Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Item Pensar a cidade(2023) Pequeno, Sónia; Marques, Inês, orient.Esta investigação resulta do aprofundamento das aprendizagens realizadas durante a prática de ensino supervisionada com uma turma de 9º ano na Escola Secundária de Mem Martins em Sintra, na disciplina de Educação Visual. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade Didática de médio prazo, no decurso do segundo semestre. O principal objetivo foi o aprofundamento do imaginário dos alunos, partindo das bases culturais e da bagagem visual por eles adquiridas até então. Propôs-se uma temática urbana, com referências artísticas da mesma temática, e por fim, através de uma metodologia projetual, propôs-se ao grupo/turma construir uma cidade, ou um bairro em alternativa. Esta cidade ou bairro devia decorrer de uma reflexão crítica por parte dos alunos sobre a contemporaneidade, abordando os seus grandes desafios e questões, designadamente de questões ambientais. Foi trabalhada a criatividade individual e partilha coletiva, através de um trabalho de entreajuda e inclusão. Deste trabalho reflexivo e criativo surgiram projetos com base sustentável, e de grande importância como tomada de posição na realidade atual.Item O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia(2023) Ribeiro, Sara Filipa Moreira; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.Item A criação de discursos imagéticos na interpretação de imagens na disciplina de história da cultura e das artes(2023) Craveiro, Telma Sofia Leitão; Rocha, Jorge Manuel Gomes da Silva, orient.Inspirado nas mudanças de paradigmas da História de Arte este estudo investiga o contributo da experimentação criativa e da produção de imagens nos métodos interpretativos das obras de arte, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Artístico Especializado de Produção Artística da Escola Secundária de Carcavelos. Através do projeto “Interpretações Pictóricas” os alunos experienciaram a interpretação de obras de arte do passado através de discursos imagéticos, que lhes facilitou um primeiro contacto com a obra. Este estudo segue a metodologia da investigação-ação, onde os conteúdos da disciplina e os objetivos curriculares orientaram a escolha de uma abordagem metodológica. O estudo mostra que os alunos se sentiram motivados, interventivos e satisfeitos com a produção de imagens na interpretação das obras de arte do passado, neste caso especifico “o século XVII”, tal como demonstra também a necessidade de um debate entre a continuidade da tradição pedagógica expositiva e a necessidade de se encontrarem novas metodologias que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a construção da aprendizagem do aluno, tornando o ensino da História da Arte aberto a outras abordagens que fazem da experimentação, da capacidade artística do aluno, um extraordinário auxílio da teoria. O docente deve olhar para a História de Arte como um processo que não é único, nem com uma só direção (Belting, 1995). O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no ensino da História da Cultura e das Artes.Item Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais(2023) Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.Item A importância do wonder no ensino da artes visuais : investigação-ação numa turma de 10º ano(2023) Leitão, Maria Balbina Dias Pires; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A presente dissertação consiste numa reflexão, que se pretende fundamentada e crítica, sobre a prática do ensino das Artes Visuais e da Cultura Visual, domínio insubstituível na formação integral da pessoa humana e, como tal, presente de pleno direito no currículo escolar. Damos especial atenção ao poder detonador da surpresa e espanto (wonder), “acender o rastilho” decisivo na experiência artística. O ensino aproveita a emoção inicial para incentivar o pensamento que conduz à ação e à reflexão crítica. Toda a prática possibilita um refinar do pensamento, que não aceita limites e se estende de forma rizomática: interdisciplinar, intercomunitária, multicultural. A metodologia de investigação-ação foi concretizada durante a prática de ensino supervisionada na Escola Rainha Santa Isabel, em Estremoz, numa uma turma do 10º ano na disciplina de Desenho A. A unidade didática desenvolvida — com o título de “Da sombra à comoção” — pretendeu intensificar a atenção dos alunos para um fenómeno permanentemente acessível, a sombra, como abertura à consciência de existir aqui e agora. No ensino realizado, foi dada preponderância à arte contemporânea — reflexiva, crítica, integradora, eclética — pela sua liberdade para manifestar momentos criativos de presença viva e provocadora, tanto individual como coletiva. Depois de um tempo de observação, a Unidade Didática foi iniciada no 2º período, prolongando-se até ao final do ano letivo, com um grupo heterogéneo de alunos, tempo suficiente para se verificar as consequências positivas, individuais e coletivas, do método de investigação-ação desenvolvido. Esta perceção indica que, como regra, é possível despertar a atenção e vontade dos alunos para pensar e experimentar de forma progressivamente criativa, autónoma e partilhada. Ou seja, dadas as condições propícias, o impulso criativo humano é universal e inato.Item Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho(2023) Justino, Rita Marujo; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A Cultura Visual, onde se abordam questões ligadas ao poder das imagens como forma de comunicação, sobretudo na contemporaneidade, tem fortes conexões com os temas sociais. Estes tópicos não só estão bastante presentes na cultura popular — nos filmes e nas séries, no marketing das empresas, etc, como são frequentemente utilizados pelos artistas nos seus projetos. Ao longo desta dissertação expõem-se possíveis formas de abordar temas sociais e ambientais no ensino artístico, através do paradigma de ensino da cultura visual, e explora-se a importância do papel da escola na formação global do alunos (indo ao encontro das competências requeridas para o séc. XXI da UNESCO, também consubstanciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória do Ministério da Educação). Nesta pesquisa recorreu-se à metodologia da investigação-ação, que permitiu aliar a investigação teórica ao contexto pedagógico da prática de ensino supervisionada. A PES ocorreu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Carcavelos, com uma turma de 11º ano de Desenho A. Foram aplicadas três unidades didáticas no âmbito desta investigação ligadas a temas sociais dos nossos dias como: a identidade e diversidade humana; a preservação dos oceanos e ativismo artístico na contemporaneidade. Os resultados obtidos do conjunto de dados recolhidos, apontam para uma maior consciencialização dos alunos do papel transformador das artes na sociedade.Item Modelo de avaliação em artes visuais : desenho A em discussão : o que pensam professores e alunos(2022) Almeida, Sónia Catarina Paulino Antunes de; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Em traços gerais a dissertação Modelo de avaliação em Artes Visuais/Desenho A. em discussão - O que pensam Professores e Alunos, aborda a opinião de professores e alunos sobre os processos usados na escola na avaliação em Desenho A e tenta recolher opiniões de professores e alunos para melhorar a proposta. Estando o ensino mais centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências, a satisfação com a escola associa-se à avaliação feita pelos próprios estudantes sobre como se sentem em relação àquele ambiente, considerando a importância da escola, da comunidade escolar e dos relacionamentos interpessoais vivenciados nesse contexto, obrigando os professores a adaptarem estratégias de ensino e de avaliação. É ainda notório que a avaliação das aprendizagens dos alunos é um dos indicadores preponderantes da qualidade escolar e de todo o sistema educativo. Portanto, importa compreender como ocorre a avaliação do ensino de artes e analisar de que forma as práticas de avaliação são integradas no processo de ensino e de aprendizagem, para compreender se estas vão ao encontro dos objetivos e das necessidades dos alunos. Esta dissertação apresenta-se estruturada em duas partes. A primeira parte aborda a escola como uma organização aprendente e mostra a importância da articulação curricular na melhoria das aprendizagens e em particular, sobre as questões, dos alunos relativamente à avaliação das aprendizagens. Este é um dos indicadores preponderantes na qualidade da escola e de todo o sistema educativo. Portanto é importante compreender várias questões: como ocorre a avaliação no ensino de artes, o modelo de avaliação para o ensino das Artes Visuais, o Desenho A enquanto disciplina e suas limitações, os critérios, os instrumentos de avaliação e o que avaliar em Desenho? Estes são alguns dos aspetos que se aprofundaram, nesta dissertação, tendo um apoio teórico que permitiu a implementação e condução de uma segunda parte do estudo, a parte empírica. Atendendo à natureza do problema foi privilegiada a metodologia qualitativa que proporcionou uma abordagem exploratória e interpretativa a partir de entrevistas semiestruturadas dirigidas a 8 professores e de questionários dirigidos a 8 alunos de Artes Visuais. Os resultados obtidos da investigação-ação têm um significado efetivo para a melhoria da prática de docência, nomeadamente nas responsabilidades de avaliação dos professores de Desenho A. É sugerido uma reformulação dos métodos baseada numa análise crítica e reflexiva das perceções de professores e alunos que aponta para a necessidade de valorizar o progresso dos alunos ao longo do tempo em lugar de sobrevalorizar a avaliação sumativa. Também se advoga a flexibilização da aplicação do método tendo em vista a sensibilidade do mesmo à realidade de cada processo ensino-aprendizagem.Item O jogo no ensino das artes visuais : o caso de uma turma de 7.º em educação visual(2023) Gargalo, Sofia Isabel Lopes António; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Preocupada com a motivação dos meus alunos, de sétimo ano na disciplina de educação visual, coloquei a questão da promoção da sua apetência pelo ensino usando como instrumento o jogo, e pude comprovar que a ludicidade sublinha em sala de aula a sua abertura, a sua predisposição com mais facilidade do que uma aula clássica, sem esta metodologia didática. Para isso usei, como forma de comprovação, um questionário composto por quinze perguntas fechadas e uma aberta, no qual pude comprovar que a minha suspeita inicial era confirmada, dado que os resultados (mesmo após um período difícil) foram no final alcançados com mais qualidade.Item O professor como agente transformador : relatório da prática de ensino supervisionada(2023) Bubezes, Ângela Maria da Costa; Brás, José Gregório Viegas, orient.Item Pintura mural, património e ecossistema local : motivação e cooperação no ensino das artes visuais(2023) Henrique, Sofia Vital Baptista; Marques, Inês Maria Andrade, orient.O presente estudo resultou de uma investigação realizada no âmbito da prática pedagógica educativa supervisionada, numa turma do curso de Artes Visuais do 12º ano, no ano letivo de 2021/22, composta por 11 alunos(as) inscritos(as) na disciplina de Oficina de Artes. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino das artes visuais em pleno século XXI e como devem de ser transmitidos os conteúdos artísticos, perante o cenário da Pós-modernidade, fundamentada a partir da revisão da literatura. Reflete sobre a importância de abordar meios e técnicas de expressão da arte contemporânea, novas linguagens artísticas, nomeadamente da Street Art e de transmitir esse conhecimento como estímulo aos(às) alunos(as) jovens que se revêm nestas manifestações artísticas. Foram também, aprofundadas estratégias que levam a uma prática educativa reflexiva e humanística, procurando promover a motivação e a cooperação em sala de aula, numa prática educativa aberta à comunidade de dentro e de fora da escola. Procurou-se dar aos(às) alunos(as) referências de nomes ligados à arte contemporânea, promovendo assim o conhecimento artístico e a objetivação de alvos para a sua vida académica futura. Numa perspetiva da construção de um objeto artístico com uma abordagem temática sobre o património local e a sensibilização/consciencialização para a preservação do ecossistema com o tema – Mural: Património e Ecossistema local – foi realizado um estudo empírico. A metodologia de investigação usada foi a/r/tografia, devendo-se, principalmente, ao facto ter sido conduzido, estruturado e aplicado aos olhos de uma professora e artista plástica, refletindo sobre estes dois universos que se cruzam e se misturam em sala de aula que tanto têm de antagónicos como de análogos. Da pesquisa em artes resultou a criação de um objeto artístico projetado e pintado num espaço aberto à comunidade educativa. Os resultados aferidos mostram o potencial artístico alcançado pelos(as) alunos(as), a sua capacidade de reflexão, o seu espírito crítico e analítico perante o desafio proposto da pintura de um mural. As evidências e os dados apresentados, para além dos trabalhos gráficos e plásticos realizados, ao longo do desenvolvimento da unidade didática, podem ser compreendidos através da leitura das reflexões escritas pelos(as) alunos(as) e pelo próprio objeto final – o mural – que tanto beneficiou as aprendizagens dos alunos quanto empoderou, do ponto de vista artístico, a Escola Secundária Marquesa de Alorna de Almeirim onde foi realizada a investigação.Item Ser professor : uma profissão que deve acompanhar o seu tempo : relatório da prática de ensino supervisionada(2023) Santos, Vânia Macedo Ferreira dos; Brás, José Gregório Viegas, orient.O presente relatório de prática de ensino supervisionada é resultado do estágio curricular, em contexto de iniciação à prática profissional docente, decorrido no ano letivo 2021- 2022, na Escola Básica 2,3 António Sérgio, localizada no Cacém. Com este trabalho pretendo referir a importância do desenvolvimento da relação entre docente e aluno, e a importância das artes no desenvolvimento e estatuto do aluno. Apresento um trabalho desenvolvido ao longo de um ano letivo, com diversas atividades com conteúdos de 8º e 9º ano de escolaridade, incorporando atividades interdisciplinares com outras disciplinas do programa letivo. Estes conteúdos foram lecionados com a aplicação da metodologia Investigação-Ação, cada vez mais aclamada. A grande conclusão a que cheguei é a seguinte: toda a abordagem apresentada no trabalho demonstra uma interligação entre as artes e o processo de aprendizagem com vista a um ensino de qualidade e a uma melhoria contínua, utilizando sempre ética profissional.Item Educação visual e consciencialização ambiental - uma experiência interdisciplinar(2023) Aragão, Maria Leonor Trigueiros Soares de; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A investigação enquadra-se no Mestrado de Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no contexto da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Colégio Valsassina, no ano letivo 2021/2022. A prática de lecionação operou-se no âmbito da disciplina de Educação Visual, com uma turma do 7º ano. Teve como principal objetivo uma reflexão sobre a incorporação na educação artística da consciencialização para a proteção da Natureza, propondo uma abordagem interdiscipli-nar com as ciências. Tentou analisar-se quais os benefícios da sua aplicação para os alunos, nomeadamente “a consciência da sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo” (ME, 2017). Foi utilizada uma metodologia de investigação-ação participativa em que os docentes e os alunos tiveram um papel ativo, realizando um conjunto de trabalhos em ilustração científica e fotografia sobre espécies de plantas e animais, que culminou numa exposição de trabalhos na Semana das Artes para toda a comunidade esco-lar. A aplicação desta unidade didática permitiu aos alunos adquirirem múltiplas aprendi-zagens, contribuindo para o progresso do seu desenvolvimento artístico e uma maior literacia e consciencialização ambiental. Palavras-chave: Educação Visual, Biologia, ambiente, ensino, investigação-açãoItem Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula(2023) Magalhães, Marta Veloso; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Partindo das relações humanas e da relação pedagógica entre professor-aluno, que se desenvolve por meio da confiança e do diálogo, focamos o presente projeto de investigação-ação no âmbito do diálogo entre disciplinas. Desse cruzamento de saberes procura-se entender de que forma a metodologia projetual fomenta a criatividade, motiva os alunos e desenvolve sentimentos empáticos em correlação com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual. Desse modo, a partir da observação empírica das relações intra e inter pessoais, assim como da atitude dos alunos perante o trabalho desenvolvido, tenta-se decifrar os conceitos discriminados no enquadramento teórico e desenvolver o Projeto ‘ZooHumano’ assente numa Metodologia Projetual. Na parte empírica, comparam-se e analisam-se dados recolhidos na prática de ensino supervisionada na Escola D. Filipa de Lencastre com duas turmas de 9 ano de escolaridade, que refletem esta aprendizagem associada ao pensamento divergente, criativo, crítico e estético. Parte-se, por isso, desse decifrar das competências adquiridas através da abordagem de vários conteúdos interdisciplinares, em sala de aula, com o intuito de se comprovar que a metodologia projetual melhora o ensino-aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento do projeto adaptam-se estratégias à constante volubilidade da turma, que permitem pensar o desenho como um modo de ver e de estar. Deste modo, inserida num contexto de prática supervisionada, procura-se compreender como se posiciona a disciplina de Educação Visual no currículo escolar assim como a predisposição dos alunos para a mesma. Palavras-Chave: educação visual; criatividade; metodologia projetual; motivação, empatiaItem A importância do manifesto e da performance como expressão artística no ensino das artes visuais(2023) Carteiro, Raquel Diogo; Pimenta, Carlos Manuel, orient.No sentido de trazer à prática do ensino das artes visuais cada vez mais o apelo urgente do pensamento livre e democrático, procuro questionar a importância do exercício da performance e do manifesto como expressão artística. Reconhecendo que o estudo da arte tem um papel preponderante no entendimento da complexidade da existência humana, dos aspetos sociais, políticos e económicos das sociedades, esta dissertação pretende analisar os efeitos que o estudo e a prática do exercício do manifesto e da performance podem ter na capacidade reflexiva, crítica e disruptiva dos alunos. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto com uma turma do 12º ano do curso profissional de artes, na Escola Secundária de Carcavelos, intitulado O Meu Manifesto. Seguindo as premissas da educação pela arte, fazendo uso de uma metodologia baseada na investigaçãoação, nas ideias do educador Fernando Hernández e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, esta experiência didática permitiu no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes dar aos alunos a possibilidade de explorarem assuntos do seu interesse, permitindo articular o currículo da disciplina com os temas que marcam a atualidade. O objetivo foi permitir aos alunos uma visão esclarecida sobre a importância da reflexão crítica como ação disruptiva, algo que, tanto antes como agora, potencia a transformação de paradigmas. Os manifestos resultantes desta experiência evidenciam a necessidade que os alunos têm de projetos que lhes permitam ter um maior entendimento do papel interventivo da arte no mundo, não só como forma de desenvolverem as suas capacidades de reflexão crítica e de ação, mas também como ferramenta essencial na construção dos seus discursos artísticos. Palavras Chave: Manifesto / Performance / Reflexão Crítica / Ensino da ArteItem Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário(2023) Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto; Rodrigues, Teresa Palma, orient.Esta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, InterdisciplinaridadeItem Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga : o aluno protagonista de experiência e aprendizagem(2022) Gonçalves, Catarina Maria Diogo; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A escola tem vindo a estabelecer uma cada vez maior relação de cumplicidade com as atividades desenvolvidas pelos Serviços Educativos dos museus de arte, que frequentemente fazem parte do plano anual de atividades. É precisamente nesta relação emergente que a educação artística encontra novos sentidos e lugares para a sua prática. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em ambos os contextos educativos apesar de diferirem a nível de conteúdos e procedimentos encontram pontos de confluência na sua intencionalidade. Os professores dos mais variados níveis de ensino recorrem cada vez com mais frequência às atividades dinamizadas pelos sectores de educação dos museus, entre elas a realização de visitas de estudo orientadas, subordinadas ou não a temáticas específicas. Deste modo e tendo em consideração a relevância da relação escola-museu já referida, o presente trabalho procurou investigar as especificidades deste tipo de experiências ocorridas através do estudo de um caso específico, assim como dos seus intervenientes. Assim, e recorrendo a uma metodologia de carácter qualitativo constituiu-se objeto de análise do estudo a realização de uma visita orientada e previamente definida ao Museu Nacional de Arte Antiga, por uma turma de alunos pertencentes ao curso de Artes Visuais do ensino secundário e os respetivos professores acompanhantes. Pretendeu-se averiguar a partir do ponto de vista de professores e alunos quais as suas próprias perceções dos acontecimentos, opiniões e pontos de vista de vários aspetos no decorrer da ação desenvolvida: contributo das visitas orientadas na mediação de aprendizagens com o museu, opiniões e vantagens encontradas por professores e alunos na sua realização, capacidade dos alunos assumirem um ponto de vista crítico em relação à realização das mesmas e fatores intervenientes no corresponder de expectativas. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que de um modo geral a perceção dos intervenientes relativamente à ocorrência da visita orientada no Museu Nacional de Arte Antiga foi muito positiva, tendo sido valorizada a importância da experiência naquele contexto específico. O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no campo da educação artística.Item As artes indisciplinadas : uma abordagem líquida ao estudo da figura humana(2022) Costa, Joana Marques; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Nos últimos anos vivemos grandes desafios à escala global que colocaram ao sistema de ensino, à escola e aos docentes diversos constrangimentos que obrigaram todos os intervenientes a adaptarem-se. Assim a necessidade, de refletirmos sobre as práticas pedagógicas numa modernidade cada vez mais “líquida” para usar a expressão de Bauman (2000), conduz-nos a testar a riqueza e a fluidez da linguagem artística nas suas diversas dimensões nomeadamente, que contributo podem ter as artes performativas para o ensino das artes visuais. Também a reflexão sobre a importância do bem-estar emocional durante o ERE (Ensino Remoto de Emergência), e as particularidades da configuração do ensino à distância foram condicionantes que tentámos integrar no desenvolvimento da prática pedagógica. O trabalho que se apresenta resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Maria Amália Vaz de Carvalho no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais na disciplina de Desenho A, com uma turma de 11º ano do ensino secundário. A investigação incide sobre o desenvolvimento de uma unidade didática que aborda os elementos essenciais e estruturantes do ensino do desenho da figura humana. A metodologia principal que conduziu a pesquisa foi a investigação-ação. Consideramos, que apesar de se tratar de um estudo exploratório, a abordagem diversificada das linguagens plásticas ao longo do período de ERE permitiu que os alunos se mantivessem empenhados no desenvolvimento das atividades, assim como resultados criativos e diversificados nas propostas feitas. A alteração do locus de controlo, (habitualmente centrado no professor) a promoção da autonomia e o recurso a estratégias de apoio, às quais os alunos se podiam recorrer de forma autónoma, foram os principais desafios que se colocaram no ensino à distância.Item 'Oceano Atlântico' : experiência de tridimensionalidade em educação visual(2022) Botelho, Beatriz Matias Martins de Andrade; Vasconcelos, Maria Constança, orient.O ensino das Artes Visuais, através dos conhecimentos específicos, do potencial agregador e do conjunto de experiências que o seu processo criativo pode proporcionar, assume um papel fundamental na formação e desenvolvimento da identidade dos alunos e no sistema educativo. A aplicação da metodologia projetual, aliando a investigação e o saber de diferentes domínios e de diferentes realidades culturais, sobre um tema agregador relativo ao património natural, foi determinante para suscitar o interesse dos alunos para o projeto “Oceano Atlântico”. Através da concretização real procedeu-se à transferência do conhecimento teórico e abstrato, à apropriação da metodologia de trabalho e ao desenvolvimento do pensamento crítico, autónomo e criativo. A metodologia de trabalho considerou as fases de Pesquisa/Investigação; Composição Visual; Planificações/Experimentações Visuais; Materializações/Objeto final e Montagem da Exposição. Em cada fase foi efetuado um ponto de controlo para reflexão e avaliação do grau de concretização. A aplicação das metodologias de ensino/aprendizagem sustentou um pensamento reflexivo, analítico e interpretativo que permitiu explorar e aprofundar o conhecimento.O processo criativo desenvolvido, com recurso aos pontos fortes das metodologias do ensino das artes visuais, permitiu transformar dificuldades em oportunidades efetivas de trabalho e revelou-se muito vantajoso na definição de intervenções pedagógicas.Item O ensino das artes para o património : o ensino das artes visuais e as práticas artísticas na valorização do património cultural(2022) Raimundo, Joana Cristina Sousa; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Reconhecendo a importância da investigação e acção do professor como contributo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, esta investigação debruça-se sobre alguns objetivos de ensino aprendizagem, procurando intervir através de trabalho de projeto, recorrendo à promoção da Arte e do Património. Neste âmbito, desenvolveu-se um projeto com o objetivo de estreitar as relações entre os alunos e a Arte e o Património, face ao problema do sentimento de descrença, desinteresse, falta de motivação e aparente apatia e falta de conhecimento perante aspectos tradicionais e culturais. A ação decorre na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 9º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Na prática de aula de Educação Visual, foi adotada uma estratégia que assentou na exploração do tema Património cultural de Portugal em geral e em particular do Património Cultural da Ilha da Madeira, com a experimentação dos conteúdos do programa da disciplina em diversas fases, fazendo uso de práticas artísticas. A metodologia usada foi de caráter projetual e caracterizou-se por ser objetiva, faseada e linear, partindo de um problema (Projeto), terminando numa solução (Produto Final), após serem cumpridas várias etapas. Foi adotado um processo de investigação-ação, completando-se um ciclo de realização do projeto: procurou-se elevar a motivação dos alunos, fomentar a criatividade, fazer interagir e estreitar as relações entre professor-aluno.Item Criatividade em grupo nas artes visuais(2022) Santos, Daniel José Gama; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Este trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.
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