ISS - Revistas Científicas
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Percorrer ISS - Revistas Científicas por autor "Bracons, Hélia"
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Item A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Pereira, Inês; Bracons, Hélia; Carichas, Ana Isabel; Instituto de Serviço SocialAtualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.Item A intervenção do serviço social nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados em tempo de pandemia : estudo realizado nas ULDM da Comunidade Intermunicipal do Oeste(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Lopes, Isabel Maximiano; Bracons, Hélia; Santo, Inês Espírito; Instituto de Serviço SocialA Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) resulta de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministério da Saúde para garantir a reabilitação, a readaptação e a reintegração social e familiar de pessoas em situação de dependência. Uma política que o Estado regula através de acordos e parcerias com o terceiro setor e entidades privadas. A pandemia enquanto crise de saúde pública sem precedentes, veio colocar enormes desafios à proteção do bem-estar e dos direitos humanos dos cidadãos. O estudo dá relevo à intervenção do assistente social nas ULDM bem como as estratégias usadas face ao surto pandémico, tendo como finalidade oferecer uma visão das vulnerabilidades económicas e sociais dos utentes das ULDM da OesteCIM. Assenta na metodologia qualitativa com recurso à técnica da entrevista semidiretiva. O resultado mostra que, dos 180 utentes das ULDM da OesteCIM, 81 são “casos sociais” que, na voz das participantes, são utentes que aguardam a resolução da “situação social”, com reduzido suporte familiar e económico. Salienta-se a persistência e resiliência das Assistentes Sociais no encontro de respostas sociais e na envolvência da família para manter os vínculos afetivos e relacionais. Foi relatado que a consequência mais danosa durante a pandemia foi a ausência de visitas.