Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar por autor "Duarte, Maria Isabel Alves, orient."
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Item Liderança numa IPSS : papel da liderança servidora(2022) Zambujo, Dora do Anjo Marques; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As líderes servidores/as apresentam comportamentos humildes, autocontrolados e respeitadores, e promovem o diálogo. Os resultados do estudo demonstram que apesar de existirem alguns traços de liderança servidora tais como: a confiança a adaptabilidade, criatividade, empatia, alguma flexibilidade e motivação para fazer cada vez melhor, não se pode concluir que a liderança na organização seja na sua totalidade uma liderança servidora.