Mestrado em Estudos Cinematográficos

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    A representação do luto em O Quarto do Filho de Nanni Moretti
    (2024) Dierchx, Giulliano da Silva; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Este trabalho investiga a representação do luto no filme O Quarto do Filho de Nanni Moretti. Para poder analisar o filme e compreender como o realizador faz esta representação, é feita uma extensa pesquisa que pode ser dividida em três partes: o realizador, o luto, e a representação do luto. Em primeiro lugar, o trabalho constitui uma pesquisa sobre o autor Nanni Moretti, onde se discute sua filmografia, as temáticas que costuma trabalhar, e a estética que utiliza em seus filmes. No segundo momento, o trabalho se propõe a buscar um entendimento sobre o que é o luto, analisando e compreendendo as ideias de Freud, Kübler-Ross e J. William Worden sobre o assunto. E por último, a pesquisa foca em investigar a representação do luto no cinema através das ideias de Richard Armstrong que acredita que o filme sobre o luto pode ser considerado um gênero cinematográfico por apresentarem estéticas semelhantes entre si. Com esta base teórica em mente é possível analisar e compreender como Nanni Moretti utiliza a linguagem cinematográfica para representar o luto em seu filme. Palavras-chave: Cinema, Linguagem cinematográfica, Nanni Moretti, O Quarto do Filho, Representação do luto
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    Problemática sobre a possível plasticidade do tempo
    (2010) Santos, Sara Rocio Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
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    Um país do avesso : alegoria e carnavalização no cinema marginal brasileiro
    (2024) Tansini, Fabiana Mansur; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Entre meados dos anos 1960 até a metade da década de 1970, o cinema brasileiro viveu seu momento de maior expressão artistica, em contrapartida do sombrio cenário político e social que o país se encontrava. Diante da censura vigente na época, uma nova geração de cineastas encontrou a uma forma de cinema livre e crítico ao regime militar. Este estudo visa compreender de que maneira os diretores do Cinema Marginal recorreram à criação de figuras de linguagem como a carnavalização e a alegoria em seus filmes, durante o momento de maior repressão artística e política. As obras selecionadas para análise filmica são, Sem essa, Aranha (1970) de Rogério Sganzerla, Orgia ou o Homem que deu Cria (1971) de João Silvério Trevisan e Assuntina das Amérikas (1975) de Luiz Rosemberg Filho, representando o recorte proposto do movimento. Esta pesquisa procura contextualizar o cinema brasileiro durante essas duas décadas decisivas, recorrendo às categorias de carnavalização e de alegorização como chave de leitura dos ilmes selecionados, de modo a avaliar a sua pertinência estética e política. Palavras-chave: Cinema marginal; Alegoria; Carnavalização; Análise Filmica; Cinema brasileiro
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    O tempo que existe : entre ficção e realidade
    (2024) Loffler, Paula Ferreira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Este trabalho se consiste em um relatório sobre a produção do documentário O Tempo que Existe. Para tanto, a conceção dessa pesquisa inicia-se a partir de um estudo teórico que investiga os frágeis limites entre ficção e realidade no gênero documental. A partir da obra de Eduardo Coutinho, um dos documentaristas mais importantes do cinema brasileiro, a pesquisa aborda o uso da entrevista, forma comum nessa categoria, e elabora uma breve análise de um de seus filmes, Jogo de Cena (2007). A proposta é que a prática dialogue com a teoria; desse diálogo, surge a reflexão fundamental para a conceptualização do documentário, que é estruturado por três histórias entrelaçadas de três mulheres. Desses universos, dois são compostos por pessoas reais, acometidas pela doença de Alzheimer, e um é criado por uma atriz; contudo, não é evidente que uma das personagens é fictícia. Através da justaposição de entrevistas, esse documentário explora a fronteira entre ficção e realidade. Assim, a montagem da dramaturgia é construída de maneira não linear, como forma de explorar e complexificar a representação ficcional no contexto do gênero documental. Por fim, são feitas as considerações éticas, que guiaram a produção do documentário, abordagem necessária para temas sensíveis, como é o caso do Alzheimer. Palavras-chave Documentário; Ficção e Realidade; Alzheimer; Eduardo Coutinho
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    A semiotic study of the (mis) representation of nonWestern cultures in film : the Jamaican case
    (2024) Walters, Shauntel Angelica; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    "For too long, the mainstream film industry has been dominated by a narrative that excludes so many people's lived experiences and reduces all of our specific and vibrant diversity to a few standardised, often negative and always limited representations of who we are today, who were yesterday and who we'll become in the future." (Kolade, as cited in Jenkins, 2022, para.7) Misrepresentation in cinema hasn't gone unnoticed by both film scholars and spectators. Although, misrepresentation usually focuses on the gender-based ostracism of women in film, or how people from different racial backgrounds are portrayed, there are other forms of misrepresentation that exist, such as the misrepresentation of cultures and, by extension, the people who live within them.
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    História e enredo : efeitos do tempo passado na construção de personagem no argumento "Powerless"
    (2023) Marques, Inês Isabel Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Os três pilares da construção dramática da história, segundo Alexander Mackendrick, são o enredo, o tema e a personagem (Mackendrick, 2004: 44-45). É através da evolução da personagem que se torna possível encontrar o enredo e até o tema. Utilizando a personagem como intermédio, esta consegue não só ser fundamental para a criação destes, como também consegue atrair os elementos restantes necessários como o desenvolvimento e conclusão do enredo, o sentido da história, o mundo que está em volta e até as outras personagens.
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    A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “guia-me”
    (2023) Murbach, Rebecca Coelho; Damásio, Manuel José, orient.
    O presente trabalho propõe uma reflexão sobre A relação entre cinema e poesia: análise do projeto “Guia-me”, sob a perspetiva das imagens e da banda sonora, como forma de terapia meditativa no cinema. Esta experiência traz uma abordagem que tem o objetivo de analisar os elementos poéticos para a elaboração de uma narrativa fílmica com o propósito de criar uma atmosfera que seja capaz de transmitir emoções ao espectador, através dos efeitos sensoriais da imagem e som, para gerar um estado de meditação, paz e autoconhecimento. Queremos identificar os processos básicos para compreensão dos conceitos utilizados na realização do projeto prático da curta-metragem: “Guia-me”. Ao desenvolver este projeto procuramos analisar a linguagem poética assim como as influências do cinema sensorial para a pesquisa. Através da trilha sonora, tivemos a intenção de motivar o espectador a realizar uma jornada meditativa. Este trabalho tem como objetivo analisar como a sensibilidade pode ser despertada através do cinema sensorial. Palavras-chave: cinema sensorial, poesia, yoga, meditação, som
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    Nós-outros : cinema na fronteira galego-portuguesa
    (2022) Garrido, Lucía Alonso; Alves, Júlio Manuel Lopes, orient.
    Este trabalho investiga o papel da paisagem na representação da fronteira galego-portuguesa. A sua metodologia empírica incluiu a realização de um filme durante o período da investigação, a curta metragem Nós-Outros (2022) 12”. O filme constitui o corpo essencial do trabalho, na medida em que é a partir deste que se procura testar a hipótese segundo a qual, através da representação da paisagem desta região de fronteira, nos encontramos frente a um território único onde os limites estão diluídos. A antítese da identidade e a não identidade é convocada em Nós-Outros sugerindo que uma depende da outra, e assim, que ao olhar para as paisagens de Portugal se possa compreender a Galiza e vice-versa. A curta-metragem tem como protagonista o Rio Minho que durante os seus últimos 75 km atua como fronteira entre os dois países, colocando a representação da natureza no centro da atenção, Nós-Outros trata de ocupar o espaço existente entre duas partes, o encontro entre duas forças. O tema da representação da paisagem em geral e o seu uso no cinema galego em particular são abordados visando compreender a relação entre os cineastas galegos com a paisagem desta fronteira. Os filmes Arraianos (2012) de Eloy Enciso e A Raia (2012) de Iván Castiñeiras, fazem parte desta análise, pois constituem, a nosso ver, exemplos práticos da relação do cinema com a paisagem da fronteira galego-portuguesa.
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    Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
    (2022) Spitz, Renata Henrique dos Santos; Damásio, Manuel José, orient.
    Esta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.
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    Dos processos criativos as influências das artes plásticas no cinema
    (2022) Oliveira, Thiago Maceno de; Miranda, José Bragança de, orient.
    Este trabalho investiga as influências da pintura no cinema. Para isso, durante o processo de ela boração desse trabalho até o seu final, incluindo a curta metragem documentário que abrange esse projeto, propusemos repensar a relação entre o cinema e a pintura, ressaltando o meio cinemato gráfico como acrescentador e transformador dessa outra arte. É essa idéia que tentaremos resgatar nesse trabalho, buscando uma reflexão que propõem por meio do cinema e de seu poder estético, oferecer uma visão do artista e do tempo pictórico. A sua metodologia empírica envolveu a reali zação de uma curta-metragem documental durante o período da investigação, intitulado: Merege (2021). Essa obra também serve como uma espécie de conclusão prática, uma ação com efeito concreto ou, poderíamos dizer: um produto das discussões que nos propusemos a fazer aqui. A curta-metragem também representa uma parte relevante dessa investigação, na medida em que é através dela que se coloca em prática as hipóteses que veremos a seguir e segundo a qual o cine ma desempenha um papel transformador na obra pictórica. Também buscamos nesse estudo, atra vés de um trabalho empírico, contribuir através da análise de dois filmes: O Sol do Marmeleiro (1992), de Víctor Erice e O mistério de Picasso de Henri-Georges Clouzot (1956), que constitu em, a nosso ver, exemplos significativos da relevância que a pintura pode adquirir nos filmes. Pois ambos apresentam de uma forma concreta o que acontece quando essas duas artes se tocam. Justamente porquê essa capacidade cinematográfica é potencializada a favor da criação de um novo ser estético, de uma obra que revela essa ligação íntima entre o tempo pictórico e o espaço cinematográfico. A partir dessa ligação entre esses dois estudos, a dissertação e a curta, avança remos para a intenção de pensar a representação da pintura no cinema. Por propormos discutir essa relação estética entre o cinema e a pintura, teríamos então que partir desse aspeto. Daí então, o porquê da parte literária dessa tese se iniciar por uma discussão sobre o cinema como forma de arte.
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    Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor
    (2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.
    Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.
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    A adaptação televisiva como extensão da voz do autor
    (2022) Doranti, Filipe de Carvalho; Cachapa, Possidónio, orient.
    Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.
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    Cinema e realidade
    (2018) Silva, Nuno André Mourisco Ferreira da; Miranda, José Bragança de, orient.
    A modernidade, com o advento da fotografia, traz consigo um novo paradigma em relação à obra de arte. A esfera intocável do objecto artístico desmembra-se numa era em que tudo está em movimento, onde a representação da realidade na película ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A câmara de filmar, segundo processo mecânico de impressão do real na película, desvela um mundo diferente daquele que vemos a olho nu. As imagens não têm mais significado, apresentam-se como objectos na sua forma pura e cabe ao cineasta encontrar uma maneira de lhes voltar a dar significado. O cinema, na sua tentativa de construir uma realidade verosímil, começou por permitir ao espectador uma experiência de hipnose onde ele participaria em tempo real no filme através da excitação das suas funções sensório-motoras. Contudo, com a chegada de meados dos anos quarenta, numa Europa devastada pela guerra, vemos surgir um outro paradigma através de uma nova representação do mundo. Este tipo de representação vem criar situações puras onde a realidade e imaginação se entrecruzam. A imagem-tempo está ao nível do pensamento, da nossa construção cognitiva ao observar uma acção nas suas várias camadas de significação.
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    "Doente mas... nem tanto", longa metragem de ficção
    (2017) Alho, Teresa Cristina Lopes Antunes; Cachapa, Possidónio, orient.
    Este projecto tem como intenção o desenvolvimento de um guião para uma longa metragem, segundo a estrutura narrativa clássica. Tentei, com este guião, que estivessem presentes todos os «ingredientes» da estrutura narrativa clássica (estrutura em três actos; personagens, estando bem definido o protagonista, sua motivação e antagonista; progressão dramática com respectivo climax e conclusão). Ao trabalhar há vários anos com pessoas invisuais e também com pessoas com algum problema mental ou cognitivo, deparei-me com histórias de abandono a vários níveis, apercebendo-me do quanto isso afecta toda a vida do individuo. A história que apresento é, além de um trabalho ficcional puro, uma tentativa de passar uma «mensagem» positiva a quem passa por problemas semelhantes. Este trabalho é a primeira versão desse guião, havendo, certamente, ainda muito para alterar. Para além do guião, acrescento dois pequenos capítulos. Num deles, falo um pouco sobre a estrutura narrativa clássica e situo o meu guião no género/tom, e um outro onde faço uma pequena comparação com outro filme onde o protagonista, embora bastante diferente do meu, tem por base a falta de afecto, o que origina alguns comportamentos semelhantes. Em anexo, acrescento a caracterização das personagens e respectiva sinopse. Por último, espero que este meu trabalho contribua para ajudar, a quem de uma maneira ou de outra vive, situações semelhantes às vividas pelas personagens, possibilitando um olhar diferente. Termino com uma citação de Sílvia Marques (2003) “Porém, se treinarmos os nossos sentidos e intelecto, perceberemos que o cinema vai muito além da catarse, do entretenimento, da informação. O cinema educa, conscientiza, sensibiliza, faz-nos pensar e sentir, faz nos reavaliar conceitos, reorganizar estruturas. Este processo é lento, porém, profundo. Por meio de filmes diversos, aprendemos sobre variadas culturas e também sobre aquilo que existe de mais subjacente na alma humana.”
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    Humor para tratamento de temas complexos
    (2020) Vieira, Cristina Pinto Iria de Abbadia; Damásio, Manuel José, orient.
    Este trabalho realizado através da investigação em ação tem como ponto de partida um estudo através de uma peça artística - Documentário de Curta metragem “O outro lado do Humor” onde é realizado um comparativo entre duas narrativas distintas de abordagem sobre o tema TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. O Guião está direcionado a um tema central que aborda os transtornos de humor (TOC) diagnosticados em um humorista. O filme tem como objetivo sensibilizar o espectador para a importância das percepções comportamentais das pessoas que nos rodeiam independente do suposto bom humor que elas possam demonstrar. A Análise de conteúdo e tipologia binária foi a metodologia escolhida para apresentação do tema de maneira menos complexa a partir da utilização das teorias de humor.
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    Profissão acordeonista : documentário cinematográfico
    (2021) Benedito, Samuel Amaro Guerreiro; Damásio, Manuel José, orient.
    Este relatório técnico explora a existência de músicos que tocam acordeão e que fazem desse modo de vida a sua profissão. Foi criada uma pergunta de partida, onde se questiona a existência do músico que toca acordeão de forma profissional. Posteriormente adotou-se o método de análise qualitativo, com o recurso a entrevistas que seriam filmadas para a produção de um documentário cinematográfico. Ao longo do documentário, ficamos a saber a ligação que cada personagem do documentário desenvolveu com o acordeão, desde a aprendizagem, passando pelos primeiros concertos até à data atual, onde tocar acordeão é a sua profissão. Em alguns casos, o músico não tem qualquer outra profissão, noutros casos a profissão de acordeonista é completada com outra atividade profissional. Neste relatório temos a exposição da metodologia, a análise dos resultados e a conclusão como a resposta à problemática inicial. No documentário cinematográfico vemos as nossas personagens em ação no mundo real, conseguimos registar imagens muito orgânicas, onde os equipamentos de registo de som e imagem foram complemente esquecidos.
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    Hope and despair : exploring sad endings in LGBT cinema
    (2021) Bernardo, Fábio dos Santos; Gil, Inês, orient.
    In the ambit of the unit ‘Projecto de dissertação’ I have decided to create a short film, which in my own way I wanted to portray a similar situation to a previous project, but in a more sophisticated way; to create a film that doesn’t necessarily fall into the conventional pattern of LGBT filmmaking usually ending up being unashamedly sad.
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    A geometria no quadro cinemático de Kurosawa : um estudo sobre forma e estilo
    (2017) Neto, Mário Granado Gonçalves; Viveiros, Paulo, orient.
    Partindo de uma premissa que considera a estética como um importante elemento narrativo do exercício cinematográfico, é possível destacar o cineasta Akira Kurosawa como um dos mais exímios realizadores a ativarem este traço estilístico em seu repertório cinemático. Suas obras são notórias, seja pela exuberância de suas imagens, seja pela capacidade de estímulos sensoriais exercidas no processo de recebimento do conteúdo dramático por parte do expectador. Percebe-se, no entanto, certa particularidade metodo lógica na cinematografia de Kurosawa, uma tendência a arranjar os elementos no quadro cinematográfico, de maneira que a disposição destes componentes remeta a construção de formas geométricas primárias, tais como: triângulos, quadrados e círculos. Estas for mas podem funcionar como simbolismos visuais para determinada situação do enredo, sugerindo o potencial narrativo deste aspecto fotográfico em seu cinema. Posto isso, pretende-se com a dada dissertação, investigar a hipótese da incidência de padrões geométricos presentes no processo de composição imagética dos filmes de Akira Kurosawa, através do experimento de observação e contagem de frequência, inten tando-se compreender de que modo esta técnica é utilizada como ferramenta narrativa.
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    Chechens in Germany : the conflict between integration and assimilation
    (2021) Malinowski, Igor
    ;Islamists, terrorists, bandits. Chechens worldwide are associated with their very negative reputation. But very little is known about this small ethnic group whose culture has a long ancient history. As long as their cultural heritage goes back, their war-torn history is also an elementary part of their identity. Since round about 400 years there have been various armed conflicts and wars between Russia and Chechnya. After the collapse of Soviet Union in 1991 Chechnya declared itself as the independent state “Chechen Republic Of Ichkeria”. This resulted in two Chechen wars, the first one endured from 1994-1996 with the Chechens defeating the Russian troops. The second Chechen war took place between 1999 and 2009 and was declared as an anti-terror campaign. Afterwards a pro-Russian government has been established with Ramzan Kadyrov1 who is frequently accused by NGOs, journalists and human rights activists of massive human right abuses, arbitrariness, corruption and an exaggerated personal cult. Reasons for more than 300.000 refugees living in Europe coming along the last 25 years. Diverse studies have been developed to understand the political situation between Chechnya and Russia, but barely any studies deal with the new living conditions in the countries of their new residence, nor how their integration works in combination with their Adats (characteristic way of living/honor code). Through this research I am giving an overview of Chechen behavior rules called Adat, what difficulties they face between integrating in order to start a new life and maintaining their own identity, which has been exposed to repression, war and the fight for surviving for the last four centuries. But also how the actual “Being Chechen Like” identity changes along the process of integration far away from their homeland.
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    Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel
    (2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.
    O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.