Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 54
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diagnóstico de necessidades de competências do agente da psp no atendimento à mulher vítima de violência conjugal(2012) Rodrigues, Miguel Oliveira; Amaro, António Duarte, orient.A presente dissertação têm como problemática a violência conjugal sobre a mulher por parte do seu companheiro masculino, e como objeto empírico de investigação, o diagnóstico de necessidades de competências do Agente da PSP para efetuar um atendimento eficaz à mulher vítima de violência conjugal. Em termos específicos pretende estabelecer-se um perfil de competências profissionais, ao nível dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que o profissional da PSP deve possuir para efetuar este atendimento com eficácia, dignidade e respeitando todos os aspetos dos direitos destas vítimas. Cientificamente, a realização de um diagnóstico de necessidades de competências conjetura várias etapas que objetivam definir as competências necessárias, as que se encontram em falta, e expor as que atualmente se possuem. Para atingir tal propósito auscultaram-se as visões dos diferentes atores que intervém neste crime através de três amostras distintas, respetivamente, Especialistas, Vítimas e Polícia. Em concreto catorze reconhecidos especialistas nacionais da área da violência doméstica, cem mulheres vítimas deste crime com denúncia efetuada à PSP, e cem profissionais desta Força de Segurança que acuam neste crime. O procedimento que delimita estas etapas anuncia no seu âmago os objetivos específicos. Neste âmbito, pediu-se aos especialistas o delinear das competências necessárias, as vítimas que descrevessem as lacunas do atendimento, e aos Agentes para elencar as competências atuais. Com a triangulação dos dados obtidos foi possível obter o diagnóstico de competências e responder à pergunta de partida: Quais as competências que existem e quais as que se evidenciam como necessárias no Agente da PSP para o atendimento à mulher vítima de violência conjugal? Neste âmbito, Várias questões se levantaram de forma a responder a esta pergunta de partida: Quais as competências necessárias aos Agentes da PSP para efetuarem um eficaz atendimento perante este crime? Será que estas vítimas se encontram satisfeitas com o atendimento dos elementos policiais que responderam à denúncia do crime? Será que estes Agentes se sentem preparados para intervir com competência a este tipo de crime? Ao nível metodológico, após a pesquisa exploratória, utilizou-se uma metodologia transversal, quali-quantitativa e quantitativa, com recolha de dados assente no método de Delphi, com inquéritos por questionários semiestruturados e estruturados e a análise de conteúdo de dados estatísticos. Perante a análise dos resultados, o diagnóstico de necessidades competências efetuado permitiu concluir que existe um conjunto de competências que têm de ser melhoradas, outro que têm de ser adquiridas pelo Agente da PSP, definido por estes e pelas vítimas.Item Cuidar dos cuidadores : o (des)envolvimento da espiritualidade na prevenção de quadros de stress e burnout(2012) Duarte, Cristina Paula Pereira; Feliciano, José Fialho, orient.A Humanidade anda cansada, esgotado. Um cansaço que é a soma do fardo de cada um e também parte do fardo de outros. E a Humanidade busca explicações para este cansaço. E quer aliviá-lo. E quer minimizá-lo. Mas busca muito mais que isso. Trata-se, enfim, de buscar não o remédio mas o sentido da própria existência, as respostas adedentro, ou seja, bem no interior do ser humano. O presente trabalho pretende ser uma reflexão – compreender para agir - sobre a busca da dimensão da espiritualidade como possível resposta na prevenção de quadros de stress e burnout. Quem trabalho na área da assistência e na relação de ajuda contínua com pessoas em situação de extrema fragilidade sabe que se não houver um cuidado na reposição de energias, com muita facilidade a pessoa chega a um estado de cansaço e a qualquer momento o turboadrenalina pode queimar. No âmbito da gestão de unidades sociais e bem-estar, cuidar dos cuidadores é a maior e mais nobre missão de qualquer Instituição. Pois, que serviços seriam vivenciados sem as pessoas que formam o corpo e, por isso, a vida de uma Instituição? O caminho da nossa reflexão é orientado para a Comunidade Vida e Paz, como espaço relacional que quer e procura ser um espaço de renovação de vidas – das pessoas sem abrigo – onde, amparadas por um conjunto de Cuidadores, cujo olhar se orienta num trabalho de unificação da pessoa, são imbuídos por uma espiritualidade que se quer colaborante na missão de dignificar cada pessoa e devolvê-la à sua condição original. A pessoa, cada pessoa, é a soma de si, da relação com outros e da relação com o transcendente. Na missão de cuidar, pode a espiritualidade ser ausente? Desta, retiramos um sentido coerente da existência, a verdade do dom e da dádiva e, por isso, uma vida feliz.Item Criação de uma comunidade terapêutica nos Açores viabilidade política, social e económica(2012) Lima, Patrícia Freitas de; Amaro, António Duarte, orient.A presente dissertação tem como temática a Toxicodependência e como objecto empírico de investigação a viabilidade Política, Social e Económica da Criação de uma Comunidade Terapêutica nos Açores. Em termos mais específicos o que se pretende provar cientificamente, é que é mais viável e sustentável a criação de uma comunidade terapêutica nos Açores, do que enviar os utentes para tratamento no território continental português. Utilizando uma abordagem de cariz quantitativo e qualitativo, através de técnicas como a pesquisa e análise documental, questionários por auto preenchimento, entrevistas qualitativas semiestruturadas e a análise de conteúdo, foram as bases metodológicas fundamentais para garantir o suporte explicativo da viabilidade política, social e económica da criação de uma Comunidade Terapêutica nos Açores. Neste contexto foram aplicados questionários a duas amostras distintas. A primeira constituída por profissionais de saúde que trabalhavam na área da toxicodependência para uma análise do ponto de vista técnico. A segunda constituída por membros da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e órgãos do Governo Regional para uma análise do ponto de vista político, económico e social. Da análise dos resultados, conclui-se que, quer a análise financeira, quer a análise política, técnica e social efectuadas legitimam a viabilidade da criação de uma Comunidade Terapêutica na Região Autónoma dos Açores.Item Modelos de gestão do serviço de apoio domiciliário: uma análise comparativa(2012) Lima, Anicéta Maria Cavalcante; Amaro, António Duarte, orient.O aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de natalidade acentuaram o fenómeno do envelhecimento populacional em várias partes do mundo causando impactos na provisão de cuidados. É neste cenário que as organizações de economia social assumem um papel imprescindível, criando soluções e oferecendo respostas às necessidades da população, importando pesquisar os modelos de gestão nelas praticados. O objectivo deste estudo é conhecer a gestão do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) nas diversas organizações prestadoras destes serviços. Como referencial de análise utilizou-se os princípios de gestão das organizações, o modelo de gestão do ISS. IP, os princípios da intervenção gerontológica e a Análise Swot. Esta investigação situa-se numa abordagem qualitativa, realizada com a aplicação de entrevistas aos actores sociais envolvidos. Metodologicamente utilizou-se a análise de conteúdo temática para a análise dos resultados. Os resultados de desempenho organizacional obtidos são relativos e dependem de diversos intervenientes, facto que de certa forma as podem constranger. Destacam-se, ao nível da gestão do SAD, factores como: as necessidades de âmbitos variados, a complexidade na gestão dos serviços e da equipa e a falta de formação adequada às ajudantes domiciliárias.Item Envelhecimento activo e autonomia : um desafio às Instituições particulares de Solidariedade Social com resposta social em centro de dia : um estudo de caso(2013) Gaidão, Maria Clara da Silva Caetano Lopes; Carvalho, Maria Irene de, orient.Given the uncertainties that pervade the growing aging population underscores the role of institutions of social solidarity and social responses in protecting the elderly and support for families, for achievement of individual welfare and collective. With this study we sought to determine how the services provided by social response in Day Centre promotes autonomy and active aging customer. Autonomy is present throughout the course of life from childhood to old age in a dialectic between the condition of dependence and independence. But mostly by the need for self-determination that converges with the statement of Human Rights, a subsidiary active and dignified aging. Thus the investigation took place under the theoretical autonomy of active aging and social responses. As analysis methodology was used an approach which combined both qualitative and quantitative (plural mix). The research took place in the social response to the Day Centre for the Elderly and Disabled Association of Penedo (AIDP). For data collection we have chosen instruments of inquiry direct to customers and technicians responsible. In the first case we applied two semi-structured interviews and a questionnaire in the second semi-structured individual. The results elucidate the role that social response at Day Centre assumes the promotion of autonomy, particularly in the representation of opportunities for active aging and perceptions of customers about the results of these in their daily livesItem Implementação da gestão da qualidade no serviço de apoio domiciliário: Centro de Dia São Simão(2014) Nunes, Joana Margarida Silva; Ferreira, Aida, orient.O presente relatório reporta-se ao estágio desenvolvido no Centro de Dia São Simão pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas. O estágio teve como principal objetivo contribuir para a implementação da gestão da qualidade na instituição, mais especificamente, no serviço de apoio domiciliário do Centro de Dia São Simão. A gestão da qualidade é de extrema importância e de carácter obrigatório para as instituições do terceiro setor. O objetivo é que as instituições adotem os Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais dado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e que alcancem os níveis obrigatórios de qualidade. Os novos acordos de cooperação vão ser mais exigentes e só serão atribuídos se existir certificação de qualidade. A parte teórica do presente relatório incidiu sobre o envelhecimento e também sobre a qualidade, gestão e liderança nas instituições. Procedeu-se ainda a um melhor conhecimento do local através da caraterização do concelho de Torres Novas, sua demografia, caracterização da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e do Centro de Dia São Simão. Com vista especificamente à implementação do sistema de qualidade foi elaborado o plano individual para cada um dos utentes do serviço de apoio domiciliário, e, para que fosse possível alcançar esse objetivo foi necessário elaborar uma caracterização pormenorizada de cada utente. Procedeu-se também à descrição da metodologia, das atividades de intervenção e interpretação dos resultados. Numa primeira fase do estágio fez-se o acompanhamento e observação da situação dos idosos, atendimentos no serviço de apoio domiciliário e acompanhamento da diretora técnica com o propósito de conhecer os utentes e criar as relações necessárias para desenvolver o projeto de estágio. Da intervenção na instituição resultou a elaboração dos processo-chave que serão utilizados pela instituição e aplicados aos utentes do Centro de Dia São Simão, no sentido de cumprir as normas de qualidade referentes ao apoio domiciliário. Foi também realizado o plano individual de cada um dos vinte e seis utentes do serviço de apoio domiciliário.Item Ensino Superior em S.Tomé e Príncipe (STP) Gestão Interna /Externa. Que Retorno?(2014) Espírito Santo, Wller Neto do; Ferreira, Aida, orient.Item O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano(2015) Toscano, Anabela Lopes; Ferreira, Aida, orient.O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Comunitário Paroquial de Famões e na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Ferrinhos”. A parte teórica do presente trabalho incidiu sobre o envelhecimento. A parte da investigação contemplou a caracterização de cada uma das instituições bem como do meio urbano e rural, tendo sido feitas entrevistas tanto aos idosos como às coordenadoras técnicas (Assistente Social e Educadora Social) do Serviço de Apoio Domiciliário. Devido às alterações demográficas ocorridas nas últimas décadas, Portugal debate-se com uma subida no seu número de idosos, o que se tem vindo a traduzir numa necessidade de respostas sociais adequadas. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social considerada por muitas pessoas em situação de dependência como uma forma de continuarem inseridas no seu meio habitual de vida, rodeadas dos seus afetos e pertences, dando-lhes a possibilidade de conviverem com os colaboradores e voluntários que se deslocam ao seu domicílio, constituindo para muitas dessas pessoas a sua única ligação com o exterior. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o contributo do Serviço de Apoio Domiciliário para a melhoria da sua qualidade de vida, na perspetiva dos utentes de dois Serviços de Apoio Domiciliário (localizados em zonas distintas, sendo um considerado em zona urbana e o outro em zona rural), tentando, ao mesmo tempo perceber se os mesmos se sentem satisfeitos com o tipo de serviços que lhes é prestado. Foi utilizada uma metodologia qualitativa que contemplou entrevistas tanto aos idosos da amostra como às coordenadoras (assistente social e educadora social) dos dois SAD selecionados, bem como observação participante e recolha de dados documentais. Do estudo feito, verificou-se a existência de um bom nível de satisfação no grupo de idosos no que se refere à sua satisfação com os serviços prestados em apoio domiciliário por ambas as instituições. O grau de satisfação manifestado é bom, sendo de salientar que o tipo de serviço prestado nas instituições vai ao encontro das necessidades dos utentes promovendo a sua qualidade de vida, quer seja localizado em zona urbana, quer seja em zona considerada rural.Item Deficiência mental e envelhecimento. Estratégias de gestão de cuidados familiares a deficientes mentais(2015) Cordeiro, João Tiago Rosado; Carvalho, Maria Irene de, orient.A presente dissertação intitulada “Deficiência mental e envelhecimento. Estratégias de gestão de cuidados familiares a deficientes mentais”, têm como problemática o envelhecimento das pessoas com deficiência mental e dos seus cuidadores familiares. O objeto empírico da investigação é a gestão dos cuidados familiares, considerando as estratégias, os limites e as potencialidades. Pretendemos com este trabalho, compreender se as estratégias de gestão dos cuidados familiares, no contexto do envelhecimento dos cuidadores e dos seus membros portadores de deficiência mental, são influenciadas pelo apoio formal recebido. Foi necessário conhecer o fenómeno do envelhecimento das pessoas portadoras de deficiência (mental) e dos seus cuidadores familiares; caracterizar os cuidadores principais e os respetivos familiares com deficiência; entender a gestão dos cuidados em situação de envelhecimento e de dependência e compreender as “necessidades” das famílias no âmbito dos cuidados e a sua relação com os cuidados formais. Para atingir estes objetivos, adotamos a metodologia qualitativa de base compreensiva, onde foi privilegiado o contato direto com os cuidadores familiares, recorrendo a entrevistas semidiretivas e a metodologia quantitativa aferindo os dados e a percentagem de casos diagnosticados e alguns dados das entrevistas realizadas. Neste estudo, concluímos que as famílias são apoiadas por uma instituição que oferece alguns serviços que potenciam uma relativa qualidade e gestão dos cuidados. As estratégias de gestão de cuidados variam de acordo com o grau de incapacidade, tipo de deficiência e apoios formais recebidos onde identificamos vários perfis uns mais proativos do que outros no que diz respeito aos cuidados. Podemos pois inferir que estas instituições têm que se adaptar às atuais necessidades deste grupo de população, criando respostas que vão ao encontro das expectativas das pessoas com deficiências e seus cuidadores familiares.Item O papel dos Centros Educativos no processo de reinserção dos jovens delinquentes : o Centro Navarro de Paiva(2015) Barreiro, Susana MariaO presente trabalho tem como temática “o papel dos centros educativos no processo de reinserção social da delinquência juvenil, em especial o Centro educativo Navarro de Paiva.” Partindo da conceptualização da delinquência juvenil e utilizando uma metodologia integrada, de cariz qualitativo e quantitativo, e sobretudo o método do “estudo de caso” procurou-se, não só, explicitar a importância dos centros educativos no quadro das medidas da organização tutelar, mas também a eficácia e eficiência do modelo educativo no processo de reinserção dos jovens delinquentes juvenis, neles integrados. Por outro lado, explica-se o funcionamento do Centro Navarro de Paiva, único centro em Lisboa que integrava jovens delinquentes de ambos os sexos até julho de 2014, inquirindo-se o pensamento do universo dos respetivos técnicos quanto aos resultados efetivos do modelo educativo vigente, constatando-se a falta de unanimidade quanto à eficácia deste modelo tutelar no processo da reinserção dos jovens delinquentes.Item Estilos de liderança dos profissionais do serviço social em instituições particulares de solidariedade social(2015) Semedo, Aminata Mané; Carvalho, Maria Irene de, orient.Os assistentes sociais desenvolvem atividades em instituições particulares de solidariedade social onde são coordenadores de respostas sociais assim como diretores executivos de equipamentos sociais. A nível da gestão a liderança é essencial para desenvolver mecanismos de bem-estar e responder eficazmente às necessidades das pessoas e grupos onde as IPSS estão implementadas. Neste âmbito pretendemos, analisar as opiniões dos profissionais de Serviço Social no que se refere aos seus estilos de liderança exercidas nas instituições particulares de solidariedade social. Neste sentido foi delineada uma pesquisa de tipo qualitativo com recurso a métodos qualitativos. As assistentes sociais coordenadoras em IPSS responderam a uma entrevista, abrangendo as dimensões: o perfil dos profissionais, o tipo de instituição, a experiência profissional na instituição/modelo de gestão e as potencialidades da liderança do Serviço Social nas IPSS. Os resultados revelam que nas IPSS as coordenadoras podem exercer vários estilos de liderança face às funções exercidas nestas organizações, nomeadamente o estilo democrático combinado com estilo de liderança mais diretiva.Item Processo de autonomização dos jovens através do apartamento de autonomização-programa de residência e apoio à integração de adolescentes(2015) Martins, Sara Cristina Alberto da Silva; Ferreira, Aida, orient.Pretendemos nesta investigação perceber como se desenvolve o processo de autonomização dos jovens institucionalizados através dos apartamentos de autonomia. Assim, partimos da seguinte questão: como se processa a gestão do processo de autonomização dos jovens através dos apartamentos de autonomia. Os apartamentos de autonomia na Casa Pia de Lisboa (CPL), local onde se realizou a pesquisa, constituem-se como uma resposta focalizada no desenvolvimento e treino de competências dos jovens, proporcionando-lhes experiências práticas para a inserção posterior na vida sociedade. A permanência dos jovens nos apartamentos caracteriza-se pela existência de uma proximidade à realidade quotidiana semelhante à vida fora da instituição. Para perceber como se desenvolvem as competências para a autonomia dos jovens seguiu-se o paradigma da sociologia compreensiva numa lógica de descoberta progressiva e inteligibilidade do problema em questão. A metodologia seguida incorporou métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. A população estudada foram aos jovens de 18-21 anos, sexo masculino e feminino, em processo de escolarização, residentes nos apartamentos de autonomia da CPL. Os resultados da investigação permitiram concluir que o processo de autonomização na CPL através das residências de autonomia, proporcionam a aquisição de competências para a autonomia após a saída da instituição. Contribuem, neste processo, os educadores e psicólogos através do acompanhamento e avaliação sistemáticos. Assim, o educador responsável pelo apartamento onde se encontram o jovem e a psicóloga acompanhante, ensina o jovem a gerir a mesada, estimula os jovens a pensar por eles próprios, nomeadamente, a escolher o tema da sessão temática e aprender a acordar sozinhos. Os jovens fazem a gestão do apartamento de autonomia. Todos estes aspectos concretizam-se através de uma relação de qualidade que os jovens e os técnicos estabelecem no apartamento de autonomia. Por fim, apresentamos alguns casos de sucesso de jovens que já saíram dos apartamentos de autonomia, de acordo com a educadora e a psicóloga da equipa do programa RAIA da CPL.Item A pobreza dos idosos em Portugal : a perceção da pobreza dos idosos na união das freguesias do Laranjeiro e Feijó(2016) Miguel, Nengudi Gomes Campos; Ferreira, Aida, orient.Este trabalho intitulado A pobreza dos Idosos em Portugal. A perceção da Pobreza dos Idosos na União das Freguesias do Laranjeiro e Feijó visa compreender a perceção que os idosos têm da sua situação de pobreza, como gerem a sua situação, bem como a perceção dos profissionais que prestam os apoios sociais a nível local para o debate a esse fenómeno. Segue-se o método indutivo, discritivo e interpretativo consistindo a metodologia numa abordagem essencialmente qualitativa socorrendo-se fundamentalmente em termos de técnicas de recolha de dados, da pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada e semi- diretiva tendo como sujeitos participantes do estudo, idosos em situação de pobreza e profissionais que intervêm com os idosos a nível local. A recolha de dados realizou-se em três instituições da União das freguesias do Laranjeiro e Feijó nos dias 10, 12 e 16 de Maio de 2016 e 1 de Junho do ano referido. Sendo que os idosos foram entrevistados apenas numa das instituições pela facilidade de acesso aos mesmos. Deste modo, parece-nos legítimo afirmar que a pobreza implica sempre a ideia de precariedade das condições de vida na medida em que tal como eles próprios sublinharam vivem com muito poucos recursos. Deixam em evidência que a maioria dos utentes do centro de dia da instituição em estudo, vivem com os rendimentos, das pensões de velhice muito baixas. Dos cinco utentes entrevistados apenas uma demostrou ter rendimento suficiente para viver com o filho. Os restantes utentes sentem-se remediados, referindo que vivem com poucos rendimentos. Quanto à satisfação demostrada pelos serviços prestados pela instituição que os apoia, na sua generalidade os utentes entrevistados classificaram como positivo, evidenciando as medidas de combate a pobreza dos idosos nas freguesias do Laranjeiro e Feijó, enunciadas pelos profissionais entrevistados as mesmas consubstanciam-se fundamentalmente em trabalho em rede, parcerias, articulação, coordenação em ordem à obtenção de respostas complementares. Algumas dessas respostas incluem a prestação de bens alimentares, prestações pecuniárias eventuais para vários fins. Também o centro de dia, apoio domiciliário, a ação social, e intervenção comunitária direta, assim como a cantina social, constituem-se como respostas a população idosa em situação de pobreza a nível local.Item Gestão para a autonomia da pessoa idosa em residências assistidas(2016) Elvas, Sandra Patrícia Custódio Baptista; Carvalho, Maria Irene de, orient.Este trabalho sob a forma de projeto profissional tem como objetivo a criação de uma proposta de modelo de gestão para a promoção da autonomia das pessoas idosas integradas numa residência assistida. A temática do envelhecimento, com base no envelhecimento ativo, saudável, bem-sucedido, participativo vem dar uma nova dinâmica à forma como se perceciona o envelhecimento. Neste processo é fundamental uma mudança de mentalidades, na conquista de mais reconhecimento, mais direitos e dignidade, sobretudo para as pessoas idosas que vivem em residências assistidas. É emergente a promoção de direitos, de políticas sociais e prestação de serviços com qualidade, participados pelas expetativas de quem usufrui deles e implementação de políticas sociais pró ativas. Apresentamos a conceção de uma proposta para um novo modelo de gestão que, promova a capacitação, participação e a autonomia com base nas expetativas e necessidades, e seja uma conquista na valorização das pessoas idosas. Esta gestão requer a participação ativa dos residentes e implica uma supervisão profissional efetiva das atividades de vida diária no sentido de proporcionar segurança e bem-estar aos residentes. Neste domínio os profissionais de Serviço Social e outros profissionais que compõem a equipa de gestão dos cuidados são essenciais para acompanharem e motivarem as pessoas idosas e promoverem a sua qualidade de vida.Item Gestão da qualidade nas organizações sociais - impactos da implementação da norma ISO 9001(2016) Perdigão, Maria Luísa Banco Vilaça; Ferreira, Aida, orient.As organizações sociais, dependem dos seus clientes e, consequentemente, deverão compreender as suas necessidades atuais e futuras, satisfazer os seus requisitos e esforçar-se por exceder as suas expectativas. Existe uma preocupação a nível global com a qualidade dos serviços prestados o que “obriga” as organizações sociais a pensar o conceito da gestão da qualidade à luz de um referencial normativo. É esta consciencialização que temos vindo a assistir com o aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias em vários países e também em Portugal. Este estudo incidiu em cinco Instituições Sociais com finalidades não lucrativas, com recurso à metodologia qualitativa, através de entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, da análise documental das Normas ISO 9001 e ainda da análise estatística. Através destas foi possível concluir que a norma ISO 9001 confere impactos positivos, a nível organizacional, no sentido, em que é a gestão da qualidade é que vai trazendo consciência de que o trabalho de uma pessoa está em cadeia com os demais e isso, reflete-se no bom funcionamento da Instituição. Contribui também para a inovação e desenvolvimento sustentável porque as boas práticas resultantes do Sistema de Gestão da Qualidade acabam por levar a Instituição a ter que refletir de forma continuada sobre o seu posicionamento no setor social. A nível da satisfação de clientes as Instituições Sociais têm instrumentos de aferição para aplicar, entrevistas e/ou questionários aos clientes, e neste contexto, alguns deles, já começaram a perceber de que podem exigir mais e que isso é valorizado. Também é favorável a nível de relações humanas porque estreita laços afetivos entre todas as pessoas. A nível de constrangimentos considerou-se a burocracia com o aumento do número de registos; dificuldades na interpretação da norma e na terminologia utilizada; e os custos financeiros com a certificação e manutenção da norma que são significativos.Item Gestão da prevenção de riscos psicossociais nos lares residenciais para pessoas com deficiência no distrito de Faro(2016) Oliveira, Maria de Fátima Morgado Barreto de; Silva, Carla Sofia Rocha da, orient.Portugal, à imagem dos países da Europa, vive uma crise económica que adensa a precariedade laboral e a falta de expectativas no futuro. As mudanças tecnológicas, sociais e organizacionais refletem-se ao nível social e económico e provocam impacto psicológico, social e físico, com implicações nas estruturas familiares, laborais e organizacionais. O agravamento das exigências aos trabalhadores e a necessidade permanente de atualização induz alterações emocionais pela sujeição a agressões psicossociais, altera a perceção do risco que se encontra omnipresente no quotidiano, e consequentemente, influencia as políticas de gestão de recursos humanos e de segurança e saúde no trabalho e promove conflitos interpapéis. Esta realidade é global, mas a sua maior incidência tende a dar-se nos serviços de saúde ou apoio, na qual se inscrevem os lares residenciais para adultos com deficiência alvo do presente estudo, que pretendeu obter dados precisos e consistentes que afiancem a mudança de paradigma aglutinador de desafio aos seus trabalhadores e avaliem a predisposição para riscos profissionais, nomeadamente os riscos psicossociais muitas vezes estereótipos e estigmatizados quanto ao seu impacto nocivo. Para o efeito incitou-se o interesse das entidades mencionadas para a avaliação do bem-estar dos seus trabalhadores e conhecimentos relativos à dinâmica organizacional por meio de questionário individual e confidencial, que revelou a perceção e representação sobre o seu suporte social, a dinâmica laboral aliada a uma cultura organizacional que tendencialmente influência o bem estar ocupacional e emocional e o reconhecimento de riscos profissionais, bem como do papel da gestão e participação, que a investigadora sabe pela sua experiência pessoal exigirem práticas sociais e políticas de equilíbrio entre ambas as esferas da vida quotidiana.Item A gestão do socorro em situação de catástrofe na Ilha Terceira - o papel do serviço social nas equipas de intervenção psicossocial(2016) Reis, Florbela Romeira; Amaro, António Duarte, orient.Com os novos desafios emergentes surgem novos riscos, que levam cada vez mais ao confronto com acontecimentos trágicos, que pela sua natureza e magnitude afetam a nossa forma de viver o presente e pensar o futuro. Muito embora na lei de bases da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Lei nº27 de 2006, não seja aprofundado o papel e a importância da intervenção do Serviço Social em situações de catástrofe, dando-se uma maior importância às questões do socorro e salvamento, não podemos esquecer que aliada a esta vem a intervenção social e neste sentido necessitamos cada vez mais especializar técnicos nestas áreas nomeadamente Assistentes Sociais, pois só assim podemos fazer uma intervenção eficaz e eficiente. A presente dissertação tem como objetivo geral conhecer o papel do Assistente Social nas Equipas de Intervenção Psicossocial na Ilha Terceira, a metodologia integrada nesta investigação utilizou instrumentos de cariz qualitativo, pesquisa e análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas, estas foram às bases metodológicas fundamentais para responder aos objetivos desta investigação. Neste contexto foram aplicadas entrevistas aos técnicos sociais que fazem parte das instituições que compõem o PME (Plano Municipal de Emergência), aos Presidentes de Câmara de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Presidente do SRPCBA (Serviço Regional Proteção Civil e Bombeiros Açores) e à Coordenadora do Núcleo Ação Social de Angra do Heroísmo. Da análise dos resultados concluiu-se que a maior parte dos técnicos entrevistados não possui formação específica na área de intervenção em situação de catástrofe, a Equipa de Intervenção Psicossocial na Ilha Terceira não se encontra organizada, as funções desempenhadas pelos Assistentes Sociais em situações de catástrofe incidem essencialmente no levantamento de necessidades e articulação com outras entidades, as maiores dificuldades encontradas no terreno pelos Assistentes Sociais em situação efetiva de catástrofe, remetem à falta de coordenação, falta de formação e funções não atribuídas.Item O acolhimento em lar de pessoas idosas com demência e a prestação de cuidados(2016) Mestre, Alexandra de Brito Lacerda Cristiano e ; Vieira, Isabel, orient.O envelhecimento populacional é uma questão em destaque; comprovam-no as estatísticas e o elevado número de publicações nesta área. Do aumento generalizado do número de Pessoas Idosas institucionalizados emerge a necessidade de conhecer e compreender melhor o acolhimento da pessoa idosa com demência no Lar ASAS. O presente estudo explora, assim, o que é o envelhecimento e velhice; a demência – doença mental; a Prestação de Cuidados e os Cuidadores, e o acolhimento social, segundo a opinião das pessoas idosas residentes. O objetivo primordial desta investigação é analisar O Acolhimento em Lar de Pessoas Idosas com Demência e a Prestação de Cuidados, a partir da observação, da experiencia das ajudantes de ação direta e da opinião das pessoas idosas residentes. A investigação desenvolveu um estudo de caso, exploratório, numa instituição de Lisboa; aplicaram-se questionários a 10 utentes da instituição e 6 entrevistas semi-diretivas às ajudantes de ação direta da ASAS – Associação para Serviços de Apoio Social. A Metodologia seguida foi a qualitativa, numa abordagem compreensiva para a identificação das práticas de cuidados quotidianos. Os resultados apresentam que os utentes, no geral, encontram-se satisfeitos com a prestação de cuidados a que estão sujeitos e mostram, igualmente, que a relação com as ajudantes de ação direta é estruturante para a sua segurança e conforto. Na opinião das AAD como cuidadoras, estas mostram-se satisfeitas com o serviço prestado ás pessoas idosas, mas dizem que necessitam de mais conhecimentos sobre a especificidade e particularidades das pessoas com demência, a fim de sentirem uma maior segurança no seu desempenho e prestarem serviços de melhor qualidade.Item Perfil e expectativas dos alunos das academias séniores : a dimensão da gestão : o caso do concelho de Loures(2017) Pires, Maria Teresa Esteves Nunes; Ferreira, Aida, orient.A presente dissertação intitulada Perfil e Expectativas dos Alunos das Academias Séniores, A Dimensão da Gestão. O Caso do Concelho de Loures, surge no âmbito do Mestrado de Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar, tem como temática o envelhecimento da população idosa, e como objecto de estudo as três estruturas não formais de apoio socioeducativo, todas elas sediadas no concelho de Loures, como é o caso da Academia Sénior de São João da Talha, Academia dos Saberes de Sacavém e de Loures. O envelhecimento inscreve-se, em termos teóricos, na problemática da articulação entre intervenção social com pessoas idosas e a gerontologia social. Em termos mais específicos, o presente trabalho de investigação pretende aferir o perfil e expectativas dos alunos das Academias Séniores do concelho de Loures, relativamente às suas experiências nas Academias, assim como perceber as formas de organização e gestão existentes, ao nível dos recursos humanos, financeiros e de espaços físicos. Relativamente aos alunos, situamo-nos numa abordagem quantitativa dos factos, privilegiando a importância de um conhecimento objectivo desses fenómenos sociais, produzido em relação com os actores concretos nos contextos onde desenvolvem a sua acção. Num universo de 1366 foram aplicados 277 inquéritos auto administrados aos alunos. Foi também desenvolvida uma abordagem qualitativa através das técnicas de entrevistas semi-directivas exploratórias, duas, (Presidente e aluno das Academias Seniores), acrescido de outras duas entrevistas exploratórias (Coordenador da AS de Sacavém e Loures) e ainda pesquisa documental. Toda a informação recolhida foi alvo de tratamento qualitativo e quantitativo, através da análise de conteúdo e tratamento de dados pelo programa software informático Excel. No que diz respeito aos resultados da investigação, confirma-se uma maior propensão da população feminina nas Academias Seniores (64%), a média de idades é de 67 anos e os alunos são maioritariamente casados (61,3%). Da amostra, 43% possuem curso superior e 25% frequentaram o ensino secundário. A média de filhos é de 1,7 e as preocupações dos alunos subdividem-se entre a área da saúde e a segurança no meio envolvente. As maiores preocupações dos alunos das AS situam-se ao nível da saúde e da segurança e a sua satisfação pelo projecto é significativamente positiva.Item Violência escolar na perspectiva dos jovens : contributos para a gestão e as práticas socioeducativas na escola básica 2, 3 Monte de Caparica(2017) Ramos, Maria Elisa Fraústo Coelho; Passarinho, Isabel Cristina da Conceição, orient.Actualmente a escola enfrenta desafios complexos sendo preciso pensar e reflectir sobre alguns dos seus problemas como a violência escolar. A violência escolar surge sobretudo de interacções sociais entre alunos, contudo trata-se de um fenómeno com diversas dimensões e interpretações sem uma explicação única e com manifestações e gravidades diversas, com elementos que contribuem para a sua existência e permanência. Neste âmbito, quisemos compreender melhor o fenómeno da violência escolar privilegiando a perspectiva dos alunos. O pressente trabalho trata de um estudo de caso numa Escola Básica no Concelho de Almada. Para concretizar o estudo e dar voz aos alunos, realizámos um percurso iniciático pela metodologia mista com recurso a um inquérito por questionário aos alunos de três turmas do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico - 5º, 7º e 9º anos, uma entrevista colectiva a dez alunos de diferentes anos de escolaridade (com percursos e desempenhos escolares também diferentes), e ainda uma entrevista em profundidade a uma aluna dita problemática. Realizámos ainda três entrevistas a profissionais que se distinguem pelo seu percurso e desempenho profissional em contexto educativo. Os resultados do estudo apresentam percepções que os alunos têm da escola e da violência escolar permitindo-nos identificar formas de gestão e práticas socioeducativas que podem interferir na prevenção e redução da violência.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »