ECATI - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Teses de Doutoramento por autor "Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Livros interativos digitais : desafios e oportunidades(2023) Real, João Miguel Santos Simões Ferreira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste trabalho surge como um estudo do potencial que diferentes tecnologias dos media têm ao nível da melhoria da literacia, tendo como foco de estudo específico um livro digital animado, construído na sua totalidade como parte integrante deste projeto, e seu impacto na melhoria de diferentes literacias em diferentes dimensões. O objeto de estudo é uma maquete de um livro digital animado adaptado do conto de Oscar Wilde O Gigante Egoísta e o seu impacto na interação, leitura e imersão do leitor neste formato face ao analógico. O objetivo a que nos propomos pressupõe a análise e o tratamento de dois aspetos centrais para a nossa hipótese de trabalho: em primeiro lugar, o contributo para definição e discussão de termos como literacia, interatividade, imersão, multimodalidade e consequente análise do objeto através da revisão do estado da arte. Em segundo lugar, uma proposta de análise comparativa empírica da existência ou não, de uma maior compreensão dos conteúdos dos livros digitais animados construídos sobre uma premissa multissensorial, em comparação aos livros analógicos. Para suporte teórico dos conceitos discutidos neste trabalho é feita uma reflexão abrangente e crítica de modo a definir os termos em que estes serão avaliados na condução da análise do objeto prático. Será exposta uma apresentação fundamentada da metodologia aplicada, suportada num protótipo produzido para o efeito. Numa fase intermédia da produção deste objeto livro digital foi realizada uma sessão de design participativo com crianças do Primeiro Ciclo de modo a garantir a adequação do grafismo ao público-alvo. O percurso da investigação apresentado é suportado pela análise dos resultados de sessões de teste ao protótipo do livro digital referido, com técnica projetiva com grupos de discussão de crianças, professores e encarregados de educação. O livro digital animado e tecnologias interativas similares são objetos de estudo com forte relevância para a compreensão do papel da literacia na nossa sociedade. Pretende-se ainda, com a conclusão deste trabalho, contribuir para este estudo e fazer uma análise SWOT com vista a propor futuros estudos na área. Palavras-chave: multimodalidade, literacia, livro digital, interactividade, imersão digital