Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por autor "Araújo, Carlos Duarte Martins"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Animação digital como enriquecimento no ensino das artes visuais(2020) Araújo, Carlos Duarte Martins; Neves, José Carlos Santos, orient.No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio) pretendeu-se indagar a pertinência e exequibilidade de uma Unidade Didática, no âmbito da Narrativa Visual Animada. A investigação procura dar uma contribuição para as relações entre o ensino de Artes Visuais e aAnimação Digital. Aexperiência em sala de aula motivou o estudo paradesenvolver um pouco o formato desta contribuição para uma população escolar diversificada e caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício. De acordo com o programa da disciplina de Educação Visual, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam um desenvolvimento mais ágil da criatividade. Ao longo da prática de ensino supervisionada foi possível constatar que os alunos precisavam de uma motivação para a realização dos seus trabalhos em sala de aula. Então, apresentou-se um projeto para o 7º ano, a que se deu o nome de “Narrativa Visual Animada”. Este projeto visa criar uma nova dinâmica através de práticas pedagógicas em sala de aula, pois contribui para a motivação e para o incremento da literacia audiovisual dos alunos na disciplina de Educação Visual. Ao mesmo tempo promove competências ao nível da perceção, narrativa gráfica e criatividade.