IMULP - Capítulos de Livros Internacionais
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer IMULP - Capítulos de Livros Internacionais por autor "Vale, Ana"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no ensino superior - cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão : In J. Tavares, M. I. Cunha, A. S. Neto & I. Fortunato (Org.). Docência no ensino superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha(Edições Hipótese, 2019) Vale, Ana; Mouraz, Ana; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaOs debates são um exemplo de estratégia pedagógica que implica uma maior participação dos estudantes, porque supõe que estes são elementos ativos e críticos na aquisição do saber que a Universidade lhes propõe. Produzir saber sobre as formas de melhor implementar e assegurar a qualidade científica dos debates, pensados como estratégia pedagógica, no quadro da finalidade social e democrática do Ensino Superior, é o propósito deste capítulo.Item A formação experiencial: a vertente estigmatizada da formação de adultos. : O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Vale, Ana; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaItem Portuguese All-Day Schooling: improving social and educational policies : Beyond Mirrors: Research Pathways (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Martins, Jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana; FL - Faculty of LawIn the last decade, acknowledging the need to guarantee the guard of all chil dren, as well as to ensure equal opportunities for academic success to the child ren and adolescents from socio-economic disadvantaged backgrounds, several European countries have implemented policies and programmes which led to the introduction of ‘all-day schooling’, i.e., to the expansion of school time. Amongst these countries were Germany (Reh, Rabenstein & Fritzche, 2011; Pfeifer & Holtappels, 2008; den Besten, 2010; Schnniter & Häselhorff, n.d.) and Portugal. This study aimed to evaluate the scope of the political measures associated with all-day schooling as it was implemented in Portugal by the AEC programme and put into practice in 2009/2010. The two fundamental dimensions of its means of operating were identified: the political and the curricular. The study focuses on two cases of different local decision.