Mestrado em Estudos Cinematográficos
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Percorrer Mestrado em Estudos Cinematográficos por autor "Damásio, Manuel José, orient."
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Item Do cinema ao segredo(2019) Viana, Gonçalo Alves; Damásio, Manuel José, orient.Todas as narrativas cinematográficas propôem-se a desvendar algo novo, a contar uma história que nunca foi contada, ou a retratá-la de uma forma diferente. No fundo, todas elas consistem numa passagem de informação do ecrã para o espectador. Algumas dessas histórias englobam ainda uma busca, uma procura no seu interior, um mistério que não é desvendado à partida. Estas narrativas trazem-nos segredos. E como é contada uma história com um segredo? Deve este ser desvendado imediatamente? Ou pode tornar-se parte formal do próprio conto? Como parte integrante do estudo central teórico, serão aprofundadas diferentes representações do segredo em diversas histórias. Como é trabalhado este aspecto fulcral de cada filme, em que nível é colocado o espectador e quando ou a que ritmo decide o realizador desvendar a informação oculta. Tratando-se de um estudo algo específico, são poucas as fontes onde podesse basear esta tese e a metodologia aplicada. Renira Gambarato, estudiosa brasileira, douturada em Design de Informação, lançou em 2010 um artigo sobre a metodologia para análise de filme, tendo em conta os objectos. Adaptando o segredo a um “objecto” do filme, esta foi a metodologia usada. Compreende-se que o segredo é uma parte integrante do filme que pode ser representada de várias formas e originar diferentes interpretações na audiência. Enquanto o segredo revelado proporciona a espectativa de confronto entre personagens; a suspeita do segredo constrói uma tensão até à sua descoberta; e um segredo surpreendente origina um choque dramático e uma mudança drástica na compreensão da história. São estas pequenas variáveis que proponho analisar e, consequentemente, aplicar numa curta-metragem produzida e aliada a esta tese teórica, intitulada Qualquer um pinta.Item Humor para tratamento de temas complexos(2020) Vieira, Cristina Pinto Iria de Abbadia; Damásio, Manuel José, orient.Este trabalho realizado através da investigação em ação tem como ponto de partida um estudo através de uma peça artística - Documentário de Curta metragem “O outro lado do Humor” onde é realizado um comparativo entre duas narrativas distintas de abordagem sobre o tema TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. O Guião está direcionado a um tema central que aborda os transtornos de humor (TOC) diagnosticados em um humorista. O filme tem como objetivo sensibilizar o espectador para a importância das percepções comportamentais das pessoas que nos rodeiam independente do suposto bom humor que elas possam demonstrar. A Análise de conteúdo e tipologia binária foi a metodologia escolhida para apresentação do tema de maneira menos complexa a partir da utilização das teorias de humor.Item Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político(2022) Spitz, Renata Henrique dos Santos; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.Item Profissão acordeonista : documentário cinematográfico(2021) Benedito, Samuel Amaro Guerreiro; Damásio, Manuel José, orient.Este relatório técnico explora a existência de músicos que tocam acordeão e que fazem desse modo de vida a sua profissão. Foi criada uma pergunta de partida, onde se questiona a existência do músico que toca acordeão de forma profissional. Posteriormente adotou-se o método de análise qualitativo, com o recurso a entrevistas que seriam filmadas para a produção de um documentário cinematográfico. Ao longo do documentário, ficamos a saber a ligação que cada personagem do documentário desenvolveu com o acordeão, desde a aprendizagem, passando pelos primeiros concertos até à data atual, onde tocar acordeão é a sua profissão. Em alguns casos, o músico não tem qualquer outra profissão, noutros casos a profissão de acordeonista é completada com outra atividade profissional. Neste relatório temos a exposição da metodologia, a análise dos resultados e a conclusão como a resposta à problemática inicial. No documentário cinematográfico vemos as nossas personagens em ação no mundo real, conseguimos registar imagens muito orgânicas, onde os equipamentos de registo de som e imagem foram complemente esquecidos.Item Projeto “Lápis Azul”(2013) Martins, Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes; Damásio, Manuel José, orient.A narrativa está ligada à história da humanidade, está presente em todos os tempos e lugares, é transversal ao homem e à sociedade, é independente da classe, cultura ou religião. As evoluções tecnológicas trouxeram um avanço e mudanças de comportamentos na forma como comunicamos e contamos histórias. Com a digitalização dos conteúdos apareceram tecnologias que tornaram os conteúdos portáteis, respondendo e facilitando um desejo de participação no texto por parte das audiências e, consequentemente, conduzindo a uma mudança de comportamento da sociedade e a uma sofisticação da narrativa. Neste contexto, coloca-se então o desafio para a produção de narrativas que possam ir ao encontro das expectativas e do estilo de vida da audiência e pergunta-se: de que forma as empresas de media estão preparadas para responder à sofisticação das narrativas e mudanças de comportamentos da audiência? Que novos tipos de narrativas estão a emergir para ir ao encontro das expectativas e estilos de vida da audiência? Este relatório pretende discutir o conceito de narrativa transmedia bem como compreender as potencialidades do mesmo no contexto da sua aplicação a um projeto concreto – o projeto Lápis Azul. Após a produção de uma narrativa transmedia, “Mutter”, que teve por base um universo de ficção científica, destinada a uma audiência habituada às novas tecnologias e que seguem as narrativas por várias plataformas, foi traçado o objetivo de testar, através de um trabalho prático, a eficácia das narrativas transmedia para uma audiência menos habituada às novas tecnologias, com um tema que encaixasse no género de entretenimento e educação. Tendo como tema a censura, desenvolveu-se um projeto que possibilitasse conteúdos mais rentáveis e coerentes, que criasse hábitos e fluxos de consumo entre plataformas e que facultasse novas oportunidades de financiamento e modelos de negócio para criadores e produtores. A presente proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma narrativa transmedia que agregue diferentes plataformas e tecnologias e que inclua cruzamentos narrativos e dramáticos. Tendo como tema central a censura, a narrativa vai estender-se por uma curta-metragem de ficção enganchado em factos reais, um documentário com personalidades que foram visados pela censura, um site com material de arquivo e um jogo online que desafia a escrita sobre a liberdade de imprensa.Item Qual a resposta do produtor mediante o actual ambiente média(2013) Beato, Nuno Ricardo Castro; Damásio, Manuel José, orient.Item A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “guia-me”(2023) Murbach, Rebecca Coelho; Damásio, Manuel José, orient.O presente trabalho propõe uma reflexão sobre A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “Guia-me”, sob a perspetiva das imagens e da banda sonora, como forma de terapia meditativa no cinema. Esta experiência traz uma abordagem que tem o objetivo de analisar os elementos poéticos para a elaboração de uma narrativa fílmica com o propósito de criar uma atmosfera que seja capaz de transmitir emoções ao espectador, através dos efeitos sensoriais da imagem e som, para gerar um estado de meditação, paz e autoconhecimento. Queremos identificar os processos básicos para compreensão dos conceitos utilizados na realização do projeto prático da curta-metragem: “Guia-me”. Ao desenvolver este projeto procuramos analisar a linguagem poética assim como as influências do cinema sensorial para a pesquisa. Através da trilha sonora, tivemos a intenção de motivar o espectador a realizar uma jornada meditativa. Este trabalho tem como objetivo analisar como a sensibilidade pode ser despertada através do cinema sensorial. Palavras-chave: cinema sensorial, poesia, yoga, meditação, somItem Relatório da curta-metragem: «O meu avô»(2014) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.O principal objetivo proposto para o trabalho conducente à obtenção do grau académico de mestre foi a realização uma curta-metragem intitulada «O Meu Avô». Esta obra conta a estória de uma criança de 10 anos obrigada a passar férias na casa dos avós contra a sua vontade. O filme ficcionado aborda a diferenças entre gerações e com isso levanta a questão: Será possível às gerações atuais aceitarem dos mais velhos o testemunho de princípios e valores de convivência social? Segundo Mannheim que define as gerações pelo seu tempo de vivência e não necessariamente viverem em tempos diferentes, distinguem-se sobretudo por viverem experiências diferentes no mesmo tempo cronológico. Mas este facto não impede que sejam passados valores de bens culturais acumulados de uma geração para outra. (Doll, 2014) O projeto desenvolvido procura assim ser simultaneamente um trabalho que testa a capacidade da obra de ficção cinematográfica em constituir-se como retrato ficcional de um momento histórico e temporal, mas também a sua capacidade de, através de um dispositivo narrativo, preconizar momentos e processos de intervenção social e cultural.Item Scriptment e adaptação para bd das "chronicles of the earth and the sea": estudo para projecto de ficção especulativa e sua transmediação(2016) Silva, Marco Fraga da; Damásio, Manuel José, orient.A presente dissertação, integrada no Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, é uma dissertação teórico-prática por projecto que lança as bases para a criação do Worldbuilding e transmediação de um conjunto de narrativas intituladas “Chronicles of the Earth and the Sea”. As crónicas integram o género da Ficção Especulativa que contém os géneros do Fantástico, da Ficção Científica e do Horror. É uma espécie de género ‘chapéu’ agregador dos géneros acima citados e seus subgéneros. Para estruturar a narrativa das crónicas recorreu-se a estruturas experimentadas e validadas pela indústria literária e cinematográfica – o ‘Monomito’ de Campbell, ‘A Viagem do Herói’ de Vogler e ‘O Paradigma’ de Field. O scriptment (sinopse longa formatada como um guião) foi o formato cinematográfico seleccionado para a escrita das crónicas. Este permitiu criar o conjunto de narrativas que integram o Universo Expandido das “Chronicles of the Earth and the Sea”. Depois de escolhida uma das narrativas – a do protagonista Uluru-Kata – esta foi trabalhada e aprofundada nesta dissertação. O objectivo principal é utilizar as crónicas para explorar temas e assuntos diversos de interesse pessoal e, pelo caminho, criar um produto de entretenimento e catarse. A Banda Desenhada desenvolvida para esta dissertação adapta uma pequena parte do Worldbuilding das crónicas focando-se numa lição que Uluru-Kata recebe quando criança e serve de ‘prova de conceito’ para a futura transmediação da narrativa. A transmediação das crónicas aqui planificada irá desenvolver-se ao longo dos próximos anos através da fragmentação das várias narrativas por diferentes plataformas. A planificação divide-se em três fases: a primeira incide sobre Literatura Gráfica (BD), a segunda sobre Literatura e a terceira sobre a componente audiovisual (Cinema, TV e Videojogos).Item A sinestesia como dimensão na poética e na estética cinematográfica(2011) Sousa, Ângelo Paulo Fino de; Damásio, Manuel José, orient.O filme, na indissociabilidade da sua natureza dual, de arte e técnica, corporiza de forma ímpar, na história geral do desenvolvimento técnico-artístico de toda a modernidade, um ponto de intersecção único de fenómenos artísticos, culturais e científicos. O conceito de sinestesia serve-nos de referente conceptual para a concepção de um modelo de síntese sensorial e cognitiva, a partir do qual procuramos observar os termos em que o filme, enquanto obra artística cinematográfica, se configurou no lugar da mais extraordinária correlação de sínteses poéticas e estéticas, respectivamente, as relacionadas ao desempenho criativo da concepção cinematográfica, e as concernentes ao desempenho perceptivo da recepção espectatorial. As características desta correlação de sínteses, reconhecidas como inerentes à experiência cinematográfica, são o que nos permite afirmar que, ver cinema é, na verdade, experienciar cinema.