Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Item Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais(2019) Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.Item A importância do conhecimento de obras de arte portuguesa da contemporaneidade no desenvolvimento de competências artísticas(2019) Silva, Joana Sofia da Conceição; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Esta dissertação trata uma investigação-ação feita ao longo de um estágio que decorreu no período letivo de Outubro 2017 até Junho de 2018. O objeto de estudo residiu na análise e na implementação dum projeto com o objetivo de dar a conhecer aos alunos a arte contemporânea portuguesa numa turma de 12º ano do curso científico-humanístico de artes visuais, à qual nunca tinha sido lecionada a disciplina de história de arte. Assim, foi na disciplina de oficina de artes que os adolescentes tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos e competências relacionados com o tema em apreço. Esta dissertação inicia-se com uma revisão bibliográfica, realizando-se uma breve introdução ao tema, onde são estudadas temáticas tais como: as artes visuais e a sua importância na formação do aluno, a identidade e representação, sempre focada na adolescência e nos estádios de desenvolvimento, a representação visual e criatividade, as artes visuais em Portugal, a obra de arte como fonte de investigação em sala de aula, arte contemporânea e arte contemporânea portuguesa. Relativamente à parte empírica foram várias as atividades realizadas ao longo do ano letivo tais como, visitas de estudo ao CCB, Museu de Arte Popular, Universidade de Belas Artes, Museu e jardins da Gulbenkian e ao MAAT, que pretendiam motivá-los para o tema. Ocorreram também exposições, apresentações à turma e visualização de filmes, com intuito dos conhecimentos serem assimilados tendo em conta a o estádio de desenvolvimento do adolescente do século XXI. Este estágio permitiu interligar os conhecimentos teóricos com a prática em contexto profissional, na medida em que foi possível verificar qual deverá ser a abordagem correta para com os alunos, incitando a criatividade e o sucesso académico dos mesmos.Item Educação visual : estratégias para aprendizagem do desenho através de práticas artísticas(2019) Pedroso, Susana Margarida Portas Ruivo; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.A nossa investigação desenvolveu-se com uma turma do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, da Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, distrito de Faro, na disciplina de Educação Visual, com o propósito de criar estratégias motivadoras, como micropedagogias, pelo gosto dos alunos na prática de desenhar. Por forma a promovermos a autoestima e personalidades éticas e ativas dos alunos, estabelecemos uma estratégia de desenvolvimento por temas inseridos na planificação, que estimulassem a motivação, revelassem alguns processos do trabalho artístico e envolvessem a criação de representações visuais identitárias. Desenvolvemos um quadro teórico abrangente no sentido de encontrar elementos orientadores para dar resposta à nossa questão inicial e outras preocupações que foram surgindo. Desenvolvemos o nosso estudo através do método de investigação-ação com o objetivo de observarmos de forma qualitativa todo o processo de execução até ao resultado de um produto plasticamente criativo. Elaborámos também diferentes estratégias pedagógicas com o objetivo de promover recursos que tornassem a prática da aula dinâmica, dialógica e criativa.Item A relação entre a cor e o perfil da personalidade: estratégias de orientação vocacional para um ensino artístico de excelência - um estudo com jovens entre os 16 e os 20 anos de idade(2019) Quintino, Patrícia de Mendonça; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A cor influencia-nos em muito do que nos rodeia. É utilizada em publicidade, marketing, decoração de interiores e inclusive em medicina. A cor é, portanto, essencial à nossa vivência como seres humanos plenos. Existem vários estudos que nos mostram que a personalidade e as suas funções psicológicas orientam a forma como pensamos, agimos e desenvolvemos determinados padrões de comportamento. Embora sabendo que existem riscos e limitações associados à categorização de pessoas, a fórmula tipo de quatro cores, um sistema de perfis de personalidade criado por Max Lüscher (1969) é uma forma eficaz e comprovada de criar consciência das diferenças nas pessoas, para categorizar quatro estilos básicos de aprendizagem de forma a identificar os pontos fortes e fracos de cada tipo de personalidade. A par da leitura do livro da médica e investigadora norte-americana, Carol Ritberger (2009) «A Cor da sua personalidade», na continuidade do estudo dos perfis de personalidade associados a quatro cores, foram colocadas várias questões e desenvolvida uma investigação para identificar padrões vocacionais, de forma a orientar os adolescentes na escolha da sua área de estudo, tentando combater o insucesso e a desmotivação escolar que foram verificados ao longo de décadas de ensino a jovens e adultos. Assim, foi realizado um inquérito em meio escolar, baseado no Teste de Indicador de Cor de Personalidade (ICP), em que com a escolha de afirmações designadas pelas letras A, B, C, e D, são atribuídas as cores do tipo de personalidade. Este inquérito foi aplicado a 69 estudantes de ambos os sexos (59% feminino e 41% masculino), com idade média de 17 anos, a frequentar cada área do 12º ano do ensino secundário (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais), no ano letivo de 2018/2019. O mesmo, fez parte da investigação no âmbito do Mestrado que a investigadora está a realizar, para concluir a sua formação profissional de docente. Este estudo nos seus objetivos, pretendeu delinear as diferenças nos padrões vocacionais dos alunos que escolhem diferentes áreas de estudo, visando proporcionar aos mesmos uma orientação vocacional fidedigna e incentivar a motivação e a realização pessoal dos jovens estudantes. Foi também objetivo do estudo proporcionar uma melhor compreensão do perfil dos estudantes de cada área, podendo tornar-se uma ferramenta estrutural para a forma como os alunos são abordados e conduzidos a explorar os seus talentos naturais, forças e capacidades, através dos testes psicotécnicos realizados no início dos ciclos escolares. Tentámos assim construir um conhecimento valioso em relação à compreensão das diferenças entre alunos, e a uma mais pormenorizada identificação das necessidades de recursos pedagógicos específicos requeridos para uma aprendizagem de excelência no ensino artístico dos níveis básico e secundário. Na parte empírica foi possível verificar as diferenças e semelhanças entre turmas de áreas de estudo diferentes, sendo jovens da mesma faixa etária, tal como, ter uma visão mais próxima dos perfis de personalidade dos alunos nas várias áreas escolares, tal como alguns dos seus valores éticos e morais, motivações, entre outras características, ainda que este estudo seja uma pequena amostra do panorama nacional. No final realizou-se um comparativo entre turmas, de forma a que fosse possível observar e analisar de forma mais clara as diferenças de perfis de personalidade entre os jovens alunos das quatro áreas de estudo, tendo sido possível constatar que as quatro turmas têm uma maioria de perfis de personalidade de cor verde, sendo que as turmas de Línguas e Humanidades e de Ciências Socioeconómicas, apresentam valores próximos de perfis de personalidade cor-de-laranja, e as turmas de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, os mesmos valores de perfis de personalidade de cor amarela. O perfil de personalidade de cor vermelha, foi verificado em todas as turmas, apresentando o mesmo valor para todas, exceto para a turma de Ciências Socioeconómicas, que revelou um valor mais baixo deste tipo de personalidade.Item Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local(2019) Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A história das sociedades traduz a evolução humana, da mesma forma que o património cultural descreve e contextualiza a história e cultura de um povo, constituindo-se como memória coletiva de uma determinada comunidade. A relação que se estabelece entre o indivíduo e o meio onde vive através da sua ação física ou concetual, é terreno fértil para o desenvolvimento de modos de perceção e fruição, aos quais se relacionam, simultaneamente, sentimentos de identificação e pertença. O ensino das artes visuais, pressupõe uma relação com a vida comunitária, na medida em que pode proporcionar diálogos entre o aluno e o património cultural, no entendimento e perceção das circunstâncias atuais, históricas e tradicionais e suas ideologias e valores culturais. O presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, abordando questões relacionadas com o ensino das artes visuais, estabelece pontos de convergência com a educação patrimonial, com vista a investigar a memória cultural, o valor que tem em si e na sua representação para a comunidade. A “plasticidade” particular das disciplinas artísticas – neste caso Educação Visual – é uma mais-valia no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares que possam facilitar relações didáticas entre a escola e o meio. Através da metodologia de investigação-ação com duas turmas em Prática Supervisionada, esta pesquisa mostra-nos que ao conhecer, respeitar e valorizar as diferentes representações do património, especialmente as mais próximas da sua realidade pessoal, o aluno aperfeiçoa o espírito de pertença, de identidade, de cuidado e preservação, assim como a capacidade interventiva e o espírito crítico e criativo, contribuindo para uma cidadania ativa e consciente.Item A imagem animada como ferramenta pedagógica no ensino do desenho(2020) Simão, Ana Sofia Amador; Neves, José Carlos Santos, orient.Partindo de uma investigação empírica efetuada na disciplina de Desenho A de uma turma de nível secundário, pretendeu-se indagar a pertinência e a exequibilidade de uma Unidade Didática no âmbito da imagem animada. A imagem animada ou animação é uma arte híbrida que abarca técnicas e conhecimentos de várias áreas, indo do cinema às artes plásticas. Pela sua forte disseminação na Cultura contemporânea, acreditamos que esta poderá ser uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino do Desenho, motivando os alunos para a sua prática e dotando-os de sensibilidades técnicas e estéticas que lhes permitam adotar posições críticas na análise e interpretação deste tipo de imagem. Em concordância com o programa da disciplina em causa, considera-se que os alunos devem adquirir um conjunto vasto de competências, que lhes permitam ser criadores e espetadores críticos de uma imagética atual onde o movimento é preponderante. A nossa análise sugere que, apesar da complexidade e morosidade dos processos envolvidos, a animação pode ser uma prática artística presente na sala de aula, pois contribui para a motivação e para o incremento da literacia audiovisual dos estudantes do curso científico-humanístico de Artes Visuais. Ao mesmo tempo é promotora de competências ao nível da perceção, expressão gráfica e criatividade.Item A importância do método para a formação do aluno do século XXI(2020) Ruivo, Pedro Manuel de Almeida Rocha; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.A presente dissertação, de natureza exploratória, procura responder à questão de como pode um método por projeto em Educação Visual contribuir para o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil Dos Alunos À Saída Da Escolaridade Obrigatória. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade de Trabalho de médio prazo (segundo e terceiro período). Com base no estudo da literatura sobre metodologia e ensino das artes e as dificuldades da formação para a cidadania, considerou-se importante desenvolver com os alunos um trabalho de projeto, de modo a desenvolver as competências sociais e humanas, de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual por forma a desenvolver a sua criatividade, autonomia e reflexão em cooperação com o outro. Entendemos que, na atualidade, é muito importante que o ensino das artes contribua mais significativamente na formação dos jovens nas dimensões intelectual, humana e promoção da sua participação ativa na resolução de problemas. O método aplicado procura desenvolver aquelas dimensões e proporcionar um pensar a arte e os seus processos de criação. Consideramos que o estudo permitiu identificar benefícios no processo de trabalho nos resultados alcançados, bem como compreender os contextos do seu desenvolvimento.Item Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais(2020) Cóias, Sérgio Eduardo Martins; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Tendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.Item Telemóvel como ferramenta de trabalho : uma adaptação de processos em tempos de pandemia(2020) Braz, Mariana Feliciano; Neves, José Carlos Santos, orient.A sociedade está em constante evolução e os professores têm de se saber adaptar às mudanças, como sejam aquelas provocadas pelo ao avanço tecnológico. Uma das suas funções é preparar os alunos para um mercado de trabalho onde se tornaram indispensáveis instrumentos como telemóveis, tablets e computadores. No 3º ciclo do ensino básico, as tecnologias são por norma, pouco usadas ou utilizadas apenas para apresentação de atividades, mostra de imagens e vídeos e pouco para a realização de projetos em formato digital. Esta investigação tem como problemática inicial avaliar o potencial do telemóvel como ferramenta de trabalho para as aulas de Educação Visual do ensino básico. Neste enquadramento, identifica-se como objetivo principal conceber uma atividade letiva onde o telemóvel é utilizado como ferramenta de trabalho em sala de aula, por via da execução de uma animação digital com recurso ao telemóvel. Com o aparecimento do COVID-19 em Portugal e o fechamento das escolas, a proposta de trabalho teve de se adaptar do ensino presencial para o ensino à distância, alterando deste modo a problemática estabelecida inicialmente. Procura-se analisar esta experiência no ensino das artes à distância, a sua adaptação face à mudança, de que forma foi possível conduzir uma atividade que começou na sala de aula e teve de se mudar para a casa de cada aluno e de que forma se trabalhou com cada aluno individualmente. O balanço final acabou por ser positivo e resultar de um projeto dinâmico e criativo juntando todos os trabalhos individuais num trabalho de turma. Este Relatório Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, na disciplina de Educação Visual (EV) com uma turma do 9º ano.Item Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes(2020) Tacão, Sandra Valadas; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas abordagens didáticas no ensino artístico o presente estudo explora as potencialidades do Livro Objeto como ferramenta pedagógica. A temática apresentada é resultante da prática de Ensino supervisionada no ensino Secundário em Artes Visuais. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo do Livro Objeto como instrumento de trabalho em sala de aula, de forma a desenvolver o potencial criativo, técnico e expressivo dos alunos. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação centrando-se esta na dimensão da aprendizagem, criatividade e parcerias entre escola e serviço educativo do museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Os dados recolhidos e analisados provêm da observação participante, dos portfolios dos alunos e dos inquéritos que lhes foram propostos. Os resultados deste projeto revelaram-se muito positivos quer a nível de competências adquiridas pelos alunos quer em termos de resultados obtidos. Com a presente investigação participativa e tendo por base o Livro Objeto pretendemos analisar e mostrar a importância da introdução de novas práticas e soluções artísticas no ensino das Artes e a importância da mediação e colaboração com instituições museológicas extraescolares.Item Animação digital como enriquecimento no ensino das artes visuais(2020) Araújo, Carlos Duarte Martins; Neves, José Carlos Santos, orient.No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio) pretendeu-se indagar a pertinência e exequibilidade de uma Unidade Didática, no âmbito da Narrativa Visual Animada. A investigação procura dar uma contribuição para as relações entre o ensino de Artes Visuais e aAnimação Digital. Aexperiência em sala de aula motivou o estudo paradesenvolver um pouco o formato desta contribuição para uma população escolar diversificada e caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício. De acordo com o programa da disciplina de Educação Visual, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam um desenvolvimento mais ágil da criatividade. Ao longo da prática de ensino supervisionada foi possível constatar que os alunos precisavam de uma motivação para a realização dos seus trabalhos em sala de aula. Então, apresentou-se um projeto para o 7º ano, a que se deu o nome de “Narrativa Visual Animada”. Este projeto visa criar uma nova dinâmica através de práticas pedagógicas em sala de aula, pois contribui para a motivação e para o incremento da literacia audiovisual dos alunos na disciplina de Educação Visual. Ao mesmo tempo promove competências ao nível da perceção, narrativa gráfica e criatividade.Item Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos(2021) Costa, Marta Maria Leitão Belmar da; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.Item Artes e o contributo para a construção da identidade: a protagonização do aluno como meio para a aprendizagem da Educação Visual(2021) Duarte, Maria Inês Delgado; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na freguesia de Águas Livres - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) com as turmas do 7º ano. As artes visuais, fomentam a descoberta e construção da identidade pessoal, fortalecendo a capacidade criativa e a expressão individual, a nível cognitivo, expressivo e afetivo. Esta investigação teve como objetivo aprofundar os benefícios do ensino das artes visuais no desenvolvimento da consciência dos alunos, da sua procura identitária, num meio multicultural específico. Foi motivado pelas observações feitas em sala de aula e aulas sincrónicas devido à pandemia do Covid-19, da desmotivação dos alunos pelas artes e onde fui confrontada com uma população escolar multicultural e com inúmeras dificuldades, tanto cognitivas como socioeconómicas, para além da desvalorização da comunidade educativa. Relativamente aos resultados obtidos neste estudo, utilizando uma metodologia de investigação-ação e decorrentes das atividades propostas, do acompanhamento das aulas e de inquéritos aos alunos, constatou-se uma grande evolução daquilo que inicialmente caracterizava as turmas. Os alunos revelaram-se ao longo do tempo mais motivados, participativos, com uma clara evolução da qualidade dos seus trabalhos e sobretudo, com uma visão diferente e positiva das artes visuais.Item O ensino das artes visuais e a importância do processo criativo no conhecimento do património cultural local(2021) Santo, Patrícia Alexandra Faria da Silva; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Conhecer e reconhecer o património cultural local, é um dos fundamentais objetivos sociais e educacionais das políticas governamentais atuais. A História das populações e a consciência da nossa relação com a mesma, através do contato com o património material e imaterial, permite-nos desenvolver afinidades com a memória coletiva, tão determinante para a identidade dum povo. É na relação do “eu” com o meio e nas nossas origens, que se forma a nossa identidade, e é da relação com o meio envolvente e comunitário, que se determinam as nossas mais primordiais relações de pertença e identidade. Neste sentido, a busca deste encadeamento entre os indivíduos e o património mostra-se determinante e necessária, daí decorrendo uma melhor perceção do contexto social e cultural atual. A educação e os métodos didáticos do ensino das artes, adquirem aqui, um papel fundamental na concretização deste objetivo. Transversalmente no ensino das artes visuais, é permitido duma forma prática e espontânea, que as afinidades entre os alunos e as manifestações culturais e históricas envolventes, se concretizem. Adquirindo esta conexão necessária, os alunos estarão aptos para uma maior compreensão das tradições, da comunidade e do contexto histórico. Resultante destas ligações e do reconhecimento das mesmas, será ainda mais inteligível a compreensão das práticas artístico-culturais quotidianas, resultantes da influência e ação dos costumes historicamente adquiridos. O estudo apresentado, resulta da experiência em Prática Supervisionada, e pretende explorar as afinidades que se estabelecem entre o indivíduo/aluno e o património cultural local, no decorrer do processo criativo. Esta investigação, usando a metodologia de investigação-ação, indica-nos de forma expressiva, que durante os processos de criação é possível estabelecer essas afinidades, permitindo aos alunos conhecer e reconhecer o património cultural local, criando ligações, através das técnicas utilizadas durante o processo criativo em artes, resultantes da sua própria exploração e desconstrução da problemática projetual proposta. Da didática das artes e da sua flexibilidade, emerge no aluno uma melhor e maior consciência do seu meio envolvente, da sua própria noção de identidade, de identificação com as tradições, e assim, espontaneamente, acabam por se estabelecer preocupações relacionadas com a conservação e preservação do próprio património, valorizando-o.Item PP345 Um trabalho cooperativo e criativo(2021) Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Reconhecendo a importância das artes visuais e a necessidade de novas práticas e estratégias da didática e da pedagogia no ensino artístico, a presente investigação, explora os benefícios do trabalho cooperativo, como ferramenta pedagógica, com o objetivo de fortalecer as relações entre alunos, e no desenvolvimento da criatividade. Utilizou-se uma metodologia de investigação-ação aplicada na prática de ensino supervisionada no ensino secundário, a uma turma do 12º ano de Artes Visuais. Partindo da dificuldade sentida na turma, de comunicação e partilha entre alunos, propôs-se e desenvolveu-se um projeto de intervenção num dos Jardins do Colégio, com a finalidade de incentivar a criatividade e o sentido crítico dos alunos, através das relações e vivências que o trabalho cooperativo exige. Os dados recolhidos e analisados das diversas aulas, observadas e lecionadas, das produções artísticas, dos resultados do trabalho e atitudes dos alunos, avaliações e questionários respondidos, revelaram resultados positivos no desenvolvimento do sentido crítico e criativo nas discussões e produções dos alunos. Evidenciaram também a importância e o contributo do trabalho cooperativo, no desenvolvimento das relações pessoais e sociais dos alunos no processo criativo de um projeto, alicerçado na metodologia projetual.Item O ensino das artes para o património : o ensino das artes visuais e as práticas artísticas na valorização do património cultural(2022) Raimundo, Joana Cristina Sousa; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Reconhecendo a importância da investigação e acção do professor como contributo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, esta investigação debruça-se sobre alguns objetivos de ensino aprendizagem, procurando intervir através de trabalho de projeto, recorrendo à promoção da Arte e do Património. Neste âmbito, desenvolveu-se um projeto com o objetivo de estreitar as relações entre os alunos e a Arte e o Património, face ao problema do sentimento de descrença, desinteresse, falta de motivação e aparente apatia e falta de conhecimento perante aspectos tradicionais e culturais. A ação decorre na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 9º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Na prática de aula de Educação Visual, foi adotada uma estratégia que assentou na exploração do tema Património cultural de Portugal em geral e em particular do Património Cultural da Ilha da Madeira, com a experimentação dos conteúdos do programa da disciplina em diversas fases, fazendo uso de práticas artísticas. A metodologia usada foi de caráter projetual e caracterizou-se por ser objetiva, faseada e linear, partindo de um problema (Projeto), terminando numa solução (Produto Final), após serem cumpridas várias etapas. Foi adotado um processo de investigação-ação, completando-se um ciclo de realização do projeto: procurou-se elevar a motivação dos alunos, fomentar a criatividade, fazer interagir e estreitar as relações entre professor-aluno.Item As artes indisciplinadas : uma abordagem líquida ao estudo da figura humana(2022) Costa, Joana Marques; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Nos últimos anos vivemos grandes desafios à escala global que colocaram ao sistema de ensino, à escola e aos docentes diversos constrangimentos que obrigaram todos os intervenientes a adaptarem-se. Assim a necessidade, de refletirmos sobre as práticas pedagógicas numa modernidade cada vez mais “líquida” para usar a expressão de Bauman (2000), conduz-nos a testar a riqueza e a fluidez da linguagem artística nas suas diversas dimensões nomeadamente, que contributo podem ter as artes performativas para o ensino das artes visuais. Também a reflexão sobre a importância do bem-estar emocional durante o ERE (Ensino Remoto de Emergência), e as particularidades da configuração do ensino à distância foram condicionantes que tentámos integrar no desenvolvimento da prática pedagógica. O trabalho que se apresenta resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Maria Amália Vaz de Carvalho no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais na disciplina de Desenho A, com uma turma de 11º ano do ensino secundário. A investigação incide sobre o desenvolvimento de uma unidade didática que aborda os elementos essenciais e estruturantes do ensino do desenho da figura humana. A metodologia principal que conduziu a pesquisa foi a investigação-ação. Consideramos, que apesar de se tratar de um estudo exploratório, a abordagem diversificada das linguagens plásticas ao longo do período de ERE permitiu que os alunos se mantivessem empenhados no desenvolvimento das atividades, assim como resultados criativos e diversificados nas propostas feitas. A alteração do locus de controlo, (habitualmente centrado no professor) a promoção da autonomia e o recurso a estratégias de apoio, às quais os alunos se podiam recorrer de forma autónoma, foram os principais desafios que se colocaram no ensino à distância.Item A mediação do conhecimento do património da Marinha Grande e o reforço identitário através das Artes Visuais : Investigação-ação numa turma de 12º ano(2022) Lopes, Ana Margarida Barosa; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A presente dissertação propôs-se analisar o ensino das Artes Visuais, em relação ao conhecimento e preservação do património local da cidade da Marinha Grande e como este pode influenciar a construção da identidade individual. Na componente teórica foi abordada a relação da educação patrimonial, da construção da identidade e as artes visuais, procurando perceber como pode o património proporcionar conhecimentos e competências no âmbito do ensino das Artes Visuais. Tendo como base uma revisão de literatura sobre a importância do ensino das artes, foram trabalhados princípios como o património, a identidade, o trabalho cooperativo, a autonomia e interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a de investigação-ação, ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática de caráter interdisciplinar, com três propostas de trabalho, numa turma do 12º ano, durante a Prática de Ensino Supervisionada. A observação direta e ativa do projeto nas suas atividades em sala de aula, o diálogo constante com os alunos, a análise dos portfólios e os questionários realizados na turma, permitiram obter indicadores acerca das questões levantadas. O projeto permitiu o desenvolvimento de relações interpessoais, aumentou a motivação e permitiu a partilha de dúvidas e de dificuldades, mas também a apresentação de propostas e soluções no desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Através da educação patrimonial nas práticas artísticas, esta investigação demonstra que é possível que os alunos desenvolvam o seu conhecimento identitário, conhecendo e preservando o património local (material e imaterial) desenvolvendo em consonância um pensamento crítico, criativo e reflexivo.Item O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos(2022) George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.Item Criatividade em grupo nas artes visuais(2022) Santos, Daniel José Gama; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Este trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.
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