ISS - Revistas Científicas
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ISS - Revistas Científicas por título
A mostrar 1 - 20 de 49
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A ação social na universidade pública. : O paradigma português(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Cláudia; Ferreira, Jorge; Instituto de Serviço SocialPor meio de análise documental a fontes primárias e secundárias de quatro Serviços de Ação Social, com recorte temporal entre 2008 a 2014, sistematizamos informação relativa ao desenho da política da Ação Social nas universidades públicas portuguesas. Os resultados indicam uma aderência a um modelo de apoio identificado num conjunto de países europeus, o que influencia a capacidade de atendimento. O produto final é a proposição de uma paradigma próprio, com as suas características, potencialidades e estrangulamentos.Item Acesso às residências universitárias : como participa o Serviço Social?(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Cláudia; Instituto de Serviço SocialO estudo analisa as condições de acesso e de atribuição do apoio da residência estudantil viabilizado pelas entrevistas conduzidas pelos/as assistentes sociais nas universidades públicas, nomeadamente em quatro universidades públicas portuguesas. Procurou-se, igualmente, identificar a representação dos residentes sobre as condições do acesso e da atribuição dos apoios sociais da ação social no ensino superior português e, ainda, analisar a atuação dos/as assistentes sociais na garantia deste acesso e da atribuição de uma vaga na residência estudantil. De natureza quantitativa e qualitativa, apresentamos evidências colhidas nos relatórios institucionais e na legislação vigente, bem como da aplicação de inquérito por questionário aplicado aos residentes. Os resultados entrelaçam os objetivos definidos para as residências com as representações dos estudantes sobre as condições de acesso e atribuição do apoio, demonstrando que os serviços a que se reportam produz efeitos, em especial para os que realizam as entrevistas sociais. Desse modo, o serviço social justifica a sua atuação em razão da utilização de um instrumento que historicamente fundamenta o diagnóstico social, promovendo ainda o acesso ao apoio e à orientação social e pedagógica.Item Agentes de geriatria : uma profissão invisível?(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Elvas, Sandra Patrícia Custódio Baptista; Instituto de Serviço SocialOs cuidados dirigidos às pessoas idosas integradas em lar, têm como objetivo proporcionar qualidade de vida e bem-estar. Estes cuidados integram a relação de cuidado, assente na dignidade e direitos das pessoas idosas, pelo que se perspetiva que os cuidados formais – agentes de geriatria- detenham formação e qualificações que visem o desenvolvimento e a afirmação da dignidade das pessoas idosas integradas em lar. O presente artigo, aborda o perfil dos agentes de geriatria, assim como, a formação e competências destes profissionais na relação de cuidado. Recorre-se a uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, de modo, a ampliar o debate sobre a importância dos agentes de geriatria no desenvolvimento de cuidado qualificados, impulsionadores da dignidade das pessoas idosas integradas em lar. A invisibilidade a que estes profissionais se encontram sujeitos por parte das políticas sociais no desenvolvimento dos cuidados, a insuficiente formação e os baixos rendimentos, posiciona o cuidado às pessoas idosas num patamar de baixa relevância.Item A análise do ciclo das políticas : uma ferramenta para Assistentes Sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Marques, Jacqueline; Instituto de Serviço SocialEste artigo pretende apresentar alguns conceitos teóricos e modelos de análise de políticas públicas. O objetivo é fornecer aos assistentes sociais uma análise teórica do processo de políticas sociais com especial relevância ao modelo de análise do ciclo de políticas em fases ou momentos. Tal opção prende-se com a perspetiva do assistente social como agente implementador da política pública, seguindo a perspetiva de Michael Lipsky (1976, 2010), que considera os implementadores como agentes ativos com influência na política, como verdadeiros “fazedores de políticas”. Assim, o artigo apresenta as três fases do ciclo - formulação, implementação e avaliação - de modo a expor um quadro geral que pode ser operacionalizado e utilizado como ferramenta de análise das políticas que estes profissionais implementam..Item Breve reflexão sobre o envelhecimento, políticas públicas e a intervenção pelo serviço social(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Carvalho, Helena; Instituto de Serviço SocialCom o surgimento do Estado-Providência em Portugal, ainda que tardio comparativamente aos restantes países da União Europeia, foi possível concertar uma serie de medidas que providenciaram um envelhecimento com a dignidade que outrora seria impensável. Contudo, essas medidas não podem ser estanques, sendo possível verificar a evolução das políticas sociais ao longo dos anos por forma a permitir a adaptação aos tempos e necessidades que surgem. A par dessa evolução e dessas alterações, temos vindo a assistir à adaptação por parte do serviço social para uma nova realidade, munindo-se de ferramentas que acompanham essa evolução e que são essenciais para a área do envelhecimento. Desafiando as próprias políticas e medidas, o serviço social destaca-se pela sua capacidade diagnóstica, permitindo uma intervenção adequada, procurando as respostas mais apropriadas, respeitando a pessoa idosa, a família e a comunidade em si.Item Caminhos para uma reforma do sistema de promoção e proteção das crianças e jovens : recomendações(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Diogo, Elisete; Sacur, Bábara Mourão; Guerra, Paulo; Instituto de Serviço SocialA evolução operada no quadro do Sistema de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens (SPPCJ) compreende marcos legais no sentido da centralidade da criança. Observa-se, porém, a existência de um conjunto de preocupações que exigem uma ação política concertada, para a efetiva garantia dos direitos da criança. Perante este panorama, o presente artigo descreve a realidade atual e tece recomendações fundamentadas para alterações ao SPPCJ, tendo por base literatura científica, relatórios, diplomas legais e instrumentos políticos. Os resultados centram-se em dois eixos, alterações na lei e alterações na gestão do SPPCJ. Do ponto de vista da lei, destaca-se o alargamento da idade relativamente à readmissão no SPPCJ, à aplicabilidade de determinadas medidas de promoção de proteção e à adoção; a renomeação das medidas, dos juízos e do conceito de menor; e o aumento do apoio para o apadrinhamento civil. Do ponto de vista da gestão, destaca-se a criação da figura do provedor da criança; o estabelecimento de um conselho nacional coordenador de todo o SPPCJ; e a publicação integrada de dados estatísticos envolvendo todos os intervenientes. As conclusões seguem no sentido de um urgente repensar e reformar no SPPCJ.Item Competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados, vítimas de abandono(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Matos, Ana Cláudia Mora de; Ferreira, Paula Isabel Marques; Instituto de Serviço SocialSegundo a literatura, o abandono de idosos incapacitados, que são a maioria dos utentes das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), tem vindo a aumentar em Portugal. Contudo, pouco se sabe sobre o trabalho realizado pelo assistente social para melhorar a situação destes utentes e, sobretudo, quais as competências mobilizadas na sua intervenção. Em fase desta situação, definiu-se como objetivo geral deste estudo, conhecer as competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados em UCCI–ULDM e UMDR, vítimas de abandono. A amostra é composta por 18 profissionais, escolhidos de forma aleatória, após divisão por NUTS II. O modelo teórico utilizado para identificação e avaliação das competências foi o de Le Boterf (2003). Utilizou-se uma metodologia mista, através do método Delphi aplicando um inquérito aberto, numa primeira fase, e um inquérito por questionário, com uma escala de Likert de cinco níveis, numa segunda fase. Realizou-se um Focus Group com sete profissionais, que haviam, nas fases anteriores, respondido aos questionários. Os resultados permitiram identificar as competências mais valorizadas pelos profissionais na resolução da problemática do abandono nas UCCI-ULDM e UMDR, relacionadas com o saber-fazer, e as estratégias mais utilizadas, que decorrem do trabalho em equipa/rede.Item Contributo do serviço social para o entendimento sobre o condicionamento dos tempos livres das crianças que frequentam o 1º ciclo(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Marques, Ana; Rodrigues, Miguel; Instituto de Serviço SocialEste artigo pretende clarificar a importância do Serviço Social para o entendimento do condicionamento dos tempos livres de crianças que frequentam o 1º ciclo na freguesia de São Domingos de Rana. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à entrevista exploratória, comportada por uma amostra de visões e saberes de áreas interdisciplinares imprescindíveis para os objetivos definidos. Os resultados obtidos demonstram a evolução das estruturas familiares, com a conjugalidade marcada pelo paradoxo da existência de afeto e do tempo de qualidade entre pais e filhos. As características sociodemográficas das famílias residentes na freguesia são potenciadas pela sua génese e caracterizadas por uma população heterógena, interventiva na sociedade e com estabilidade económica e social. As instituições de resposta aos tempos livres na freguesia são classificadas pela escolarização, com a escola a adquirir maior representatividade, em resposta às necessidades dos pais. A família é destacada em contexto educativo e em contexto de mercado de trabalho, no sentido em que a sua articulação condiciona o desempenho destasItem Crianças e jovens com medida de acolhimento residencial : a importância da arte e do desporto como estratégia de intervenção social(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rós, Simone; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste estudo pretende demonstrar o contributo da arte e do desporto como estratégia de intervenção social junto de crianças e jovens em acolhimento residencial. Os resultados obtidos pelo projeto D'AR-TE, uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, desenvolvida pela Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, demonstram a diminuição dos comportamentos agressivos e o aumento da autoestima em dezasseis crianças e jovens, após um ano de participação bissemanal em oficinas de desporto (judo) e artes (teatro, música e expressão corporal). Ao analisar as dinâmicas afetivas e comportamentais de crianças e jovens, é possível perceber a eficácia dessas práticas na promoção da resiliência individual e social e, consequentemente, na redução de comportamentos agressivos, possibilitando aos indivíduos uma (re)organização psíquica mais saudável e uma ressignificação de conceitos e atitudes.Item Os direitos na relação de cuidado com pessoas idosas em contexto de lar(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Elvas, Sandra Patrícia Custódio Baptista; Instituto de Serviço SocialOs assistentes sociais no desenvolvimento da relação de cuidado com pessoas idosas integradas em lar, têm como objetivo o bem-estar, a dignidade e os direitos. Esta relação de cuidado transporta para valores e princípios éticos, na garantia efetiva da dignidade e direitos das pessoas idosas. O presente artigo, trata da relação de cuidado desenvolvida pelos assistentes socias com pessoas idosas integradas em lar, numa abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, de modo a ampliar o debate sobre o desenvolvimento da relação de cuidado, partindo da ética, da dignidade e dos direitos das pessoas idosas integradas em lar. Toda a relação de cuidado deve desenvolver-se assente em valores éticos, na autodeterminação, no poder de decisão, na individualização, na dignidade e no respeito. Através desta atuação desenvolve-se a capacitação, a tomada de decisão livre, a garantia do respeito das convicções, necessidades e privacidade. Os direitos, vontades e gostos das pessoas idosas, ainda são invisíveis na relação de cuidado, pelo que existe a necessidade de serem uma prática efetivaItem Entre a teoria e a prática : visões das assistentes sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Marques, Jacqueline; Carvalho, Kathy Mutschen; Instituto de Serviço SocialHoje, vivemos uma fase de desenvolvimento científico do serviço social, sendo crucial discutir a importância de uma prática que funcione em sintonia com a teoria. Nesse sentido, este estudo pretende compreender as diferentes perspetivas teóricas que enquadram a prática profissional de uma amostra de assistentes sociais portugueses a partir da perspetiva tripartida de Malcolm Payne. Aplicou-se um questionário online, no ano de 2018, a uma amostra de 54 assistentes sociais. Os resultados mostram que a maioria das assistentes sociais se posiciona numa visão individualista-reformista e terapêutica-reflexiva e apenas uma minoria na visão socialista-coletivista ou mistaItem A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Pereira, Inês; Bracons, Hélia; Carichas, Ana Isabel; Instituto de Serviço SocialAtualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.Item O estereótipo da mulher brasileira no imaginário português : estudo de caso na cidade de Coimbra(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Pinto, Fernanda Barbosa Pereira; Marques, Jacqueline; Instituto de Serviço SocialO debate sobre o estereótipo da mulher brasileira em Portugal é de grande relevância diante dos prejuízos sociais que estes podem causar na vida das mesmas. A mulher brasileira é a mais elevada proporção de mulheres entre todos os grupos imigrantes de Portugal. Infelizmente, não é novidade que as mesmas são estigmatizadas por características de personalidade e físicas que influenciam, em muitas situações, o surgimento de discriminações. Nesse sentido, o principal objetivo desta investigação foi compreender qual a representação social que existe sobre a mulher brasileira em Portugal e se subsiste algum estereotipo ligada à mesma. Para tal foi realizado um estudo exploratório de caraterísticas descritivas com a aplicação de inquéritos por entrevistas a população portuguesa na cidade de Coimbra. Com o estudo verificou-se que a maioria dos participantes no estudo considera que a mulher brasileira possui características de personalidade e físicas especificas, estando estas últimas ligadas a sensualidade e sexualidade. A maioria considera que as mulheres brasileiras possuem uma ligação com áreas profissionais especificas, nomeadamente o trabalho sexual e a estética. Finalmente, consideram existir um estereótipo ligado a mulher brasileira que as associa ao sexo fácil. Assim, ser mulher imigrante brasileira em Portugal, significa estar em um complicado cruzamento entre diferentes demarcadores sociais, onde o preconceito, a discriminação e o sexismo, acabam por marcar as suas vidas.Item Los fondos de conocimiento en el desarrollo de la interculturalidad : dilemas y paradojas ante los efectos de la covid-19 en alumnado inmigrante en situación de vulnerabilidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Olmo Fernández, María José Alcalá del; Leiva Olivencia, Juan José; Instituto de Serviço SocialActualmente, os sistemas educativos mundiais estão a atravessar um período de incerteza causado pela eclosão de uma crise sócio-sanitária causada pela COVID-19, que levou à implementação de toda uma gama de soluções educativas numa modalidade híbrida para assegurar a continuidade educativa nas melhores condições possíveis. Esta situação sem precedentes teve um grande impacto em todos os agentes educacionais, afectando significativamente os estudantes mais vulneráveis. O objectivo deste documento é analisar os efeitos da pandemia causada pela COVID-19 nos estudantes imigrantes vulneráveis, reflectir sobre os Fundos do Conhecimento como instrumentos essenciais para tornar as minorias étnicas visíveis e tentar investigar, de forma crítica e reflexiva, as acções que podem ser decisivas para garantir a equidade a partir de uma abordagem democrática, inclusiva e comprometida com a justiça socialItem A formação em serviço social para a intervenção na diversidade de género e sexual(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Ramalho, Nélson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs organizações nacionais e internacionais de serviço social têm vindo a assumir o compromisso de proteção e preservação dos direitos das pessoas LGBTI por reconhecerem as múltiplas opressões a que estão sujeitas. Todavia, as escolas de serviço social continuam a fornecer pouca formação sobre género e sexualidade, o que contribui para os assistentes sociais não estarem qualificados para lidar e responder adequadamente às necessidades das pessoas LGBTI. O presente artigo fundamenta, assim, a necessidade das escolas de serviço social promoverem conhecimentos e desenvolverem competências específicas para a intervenção com populações com identidades de género e/ou orientações sexuais diversas, e apresenta recomendações que poderão contribuir para esse trabalho pedagógico de formação e qualificação profissional.Item Gestão de pessoas nas organizações : estudo de caso da Luz dos Pastorinhos(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Reis, Felipa Lopes dos; Sadrudin, Madina Mamade Rodrigues; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA gestão de pessoas diz respeito às políticas, práticas e sistemas que influenciam o comportamento, as atitudes e o desempenho dos membros da organização, no sentido de aumentar a competitividade e a capacidade de aprendizagem da organização. Esta gestão considera que as pessoas são o seu ativo mais importante. No seu trabalho, cada administrador, seja ele o presidente, diretor, gerente ou executivo, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planear, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções, pois ele não realiza o seu trabalho sozinho, mas por meio das pessoas que formam a sua equipa. Com a sua equipa, o executivo alcança metas, objetivos e resultados (Chiavenato, 2014). A gestão de pessoas é importante para qualquer organização, pois o seu desempenho depende da contribuição das pessoas que as compõem.Item A gestão de projetos nos CLDS : as metodologias do plano de gestão da qualidade em serviços sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Pinto, Sandra; Pinto, José Ângelo; Instituto de Serviço SocialO plano de gestão da qualidade é uma importante área de conhecimento aplicada à gestão de projetos, que acompanha todo o ciclo de vida do projeto. Nesse sentido, e no âmbito dos resultados da tese de mestrado da autora, definiu-se como finalidade a análise e compreensão dos planos de gestão da qualidade utilizados nos programas do CLDS. Para o estudo deste tema utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa, com 24 participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Como resultados desta investigação destacam-se a valorização das métricas de avaliação da qualidade enquanto mecanismos de melhoria contínua.Item O homem vítima de violência doméstica : perspetiva da vítima e do técnico especializado(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Antunes, Daniela Hammes Castro; Rodrigues, Miguel Oliveira; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta-nos um estudo que procurou caracterizar socio-afetivamente o homem vítima de violência doméstica em situação de acolhimento em Portugal, e identificar a perceção do Técnico de Apoio à Vítima (TAV) face a violência doméstica contra os homens. Utilizamos uma abordagem metodológica qualiquantitativa, recorrendo a instrumentos diferenciados na recolha de dados, a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. A amostra compreende dois grupos, oito homens vítimas de violência doméstica acolhidos na “Casa Abrigo para Homens” e 30 TAV da APAV. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos demonstram que a maioria dos homens vítimas da violência doméstica apresentam algum tipo de fragilidade física, demonstram muita resistência à denúncia, e o sentimento de medo, humilhação e vergonha persistem na maioria dos casos. A caracterização e perfil destas vítimas em contexto nacional comprovou ainda ser desconhecida, nomeadamente pelos próprios técnicos especializados na matéria. Os apoios disponíveis para esta vítima masculina não são equivalentes com os que existem para a mulher.Item Hospitalização domiciliária em Portugal : um novo campo de actuação do Serviço Social hospitalar(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Ferreira, Fátima Marisol Gonçalves; Instituto de Serviço SocialO presente artigo pretende dar a conhecer práticas da intervenção do serviço social na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), assim como caracterizar os doentes tratados e respostas sociais activadas no âmbito do internamento domiciliário. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e exploratório. Entre maio de 2019 e Maio de 2020, foram avaliados para admissão na UHD do CHULC, 232 doentes, dos quais 122 foram excluídos por diversos motivos e 110 doentes foram tratados. Dos doentes tratados em domicílio, 28 necessitaram da intervenção do assistente social. Os dados foram recolhidos através da análise dos processos sociais, obtidos pelos registos da actividade do assistente social nos sistemas informáticos SAAS (Sistema de Apoio ao Assistente Social) e Clínico e elaborada uma folha de registo específica para recolha dos seguintes parâmetros: o perfil do utente, motivos de exclusão, diagnóstico social e respostas sociais que foram accionadas. Os resultados desta análise permitem verificar que a intervenção do assistente social na UHD é insubstituível, fundamental e determinante no apoio ao doente e família e na qualidade da prestação dos serviços de saúdeItem O impacto da liderança no desempenho organizacional em contexto de pandemia : caso de estudo da Residência Sénior Avós Arco-Íris(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Reis, Felipa Lopes dos; Santos, Maria Teresa Leirôa Gomes; Instituto de Serviço SocialEste estudo procura compreender o impato da liderança no desempenho organizacional de uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), em contexto pandémico, através da análise de informação e emoções transcritas pelos membros intervenientes na investigação, e o grau de satisfação das ajudantes de ação direta (AAD’s) perante a liderança da instituição. Foi adotada uma abordagem metodológica mista, com base conceptual no enquadramento teórico desenvolvido num caso de estudo. Que resulta na seguinte questão: Com o impacto da crise pandémica, o papel do lider da ERPI é considerado significativo na influência e motivação dos colaboradores? Com base nos dados obtidos, conclui-se que foi adotado o estilo de liderança democrática, dado o contexto pandémico, e as adversidades vividas. A direção técnica teve um papel fundamental no bem-estar geral da instituição, em tempos conturbados, constatou-se união do grupo multidisciplinar com um objetivo comum, o bem-estar do idoso.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »