom Português, que visa esclarecer dúvidas linguísticas. Tendo a RTP a obrigatoriedade de contribuir para a promoção da língua portuguesa e considerando a sua função educativa, cultural e de responsabilidade social, enquanto serviço público de televisão, concluímos que seria crucial reforçar esse compromisso com a língua, atribuindo-lhe um espaço permanente, em horário nobre, em pelo menos um canal da RTP. PALAVRAS-CHAVE: televisão, serviço público de televisão, RTP, língua portuguesa, programas televisivos