Mestrado em Museologia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Museologia por autor "Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Arte em vitrais: a salvaguarda, a extroversão e a sociomuseologia(2011) Michelotti, Denise Serra; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.O presente estudo tem por objetivo analisar como uma cadeia operatória museológica se aplicaria na musealização de objetos realizados em vitral, e também, como seria essa cadeia operatória se concebida de acordo com os conceitos da sociomuseologia. O estudo parte da observação da necessidade premente de um processo de sistematização preservacional aplicado à salvaguarda de vitrais. Fatores como o desconhecimento do trato a esse tipo de acervo, ou até um equivoco de julgamento frente à sua indiscutível função como coadjuvante arquitetônico, provavelmente foram decisivos para que, historicamente, muito poucas iniciativas tenham sido implementadas para a salvaguarda de vitrais em solos brasileiros. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados os principais conceitos da sociomuseologia, desde os seus primeiros documentos até sua aplicação às principais etapas da cadeia operatória de um museu – Documentação, Conservação, Exposição e Ação Educativa –, complementando-se, por fim, com a hipótese da sua atuação na musealização de vitrais. Pelo estudo, é possível constatar que o potencial dos resultados alcançados a partir do tratamento sociomuseológico a vitrais é muito grande, extremamente significativo e muito necessário. É possível, também, constatar que as possibilidades de integração e parceria com a comunidade que os processos sociomuseológicos proporcionariam, são o passo que falta para os museus atuarem como verdadeiros agentes de desenvolvimento e conscientização social.Item O museu como vetor da inclusão cultural(2010) Gomes, Maria de Fátima Figueiredo Faria; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Esta dissertação se propõe a uma reflexão de como o museu e o patrimônio que tem sob sua guarda podem atuar como vetores da inclusão cultural, entendendo a cultura como ponto de união, como forma de encantamento e de reforço dos valores do indivíduo e sua identidade. Para tanto, faz-se necessário um estudo sobre termos como cultura, patrimônio e preservação, que foram evoluindo e sendo incorporados na vida das pessoas no decorrer do século XX no Brasil e em outros países. Refletindo sobre o papel dos museus e as mudanças necessárias, que estes precisaram introduzir, para se adequar às novas exigências de uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel e da importância de sua participação na vida cultural do país, bem como, sobre a ação de intelectuais na formação do conceito de identidade cultural e ação de governos na elaboração das políticas públicas voltadas para a cultura e a importância do Estado como condutor e regulador dessas políticas. Como estudo de caso, realizamos a análise do Programa Singular Plural, programa de acessibilidade para públicos com necessidades especiais, implantado no Museu Afro Brasil, situado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.