Mestrado em Gestão de Empresas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por autor "Barata, Cláudia Sofia Antão"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Modelo de competências de liderança : estudo de caso no setor do retalho de produtos óticos(2024) Barata, Cláudia Sofia Antão; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasPerante os desafios políticos, económicos e sociais que temos vivenciado torna-se crucial apostar na sobrevivência das organizações, criando vantagem competitiva, através da prestação de serviços de excelência. Para orientação deste estudo, foi formulada a seguinte questão de partida: Quais as competências de liderança que permitem a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos? O presente estudo, de metodologia mista, deu origem a um modelo de liderança para a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos. Para o efeito foram realizadas 6 entrevistas à liderança estratégica de uma organização líder de mercado no sector, que permitiram perceber quais as competências ideais a incluir no modelo e qual o nível de proficiência ideal a utilizar em cada uma delas. Para a determinação dos outputs do modelo foram aplicados 100 inquéritos por questionário à generalidade dos colaboradores da organização. Paralelamente, procurou-se perceber que não existe um melhor estilo de liderança a utilizar no dia a dia das organizações do setor, concluindo que a liderança deve ser situacional e adaptativa. Como resultados finais para este estudo, obteve-se um modelo com 20 competências de liderança, agilidade organizacional, análise, planeamento e organização, ambiente competitivo, aptidão técnica e profissional, capacidade de inspirar os outros, capacidade de resolver problemas, clarificar funções e objetivos, compromisso para com a organização, desafiar o processo, empowerment, integridade, maturidade e capacidade de raciocínio, orientação para as relações humanas, orientação para o cliente, orientação para os resultados, resiliência, trabalho em equipa, colaboração e coesão, transparência, visão inspiradora e visão organizacional. Palavras-Chave: Modelo de competências de liderança; Liderança; Competências; Retalho de produtos óticos.