Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por autor "Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela(2022) Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo; Henriques, João Jorge Comédias, orient.O presente relatório apresenta os balanços e reflexões tidos no estágio pedagógico. Na Lecionação, foram alcançados progressos significativos por grande parte dos alunos nas suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projeto de inovação “Scaffolding na Dança – Utilização da Tutoria de Pares” contribuiu significativamente tanto para as aprendizagens, como para a relação positiva dos rapazes com a matéria. No projeto Professor a Tempo Inteiro consegui melhorar as dimensões da instrução e gestão da aula, através da abordagem de matérias diferentes, assim como de aprofundar as intervenções baseadas no scaffolding com várias turmas de diferentes anos de escolaridade, em colaboração com os seus professores. Na Direção de Turma, as prioridades de intervenção associadas às funções foram cumpridas, havendo melhorias ao nível da assiduidade dos alunos ao longo do ano. A pertinência do projeto “Interdisciplinaridade na Dança – Perspetiva Estética e Artística” enriqueceu as aprendizagens na matéria, pela articulação com as disciplinas de Filosofia e Desenho A, aumentando o envolvimento efetivo dos alunos. A realização da Saída de Campo foi o momento culminante do ano, que pelas relações desenvolvidas com os professores e o diretor, permitiu alcançar os objetivos tanto dos projetos específicos da dança como os objetivos da Educação Física nas matérias de escalada e rapel. No Desporto Escolar, assumi o grupo-equipa de basquetebol que, apesar das limitações resultantes das decisões de organização internas, observaram-se melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos. O meu contributo através do projeto “A Competição no DE – Mais e Melhores Oportunidades” permitiu aumentar tanto a frequência competitiva como a promoção significativa de valores educativos associados à prática desportiva no meio escolar. No projeto Semana de Ensino Intensivo, pude aprofundar e aplicar diferentes estratégias de ensino na matéria de badminton onde apresentava maiores dificuldades, melhorando ao nível da instrução. No Seminário, aprofundei o tema sobre “O Scaffolding na Dança”, aplicando os procedimentos da investigação-ação, para analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento. As propostas didáticas apresentadas contribuíram, de forma relevante, para a importância do compromisso interno em prol das aprendizagens na matéria, substanciado pelos resultados das provas de aferição observadas, através da promoção de formação recíproca entre os professores. Palavras-chave: Dança, tutoria de pares, scaffolding, competição, interdisciplinaridade.