Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 21 - 2023 (Vol. 65) : Interculturalidade Crítica e Sociomuseologia
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 21 - 2023 (Vol. 65) : Interculturalidade Crítica e Sociomuseologia por autor "Gonçalves, Roberta Fagundes"
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Item MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Jecu, Marta; Belchior, Margarida; Gonçalves, Roberta FagundesEste artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).Item Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural : provocações contemporâneas a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Gonçalves, Roberta Fagundes; Grião, Carla; Salasar, Desirée; Santos, Karlla Kamylla Passos dos; Pola, Claudia Sidnay Vicente Pereira; Dorneles, Patricia SilvaEste artigo pretende apresentar um resultado das reflexões e proposições do Grupo de Estudos ‘Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural’. Aproveitando o contexto de comemoração dos cinquenta anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, marco histórico para o contexto da Sociomuseologia, faremos uma reflexão sobre o evento de forma provocativa pela perspectiva da Acessibilidade Cultural. O Grupo de Estudos é formado por um coletivo de investigadoras do curso de Mestrado e Doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona (UL) e conta, também, com a participação de investigadoras externas não vinculadas à UL, mas que atuam com os temas afins. A iniciativa de criação do grupo teve como motivação trazer para o referido Departamento as problemáticas relacionadas à acessibilidade e ao capacitismo, sendo este último o preconceito social existente em relação às pessoas com deficiência. O texto traz ainda para a discussão referenciais teóricos dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Science, Technology and Society - STS Studies) no sentido de compreender como esses estudos podem contribuir para a acessibilidade e para fazer avançar as discussões. Palavras-chave: Acessibilidade Cultural; Sociomuseologia; Capacitismo; Mesa Redonda de Santiago do Chile; Museologia.