Mestrado em Gestão de Empresas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por autor "Alves, Micael João Batista"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação e o esforço extraordinário dos colaboradores : estudo de caso da cadeia de farmácias Grupo Amorim(2024) Alves, Micael João Batista; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasApesar de se discutir extensivamente a liderança nos dias de hoje, este fenómeno ainda carece de uma análise contínua e atualizada. Quando se entrelaça a liderança com a psicologia da personalidade, a questão torna-se particularmente interessante e desafiante. A combinação destes temas permite compreender de que forma a personalidade influencia a liderança, abrangendo competências, satisfação e esforços resultantes. O objetivo geral da investigação passa por verificar se existem tendências no que diz respeito à relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação dos colaboradores e o esforço extraordinário, de modo a aprimorar o processo de seleção da direção técnica e potenciar o exercício da liderança. O ponto de partida desta pesquisa foi uma revisão de literatura centrada na liderança e no modelo dos cinco fatores, conhecido como Big Five. Esta revisão orientou a escolha dos métodos de investigação mais apropriados. Na fase prática, adotou-se uma abordagem quantitativa, utilizando o modelo de competências de Rouco e o Big Five Inventory. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 69 colaboradores do Grupo Amorim Saúde. A análise dos dados revelou que a abertura a novas experiências se relaciona com as competências de liderança. Quanto à satisfação e esforço extraordinário, foi possível verificar uma relação significativa estatisticamente com a abertura a novas experiências. Adicionalmente, as competências de liderança estão relacionadas com os fatores critério, especialmente a determinação e a proatividade. Em síntese, a pesquisa procurou evidenciar tendências no que diz respeito à relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação dos colaboradores e o esforço extraordinário que podem melhorar o processo de seleção para cargos de liderança no Grupo Amorim Saúde, promovendo, assim, uma liderança mais eficiente dentro da organização. Palavras-chave: Liderança, Competências, Big Five, Satisfação, Esforço extraordinário