Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar

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    Papel dos centros de dia na promoção do envelhecimento ativo
    (2023) Ferrador, Diana Alves Portugal; Garcia, Ana Paula, orient.
    O envelhecimento faz parte integrante do processo natural da vida, fazendo dos idosos uma população muito presente na nossa sociedade. Apesar de representarem uma grande fatia da população, a sua contribuição para a mesma é pouco significativa, pelo que foi, necessário a criação de respostas sociais que permitissem que a população idosa se tornasse mais autónoma e mantivesse a sua rotina, sem ser um peso para a sociedade. Esta dissertação teve como intuito perceber principalmente como os Centros de Dia conseguem proporcionar um envelhecimento ativo e o efeito da pandemia Covid-19. Tendo como suporte toda uma pesquisa documental sobre o tema do envelhecimento ativo, o qual envolve a população idosa, optando por se focar especialmente na resposta social de Centro de Dia. Este trabalho tem como objetivos compreender toda a envolvente do Envelhecimento Ativo; conhecer/compreender a dinâmica dos Centros de Dia; compreender a intervenção social com a pessoa idosa e por último compreender a influência da pandemia Covid-19 na promoção do Envelhecimento Ativo. Em termos metodológicos seguiu-se uma metodologia qualitativa, tendo-se optado pela realização de entrevistas semiestruturadas realizadas a profissionais da área social e utente de Centro de Dia. Foi também utilizado pesquisa bibliográfica para todo o enquadramento teórico e foi efetuada análise de conteúdo temática para o tratamento dos dados recolhidos para o desenvolvimento desta dissertação Foi possível observar que a resposta social de Centro de Dia tem um grande impacto positivo nos idosos, pois permite que os mesmos se mantenham autónomos, tendo sempre em conta o seu bem-estar e necessidades, sendo os profissionais da área social os principais contribuidores para que isso aconteça. Sendo significativo perceber o impacto que o Covid-19 teve tanto na vida dos idosos, como destes profissionais. A contribuição do presente trabalho, foi desenvolver um tema de grande impacto e significância na sociedade atual, com o intuito de desmistificar preconceitos que existam sobre a população idosa, demonstrando que os idosos são sujeitos de direitos capazes de tomarem as suas próprias decisões e contribuírem para a sociedade atual. Demonstrando também que a criação e o continuo melhoramento da resposta social de Centro de Dia teve um grande impacto não só na vida dos utentes inscritos na mesma como para os técnicos da área social que realizam a sua intervenção com os idosos, entre si e com o meio envolvente dos utentes.
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    A intervenção no luto em unidades de cuidados paliativos
    (2023) Silva, Inês Garlito e; Ferreira, Ana Paula, orient.
    A perda de alguém significante pode influenciar a dinâmica de uma família, uma vez que o contexto familiar é modificado e os seus membros vêm-se obrigados a reorganizar-se e a redefinir papéis. Um funcionamento familiar saudável, onde a comunicação e a expressão de sentimentos prevalecem, bem como a coesão entre os membros familiares, pode contribuir para um processo de ajustamento adaptativo à situação de perda. A presente dissertação de mestrado tem como finalidade abordar, compreender e caracterizar a intervenção realizada no contexto das Unidades de Cuidados Paliativos em Portugal. Tendo por base uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dez Assistentes Sociais que desenvolvem o seu trabalho em Unidades de Cuidados Paliativos, procurando, através desta, analisar e refletir acerca da intervenção do Serviço Social em Unidades de Cuidados Paliativos, nomeadamente no contexto das equipas multidisciplinares. Os resultados demonstram a importância da intervenção do Assistente Social nas Unidades de Cuidados Paliativos, quer no acompanhamento aos doentes como às suas famílias, funcionando como mediador entre a restante equipa técnica e o doente/família. O profissional de Serviço Social deve ser dotado de diversas competências, nomeadamente: escuta ativa, empatia, compreensão e comunicação eficaz. Ao trabalhar em contexto de Unidades de Cuidados Paliativos, tem como principais funções orientar, auxiliar, acompanhar e compreender a visão do doente e da sua família. No entanto, constata-se que o desafio mais identificado pelas participantes foi referente à dificuldade em lidar com a saúde mental e com a sobrecarga diária que ao trabalhar em contexto de Unidades de Cuidados Paliativos, naturalmente, exige. Esta investigação contribuiu para que haja mais conhecimento e reflexão, no que diz respeito às práticas profissionais destes técnicos, que acabam por ser esquecidos diversas vezes quando falamos na área da saúde, visto que cada vez mais estes representam e exercem um papel crucial no que compete ao trabalho com o doente e com a família.
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    Panorama da estratégia nacional para as pessoas de sem-abrigo : um novo olhar sobre as pessoas em situação de sem-abrigo
    (2023) Perú, Jéssica Verónica Cruz Martel; Bracons, Hélia, orient.
    A presente dissertação aborda a problemática das pessoas em situação de sem-abrigo e a Estratégia Nacional para as pessoas em situação de sem-abrigo. A Estratégia Nacional para integração de pessoas em situação sem-abrigo foi implementada e apresentada, publicamente, a 14 de março de 2009, visando a elaboração de respostas para que ninguém tivesse de permanecer na rua por ausência de alternativas, bem como monitorizar o fenómeno. A metodologia utilizada nesta investigação baseou-se numa abordagem qualitativa. A investigação pretende, através dos discursos de 16 profissionais que intervêm junto da população de rua e de quem tem muito conhecimento sobre ENIPSSA, compreender se a Estratégia Nacional tem sido eficaz e eficiente na reposta às necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo e atenuado o fenómeno. Os principais resultados permitem constatar que a Estratégia Nacional para as pessoas em situação de sem-abrigo tem sido importante para um melhor entendimento da problemática. A ENIPSSA elaborou um novo conceito a nível nacional, que promoveu a inclusão das pessoas em situação de sem-abrigo. A implementação e o alargamento dos NPISAS e o aparecimento de uma ajuda especializada no âmbito da intervenção, o gestor de caso. Estratégia Nacional para as pessoas em situação de sem-abrigo necessita ajustar várias questões: existir linhas de financiamento no âmbito da ENIPSSA; mais respostas de alojamento; respostas de alojamento com mais durabilidade; mais respostas de Housing First, respostas ajustadas a cada indivíduo; mais acompanhamento técnico nos modelos Housing First e apartamentos partilhados; mais respostas de emergência; existir mais recursos humanos; assegurar o acesso aos cuidados na saúde mental; mais apoio dos municípios na ENIPSSA; uniformização do novo conceito; participação das pessoas em situação de rua na ENIPSSA; respostas menos burocráticas e promover a sensibilização da comunidade sobre as pessoas em situação de sem-abrigo.
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    Pandemia Covid-19 nos idosos inserios em ERPI : perceção dos técnicos
    (2023) Oliveiros, Marta dos Santos; Gameiro, Fátima, orient.
    O aumento do envelhecimento demográfico tem demonstrado as fragilidades existentes no domínio das políticas sociais. A institucionalização do idoso surge frequentemente como indispensável e necessária por diversas razões, nomeadamente quando deixam de existir condições de permanência na sua habitação devido a perdas funcionais a nível físico, cognitivo e/ou relacional. A pandemia COVID-19 veio trazer alterações na sociedade, nomeadamente, necessidade de implementação de medidas para evitar a propagação da doença. Com o objetivo de compreender a perceção dos técnicos em relação ao impacto da pandemia COVID-19 nos idosos inseridos em ERPI, foram entrevistados 15 técnicos de ERPI’s de diferentes tipologias – IPSS, com fins lucrativos e Santa Casa da Misericórdia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas estruturadas. Como resultados, segundo os técnicos, as principais rotinas utilizadas foram a divisão dos idosos por alas/pisos, o condicionamento das visitas/saídas, o foco nas atividades individuais e a promoção do distanciamento social. As principais influências relatadas na vida dos idosos foram sentimentos de solidão, de isolamento e de estranheza, desorientação, conflitos entre utentes e declínio cognitivo e físico. Para estimular a funcionalidade individual foram dinamizadas atividades individuais de estimulação física e cognitiva e maior dinamismo da fisioterapia, psicomotricidade e da animação sociocultural e para a funcionalidade relacional houve um investimento nas novas tecnologias. As medidas adotadas focaram-se na separação dos espaços físicos, distribuição de atividades individuais, testagem em massa, aquisição/reforço dos EPI’s e no apoio das equipas exteriores. Como estratégias de combate à COVID-19 elencaram o aumento de analgésicos. O maior desafio identificado foi a gestão (de emoções, de recursos humanos e do espaço físico da estrutura) e as maiores oportunidades, o aumento de comunicação com a família, de acompanhamento e monitorização dos utentes e a utilização das tecnologias. Como conclusão, observou-se semelhanças entre as medidas adotadas pelas três estruturas, uma vez que todas se guiaram pelas orientações da DGS. As diferenças assentam na iniciação de Snoezelen na IPSS, as escalas para saídas dos quartos na Santa Casa da Misericórdia, e as visitas através de acrílico na ERPI com fins lucrativos.
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    O percurso de jovens para a autonomização
    (2022) Baptista, Rute Candeias; Marques, Jacqueline, orient.
    O presente estudo aborda o processo de autonomização de jovens em situação de perigo inseridas na resposta social de acolhimento residencial e apartamento de autonomização da Associação de Proteção à Rapariga e à Família (AIPAR). Com o estudo pretendeu-se conhecer a perceção das jovens em relação ao seu processo de autonomização das jovens. Tratou-se de um estudo descritivo de natureza mista. A recolha de dados foi laborada a partir de inquérito por questionário a nove jovens, do género feminino, que se encontram acolhidos na AIPAR. Os principais resultados obtidos na presente investigação permitiram concluir que a maioria das jovens se encontrava com expetativas para o momento da saída da instituição, no entanto, com a consciência de que as ajudas exteriores vão ser um apoio para o futuro. A participação na elaboração do seu projeto de autonomização foi referida pela maioria das jovens. A maioria tem como ambição ter um trabalho, continuar a estudar, ter uma família e, por fim, ter uma casa. As jovens consideram que desenvolveram um conjunto de competências que as capacita para a sua saída da instituição e autonomização, nomeadamente para as diferentes realidades diárias, para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da resiliência e da capacidade de lidar com os obstáculos, contratempos e sucessos após a saída da instituição.
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    Liderar em tempo de mudança : estudo de caso : o impacto pandémico na residência sénior avós arco-íris
    (2023) Santos, Maria Teresa Leirôa Gomes; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    O mundo sofre o impacto da pandemia Covid-19, marcando a sociedade com mudanças vertiginosas. As instituições restruturaram de forma urgente o seu funcionamento, onde a mudança e o impacto da pandemia levaram a consequências de desgaste e stress da equipa multidisciplinar no seu quotidiano. Esta investigação debruça-se sobre o estilo de liderança em torno do papel da Direção Técnica da ERPI e a respetiva dinâmica entre os elementos fundamentais de liderança: o grupo, a influência, a situação, a motivação e os objetivos, na conquista de resultados e superação das dificuldades ao longo da pandemia. O tema “Liderar em tempo de mudança - Estudo de Caso: o impacto pandémico na Residência Sénior Avós Arco-Íris” resulta da necessidade de avaliar a liderança e gestão do trabalho numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Para tal, serão avaliados os dados empíricos obtidos na investigação, através de uma análise mista. A amostra do estudo é igual ao universo, considerando nesta amostra os 16 elementos da equipa multidisciplinar de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 25 anos e os 62 anos, representada pela diretora técnica (DT), pela assistente social, pelo médico, pelo enfermeiro, pela encarregada geral, pela coordenadora geral, pela animadora sociocultural e por 9 ajudantes de acção direta (AAD’s). A liderança é um fator importante para o funcionamento de uma equipa, sendo imprescindível a envolvência emocional e estabelecimento de relações interpessoais entre o líder e os colaboradores, facilitando a gestão do trabalho e o bem-estar geral da Instituição. Analisando os resultados da investigação adquiridos na entrevista semi-estruturada à equipa multidisciplinar e aos residentes, assim como no questionário realizado às ajudantes de ação direta, onde foi feita a análise da liderança, satisfação, motivação e desgaste da equipa profissional da ERPI, assim como a opinião dos utentes, sobre a Covid-19 e o que trouxe de novo à residência. Considera-se que, apesar do cansaço e das adversidades vividas, existe uma liderança positiva com união do grupo multidisciplinar, e um objetivo comum, o bem-estar do idoso.
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    Gestão de serviços SAD : riscos e prevenção dos cuidadores formais de idosos
    (2022) Rodrigues, Otília Maria André; Garcia, Ana Paula, orient.
    O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma das respostas sociais que mais cresce em Portugal, os cuidadores formais têm-se destacado no apoio e cuidado aos mais velhos, este tipo de serviço veio permitir que os idosos permaneçam na sua habitação e integrados na comunidade local, onde podem beneficiar de cuidados de saúde especializados. Sendo declarado no dia 11 de Março de 2020, pela Organização Mundial de Saúde, um problema de saúde pública o coronavírus, identificado como a COVID 19, veio expor as fragilidades já existentes do apoio domiciliário, colocando os cuidadores em situação de risco crítico e consequentemente os idosos ou quem necessite desse apoio. Os Agentes de Geriatria, os também chamados Ajudantes Domiciliarias, inseridos no campo dos cuidadores formais, expostos à COVID19, e devido ser um assunto bastante relevante, foi o tema escolhido para esta investigação. Este tipo, de cuidadores fazem parte de um grupo essencial nos nossos dias, devido ao envelhecimento crescente da população, porém os mesmos estão expostos a um vasto número de riscos laborais, onde se podem referir os fatores físicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais, os quais originam subcarga de trabalho, doenças profissionais e acidentes. Mediante o exposto, achou-se pertinente um estudo relacionado com o tema escolhido pela mestranda, identificando os riscos e as ações preventivas, por parte dos Coordenadores de SAD, no sentido de minimizá-los, uma vez que a sua ocorrência gera transtornos pessoais, familiares e sociais, assim como prejuízos não só para os indivíduos, como para as organizações e para o estado. Pretendeu-se assim investigar, quais os desafios da Gestão e a problemática sentida pelas agentes de geriatria no exercício das suas funções, como cuidadoras formais, no Apoio Domiciliário, descrever e perceber como evoluíram os riscos dos Ajudantes Domiciliárias, Cuidadores Formais em tempo de Pandemia, de forma a construir um instrumento exploratório de análise que possa constituir-se como um instrumento de gestão nas organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Foram realizadas 15 Ajudantes Domiciliarias/Ajudantes de Geriatria e Apoio à Comunidade (AGAC), 2 coordenadores de SAD e para finalizar fez-se uma breve entrevista ao médico da medicina do trabalho da instituição, a fim de perceber melhor os riscos laborais. Conclui-se que as dificuldades foram agravadas pela falta de recursos disponíveis e também pela modalidade de teletrabalho, nas áreas de intervenção. Apesar de todas as dificuldades, e da subcarga das equipas, foi demostrada capacidade de adaptação ao novo evento, sendo introduzido a intervenção através dos meios de comunicação à distância, entre os coordenadores, os ajudantes familiares e familiares dos idosos.
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    As perceções sobre o ensino profissional
    (2023) Silva, Leonor Cardoso da; Marques, Jacqueline, orient.
    Em Portugal, assistiu-se no ano letivo 2004/2005 a uma reestruturação do ensino profissional. Este estudo tem como objetivo perceber as perceções dos alunos e dos docentes relativamente ao ensino profissional. Para o efeito, elaborou-se um estudo descritivo de natureza mista. Os dados foram recolhidos através do inquérito por questionários aos alunos do ensino profissional e CEF e a entrevista a docentes do mesmo tipo de ensino. Foram inquiridos um total de 56 alunos, 44 do ensino profissional do 10º,11º e 12º ano e os restantes 12 do ensino CEF do 7º,8º e 9º ano, no que se refere as entrevistas estas foram aplicadas a dois docentes do ensino profissional e a dois do ensino CEF. Concluiu-se que os alunos de ambos os tipo de ensino profissional, assim como os docentes entrevistados possuem uma visão e opinião positiva em relação ao ensino profissional. Os alunos inquiridos, na sua maioria, sentem-se realizados com o curso que frequentam e pretendem após o seu términus ingressar o mercado de trabalho. Destaca-se o facto de este tipo de ensino permitir a muitos jovens finalizar os seus estudos, aumentando, assim, a sua qualificação e capacidade de integrar o mercado de trabalho.
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    Envelhecer sem ter medo de viver : as competências profissionais na intervenção social junto dos/as idosos/as vítimas de violência doméstica
    (2022) Lopes, Verónica Sofia de Lemos; Ferreira, Paula Isabel Marques, orient.
    A violência doméstica contra a pessoa idosa manifesta-se como um grande problema social, sendo que esta não escolhe género, orientação sexual, etnia, estatuto socioeconómico e/ou religião, revelando um impacto biopsicossocial nas vítimas idosas. Esta problemática é, nos dias de hoje, uma das grandes preocupações na sociedade portuguesa uma vez que o número de vítimas acresce a cada dia. Neste âmbito, o presente trabalho de investigação reflete sobre a temática das competências profissionais na intervenção social junto dos/as idosos/as vítimas de violência doméstica, tendo como principais objetivos: 1) Conhecer a perceção dos profissionais relativamente à problemática da violência doméstica contra a pessoa idosa, e 2) conhecer o tipo de competências que são necessárias para intervir nesta problemática. A metodologia utilizada nesta investigação baseia-se numa abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas a vinte profissionais de diferentes áreas, com experiência de intervenção nesta problemática. Os principais resultados permitem constatar a existência de diversas formas de violência exercidas sobre a pessoa idosa e os desafios que estas colocam à segurança da pessoa idosa que é vítima deste crime, bem como a necessidade de uma intervenção especializada neste domínio. Quanto às competências para intervir nesta problemática, os resultados permitem constar que estes possuem uma grande importância no desempenho das funções dos profissionais, com destaque para a atenção/observação, escuta ativa e conhecimento/formação. Relativamente às competências consideradas necessárias integrar na intervenção são destacadas o tempo/disponibilidade, compreensão, respeito e confiança.
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    Olhar para as casas de acolhimento em tempos de pandemia por COVID-19
    (2022) Silva, Laura Barata da; Gameiro, Fátima, orient.
    A pandemia Covid-19 levantou inúmeras questões que desafiaram a intervenção social. Este estudo tem como objetivos conhecer, em época de pandemia, os desafios impostos na dinâmica de Casas de Acolhimento (CA), as alterações ao nível do funcionamento das crianças e as práticas de intervenção adotadas. A amostra é constituída por 27 elementos, duas diretoras técnicas, duas assistentes sociais, duas psicólogas, quatro educadores de infância e dezassete auxiliares de educação. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, e as técnicas suportaram-se na entrevista semiestruturada e na análise de conteúdo no âmbito da interpretação. Como resultados, o desafio mais identificado foi a dificuldade em manter as crianças restritas à CA; a maioria dos participantes relatou maior agitação e instabilidade das crianças e maior aproximação destas ao adulto; as práticas de intervenção mais utilizadas junto das crianças foram um maior cuidado ao nível das rotinas de higienização e existência de procedimentos de isolamento; junto das entidades jurídicas e das equipas parceiras, o teletrabalho e o recurso às plataformas digitais; na saúde, as consultas via telefone e as videochamadas, nos restantes domínios, utilização de novas tecnologias. Conclui-se, na relação das perceções das equipas técnica e não técnica, que a maioria das respostas foram consensuais, que os desafios impostos na dinâmica da CA foram maioritariamente ao nível da gestão das crianças, as alterações ao nível do funcionamento das crianças traduziu-se em instabilidade e as práticas de intervenção foram centradas na higienização e no uso da tecnologia.
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    A liderança na gestão de equipas em IPSS : o as como líder
    (2021) Seúlo, Jorgina Liudmila Catala; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    Para uma liderança de sucesso, deverá ser medido competências como gestão, além das competências emocionais elevadas, saber aplicar os estilos de liderança a cada situação deparada no seio da organização. Ser influenciada e saber envolver a equipa para atingir com maestria os objectivos propostos. A presente investigação retrata os estilos de liderança presentes e aplicados pelos líderes das IPSS’s estudadas. Temas como motivação, satisfação, abordagens e conceitos de liderança, foram propostos a serem estudados, com recurso a revisão bibliográfica de outros estudos já efectuados. Foi obtida a informação necessária, com recurso de um questionário a uma amostra da população ativa na Área do Distrito Lisboa, que foi alvo de tratamento estatístico com várias IPSS, demostraram que um líder eficaz deverá não só revelar conhecimento técnico para transmitir aos liderados que executam as tarefas, mas também a capacidade para lidar com as pessoas, para comunicar com os funcionários no sentido de realizarem o trabalho desejado. Estes mesmos resultados demonstraram a preferência transversal dos líderes nas IPSS’s pela adopção do estilo de liderança democrático, independentemente das variáveis situacionais que explanam algumas situações conflituais. No sentido oposto, o estilo de liderança autocrático é o menos adoptado pelos mesmos.
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    Liderança numa IPSS : papel da liderança servidora
    (2022) Zambujo, Dora do Anjo Marques; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.
    A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As A valorização das pessoas a nível pessoal e profissional, tem vindo a ganhar importância. Os/As líderes da atualidade reconhecem a importância dos/as colaboradores/as e da necessidade da sua capacitação para que possam desempenhar um bom trabalho. O principal objetivo deste trabalho é perceber que tipo de liderança predomina na organização Associação Beneficência Casas S. Vicente de Paulo (ABCSVP), e qual o seu impacto nos/as colaboradores/as. Pretende-se também verificar se a liderança servidora é predominante. Com os objetivos específicos pretende-se analisar a liderança presente na organização; identificar se a liderança exercida na organização corresponde à liderança servidora.; analisar os propósitos e compromissos desenvolvidos pela organização com os/as colaboradores/as ao nível dos fatores: empatia, humildade, confiança poder, mapeamento persuasivo e intendência organizacional; verificar os valores relevantes para uma liderança servidora e compreender a influência da liderança organizacional nos colaboradores/as. A liderança servidora é uma liderança que é caracterizada pelo serviço aos outros. O/A líder servidor/a constrói a sua autoridade sempre que serve os outros e se sacrifica pelos mesmos. Esta liderança exige, no entanto, autodisciplina e o firme compromisso de criar no local de trabalho eficácia e produtividade, bem como oportunidade para o crescimento pessoal de todos. O/a líder na sua ação deve usar o soft power, o poder da influência, a capacidade de inspirar e mover os outros em prol de causas justas, corretas e nobres. Quanto á metodologia o tipo de pesquisa é a exploratória, a recolha de dados usada é a pesquisa documental e bibliográfica, a observação é a participante e em algumas situações é a não participante, quanto às técnicas de análise de dados são as qualitativas e as quantitativas. Realizou se um pré-teste a 7 pessoas fora da organização. A organização apresenta um universo de 230 colaboradores/as, a amostra é de 83 pessoas. Foram aplicados 70 questionários aos/as colaboradores/as e 8 entrevistas às chefias, foi também realizado o focus group a 5 colaboradores/as da organização. Quanto aos principais resultados obtidos, observa-se que as chefias apresentam diferentes tipos de liderança para com os/as colaboradores/as, em alguns dos/as líderes denota-se traços mais acentuados de liderança servidora como por exemplo: delegação de tarefas, valorização do trabalho, atribuição de autonomia, tratamento justo e equitativo dos/as colaboradores/as, promoção de ambientes saudáveis de trabalho e bem-estar. Os/As líderes servidores/as apresentam comportamentos humildes, autocontrolados e respeitadores, e promovem o diálogo. Os resultados do estudo demonstram que apesar de existirem alguns traços de liderança servidora tais como: a confiança a adaptabilidade, criatividade, empatia, alguma flexibilidade e motivação para fazer cada vez melhor, não se pode concluir que a liderança na organização seja na sua totalidade uma liderança servidora.
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    Gestão de equipas de rua para pessoas em situação de sem-abrigo: o caso da Região Autónoma da Madeira
    (2021) Freitas, Diana Mónica Lima de; Ferreira, Paula, orient.
    Nos dias de hoje, assistimos a um aumento significativo ou maior visibilidade de pessoas em situação de sem-abrigo, nos grandes centros urbanos, por ser um local de maior concentração de respostas sociais. É neste contexto que surgem as Equipas de Rua com o objectivo de melhorar as suas condições de vida. Assume-se então com os resultados desta investigação que o trabalho desenvolvido por estas equipas é essencial e contribui de forma positiva para a integração social das pessoas que delas beneficiam. A presente Dissertação foca a sua investigação numa amostra composta por 82 pessoas que se encontravam em situação de sem-tecto entre os meses de abril e junho de 2020 na Região Autónoma da Madeira (RAM), utilizando a metodologia quantitativa através da aplicação do inquérito por questionário. Foi ainda selecionada uma segunda amostra composta por 3 peritos de referência a nível nacional e regional ligados à temática da população em situação de sem-abrigo, pelos 3 gestores e pelas 5 técnicas das Equipas de Rua da RAM para pessoas em situação de sem-abrigo a exercer estas funções no ano de 2020, e por 3 pessoas que já estiveram nesta condição de sem-abrigo e que foram acompanhadas por Equipas de Rua na sua integração, utilizando a metodologia qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas, ambas as metodologias, com o objectivo de perceber como a gestão das Equipas de Rua para pessoas em situação de sem-abrigo contribui para a integração social desta população. De um modo geral, os dados resultantes do processo de investigação permitem-nos perceber que, do conjunto de apoios prestados pelas Equipas de Rua na integração social das pessoas que se encontram em situação de sem-tecto, os mesmos referiram importância no incentivo para a sua integração social, através da ajuda pela procura de alojamento condigno, do tratamento da documentação, do apoio psicossocial, do acompanhamento e incentivo à realização de tratamentos de desabituação e do acesso a diversos serviços da comunidade. No que toca à gestão de Equipas de Rua, técnicos e especialistas partilham a opinião que a valorização profissional é importante para os membros das Equipas de Rua, pois desenvolvem um trabalho de maior risco, com grande desgaste emocional e físico. Estes resultados mostram claramente a importância das Equipas de Rua e instituições de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo.
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    A importância da avaliação e gestão de desempenho na motivação organizacional: o caso da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei
    (2022) Vicente, Diana Mendes; Reis, Felipa Lopes dos, orient.
    As pessoas são quem controla e sustenta uma organização. O segredo de uma organização bem-sucedida está na gestão que a mesma exerce sobre as pessoas. E assim é também nas organizações sociais, onde os colaboradores desempenham um papel fundamental no funcionamento e sucesso das mesmas. Neste sentido, torna-se fulcral a motivação dos colaboradores. A presente investigação assenta nas práticas de gestão de pessoas, nomeadamente na da avaliação e gestão de desempenho e na motivação organizacional, objetivando-se compreender a importância da avaliação e gestão de desempenho na motivação dos colaboradores. O presente estudo efetuou-se na Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei, através de uma metodologia mista, com recurso a diferentes métodos de recolha de dados: na abordagem qualitativa, recorreu-se à entrevista semiestruturada à diretora técnica, que exerce a função de gestão de pessoas; e na abordagem quantitativa, aplicou-se um inquérito por questionário do tipo fechado, a 58 dos 63 colaboradores da organização. A entrevista contém dez questões e o questionário nove questões e ambos se encontram divididos para temas de investigação: Gestão de Pessoas, Fatores de Motivação no Trabalho, Avaliação de Desempenho e Avaliação e Gestão de Desempenho. Os resultados obtidos mostram que os colaboradores da UCCI consideram como fatores que mais contribuem para a sua motivação: a boa relação com os colegas e a recompensa salarial como fatores extrínsecos e o crescimento pessoal e a realização pessoal como fatores intrínsecos. Tanto os colaboradores como a diretora técnica, consideram que a avaliação de desempenho é um fator motivador, que a avaliação e gestão de desempenho é um processo importante e que a mesma, aquando implementada na UCCI, seria um fator motivador.
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    O papel da inteligência emocional na gestão de conflitos : estudo em estrutura residencial para idosos da Associação Casapiana de Solidariedade de Lisboa
    (2021) Custódio, Maria Clara de Almeida; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    O objetivo deste estudo tem como finalidade entender a importância da inteligência emocional (IE) na gestão de conflitos, e em que medida é um fator determinante nas relações interpessoais em contexto laboral. Desta forma, o objetivo geral desta investigação foi perceber se os indivíduos desta organização possuem determinadas competências, relacionadas com características da IE, e se as aplicam perante situações potenciadoras de conflito. Foi efetuada uma revisão bibliográfica, onde se procedeu à consulta e recolha de informação pertinente em relação à área de investigação e à problemática desta investigação. Fez-se a caracterização da amostra e realização de um modelo de equações estruturais. Assim sendo, neste estudo, desenvolveu-se a pesquisa através da utilização de questionário. A amostra não probabilística e intencional mostrou-se como a mais adequada para este estudo, uma vez que os sujeitos foram escolhidos de forma intencional. Após a recolha de dados, fornecidos pelo questionário, procedeu-se a tratamento informático. A leitura e interpretação dos dados foi facilitada através da elaboração de quadros e gráficos. Da leitura dos dados recolhidos, obteve-se resposta à questão de partida deste estudo, bem como às hipóteses colocadas. Os sujeitos que integraram a amostra, demonstraram capacidade e competências para lidar com as suas emoções e de conduzir as emoções dos outros, quando confrontados com situações potenciadoras de conflito, evidenciando Inteligência emocional, indo assim ao encontro da informação recolhida da bibliografia consultada.
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    Gestão de pessoas nas organizações: um estudo na Luz dos Pastorinhos
    (2021) Sadrudin, Madina Mamade Rodrigues; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    A investigação contemplada na presente dissertação foi concretizada na estrutura residencial para pessoas idosas Luz dos Pastorinhos, localizada na cidade de Lisboa. Esta instituição destina-se ao alojamento, temporário ou permanente, coletivo e prestação de serviços, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia. A presente investigação centra-se na gestão de pessoas, visando compreender a gestão de pessoas numa organização, neste caso específico, numa estrutura residencial para pessoas idosas e conhecer as perceções do diretor técnico e outros profissionais de diferentes categorias profissionais, relativamente às práticas de gestão de pessoas, implementadas nessa mesma instituição. A gestão de pessoas é, então, o objeto de pesquisa e o propósito do estudo que pretendeu compreender a gestão de pessoas na Luz dos Pastorinhos. Partiu-se da seguinte pergunta de investigação: Como é realizada a gestão de pessoas numa estrutura residencial para pessoas idosas? O estudo foi assente numa metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista, mais especificamente a entrevista semi-estruturada. Primeiro foi realizada uma entrevista à direção técnica da estrutura residencial para pessoas idosas, em estudo, seguida de outra entrevista, também semi-estruturada, aos outros colaboradores. Paralelamente, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e documental que permitiu realizar a aproximação ao objeto de estudo. Numa fase posterior, as informações recolhidas foram analisadas, através da técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que o modelo de gestão de pessoas adotado na organização em estudo é baseado na informalidade. Refere-se, também, que diversas práticas de gestão de pessoas, que se encontram implementadas na instituição, poderiam ser mais desenvolvidas, sendo que, para algumas dessas práticas torna-se imprescindível a utilização de um instrumento concreto, ou seja, há que haver mais formalidade no desenvolvimento das práticas de gestão de pessoas, como é o caso do recrutamento e seleção, da formação e desenvolvimento e da gestão e avaliação de desempenho.
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    Papel do gestor assistente social na gestão de conflitos: estudo de caso no serviço de apoio domiciliário de uma IPSS
    (2021) Gonçalves, Carlos Isaías de Sousa Carvalho da Silva; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    As organizações do Terceiro Setor possuem particularidades relativamente ao serviço prestado e às fontes de recursos financeiros, que implicam a adoção de práticas de gestão eficiente e que envolvam toda a equipa. Como tal, o líder de cada valência que as constituem deve assumir uma posição que promova o diálogo, a participação, a partilha de responsabilidades, mesmo em situações de conflito. Para fazer uma primeira abordagem às competências sociais do assistente social na gestão de pessoas foi realizado um estudo de caso na valência de Serviço de Apoio Domiciliário de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como objetivo perceber que estilo de liderança e que estratégias de gestão de conflitos são adotados pela líder e coordenadora da valência e qual a influência das suas competências nestas escolhas. Numa primeira fase adotou-se uma metodologia qualitativa, convidando os 14 membros da sua equipa a responder a um inquérito por questionário, que incluía o Questionário Multifatorial de Liderança (MLQ) e o Inventário de Conflito Organizacional de Rahim II (ROCI-II). Numa segundo fase foi realizada uma entrevista estruturada à própria coordenadora para analisar o seu ponto de vista. Os resultados permitiram concluir que a coordenadora utiliza uma combinação de liderança transformacional e transacional e privilegia a estratégia colaborativa, apesar de utilizar outras quando as circunstâncias assim o exigem e a própria afirmar preferir a evitação. Relativamente às competências sociais que se enquadram nos estilos de liderança e estratégias de gestão de conflitos que mais faz uso, destacam-se a promoção da participação e do espírito de equipa e o ambiente de confiança que gera e, por outro lado, a dificuldade de comunicação com a sua equipa.
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    A qualidade do serviço de apoio domiciliário no concelho de Vagos
    (2021) Santos, Gabriela Alexandra Marques; Rodrigues, Miguel Oliveira, orient.
    Com o aumento da população idosa e, consequentemente, da procura por respostas sociais capazes de satisfazer as suas necessidades, é cada vez mais importante falar de qualidade e conhecer a qualidade dessas mesmas respostas. Esta investigação centra-se assim na gestão de qualidade, tendo como objetivo o de compreender a qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) no Concelho de Vagos, com base no grau de satisfação, na perspetiva dos clientes e na perspetiva dos colaboradores. Através da abordagem metodológica quantitativa, a recolha de dados inclui a aplicação do questionário de satisfação do SAD oficial da Segurança Social, a uma amostra 80 clientes e 50 colaboradores de nove instituições do Concelho de Vagos com SAD. Os questionários contêm 62 questões que se encontram divididas em cinco áreas: Instalações, Equipamentos e Sinalética; Fiabilidade/Credibilidade; Competência Técnica; Responsabilidade e recetividade; Atendimento e Comunicação. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos permitem-nos afirmar que ambos os grupos da amostra avaliaram o SAD como elevado, sendo que os clientes apresentam uma média superior em quatro das cinco áreas, em comparação com os colaboradores, nomeadamente na área “Fiabilidade/Credibilidade”. As características sociodemográficas dos clientes que apresentam um grau de satisfação mais elevado do SAD, são do sexo masculino, com idade mais avançada (igual ou superior a 65 anos), com nível de escolaridade mais elevado (1º e/ou 2º ciclo), divorciados, que residem com agregado, e são independentes.
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    Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social de paralisia cerebral
    (2020) Veiga, Virgínia Maria Lima; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    As Instituições do Terceiro Setor têm vindo a adquirir um importante papel na Sociedade ao longo dos tempos, com novas exigências lhe são impostas, tanto em recursos humanos como financeiros. Muitos estudos se têm vindo a realizar no âmbito da Sustentabilidade das IPSS. No entanto, este irá abranger o Setor das IPSS de Paralisia Cerebral, Instituições onde os problemas económico-financeiros são determinantes, e também por ser um uma das áreas mais sensíveis da Sociedade, onde os recursos são escassos. O objetivo principal deste estudo é o de saber quais os fatores que poderão pôr em causa a Sustentabilidade das IPSS de Paralisia Cerebral. Para isso utilizou-se o método quantitativo, através de um questionário por Inquérito e pela análise dos Balanços e das Demonstrações de Resultados, por forma a completar, em termos estatísticos, a nossa análise. Da interpretação desses resultados pretende-se determinar quais os fatores da perda da Sustentabilidade destas IPSS, quais as zonas de risco que enfrentam, nomeadamente o endividamento, identificar as áreas passíveis para a Criação de Valor, formular possíveis recomendações e priorizar iniciativas para a implementação de um programa de transformação. Os fatores que de uma maneira geral que contribuíram para a vulnerabilidade financeira destas IPSS segundo os participantes inquiridos, estão na grande maioria dos casos, relacionados com sintomas relativos com a parte económico-financeira e de gestão. Com este estudo, também se procurou inovar, criando um quadro orientador e limitador das zonas de risco de perda de sustentabilidade, mapa esse que poderá servir no futuro aos gestores e técnicos das IPSS, para detetarem o aparecimento de tais sintomas, os quais podem levar as Instituições a situações de incumprimento e eventualmente a um estado de falência. A situação de subsídio dependência em relação ao Estado, requer por parte dos dirigentes a adoção de novas medidas inovadoras, quer em termos técnicos quer humanos, que lhes permitam serem autossustentáveis, continuando a serem agentes importantes na intervenção social, com impacto significativo junto das populações mais desfavorecidas.
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    Representação social da pessoa idosa: gestão da comunicação em equipamentos sociais no concelho de Santiago do Cacém
    (2020) Reis, Inês de Jesus Quirino; Vieira, Isabel, orient.
    A presente dissertação de mestrado desenvolve-se em volta da problemática da representação social da Pessoa Idosa – no espaço cultural, nas políticas sociais e nos espaços institucionais, dado que as representações sociais são formadas através do contexto e das interações sociais. O enfoque do estudo desta problemática está na gestão da comunicação das auxiliares de ação direta, levado a acabo pela direção técnica, que é frequentemente assistente social. Esta gestão assume um ponto privilegiado no que concerne ao redireccionamento da representação social da Pessoa Idosa, que de forma genérica apresenta-se numa conotação negativa: uma vez que o contexto determina o individuo tanto quanto o individuo determina o contexto. Esta é uma estratégia que não se sintetiza, nem está dependente de ações estruturais – embora também necessárias. Foi utilizada a triangulação metodológica para obtenção de informação empírica de quatro equipamentos sociais no concelho de Santiago do Cacém. No final desta dissertação é apresentado um referencial de qualidade – designado «Qualidade para a Pessoa Idosa», que assenta da certificação da qualidade não nos serviços prestados, mas na qualidade de humanização e desenvolvimento pessoal da Pessoa Idosa, assente numa visão integral como pessoa e não como prestação de serviços para manutenção de saúde.