Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Item Uma abordagem ao património baleeiro como inspiração para práticas criativas em Educação Visual(2022) Moniz, Carina Adriana da Silva; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho de pesquisa, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Visual de uma turma de 9º ano, relaciona-se com o património cultural imaterial, mais especificamente o património baleeiro dos Açores e a arte do scrimshaw. A baleação determinou um período marcante na vida de muitas famílias nas ilhas açorianas, principalmente no Faial e no Pico. Embora atualmente extinta, os museus mantêm vivas essas memórias que moldam a identidade do povo açoriano. Esta temática foi escolhida com o intuito de preencher lacunas observadas em sala de aula, no que se referia ao conhecimento dos alunos do seu património cultural regional, tentando despertar a sua curiosidade, contribuir para o reforço da sua identidade, ao mesmo tempo que se estimulava a criatividade através de atividades propostas no âmbito das artes visuais e do currículo em vigor. Para além da contribuição para o conhecimento da riqueza e importância do património local e sua preservação, pretendeu-se igualmente reforçar as ligações à comunidade mobilizando o poder educativo e relacional que as artes podem proporcionar. Através da metodologia de investigação-ação utilizada, foi possível realizar uma constante procura, observação e reflexão das atividades propostas e dos resultados obtidos pelos alunos. Reforçamos neste trabalho a capacidade das artes visuais de incorporar e tratar temas de interesse social e cultural e proporcionar a interdisciplinaridade. Constatou-se que quando os alunos se aproximam e conhecem as diferentes realidades patrimoniais locais através de projetos artísticos, ganham espírito de pertença, maior cuidado e vontade de preservar algo que é deles.Item Animação digital como enriquecimento no ensino das artes visuais(2020) Araújo, Carlos Duarte Martins; Neves, José Carlos Santos, orient.No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio) pretendeu-se indagar a pertinência e exequibilidade de uma Unidade Didática, no âmbito da Narrativa Visual Animada. A investigação procura dar uma contribuição para as relações entre o ensino de Artes Visuais e aAnimação Digital. Aexperiência em sala de aula motivou o estudo paradesenvolver um pouco o formato desta contribuição para uma população escolar diversificada e caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício. De acordo com o programa da disciplina de Educação Visual, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam um desenvolvimento mais ágil da criatividade. Ao longo da prática de ensino supervisionada foi possível constatar que os alunos precisavam de uma motivação para a realização dos seus trabalhos em sala de aula. Então, apresentou-se um projeto para o 7º ano, a que se deu o nome de “Narrativa Visual Animada”. Este projeto visa criar uma nova dinâmica através de práticas pedagógicas em sala de aula, pois contribui para a motivação e para o incremento da literacia audiovisual dos alunos na disciplina de Educação Visual. Ao mesmo tempo promove competências ao nível da perceção, narrativa gráfica e criatividade.Item Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel(2022) Castanho, Maria Dordio; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este Relatório assenta no estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Sousel- Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, enquadrado no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração Instituto da Educação, nos anos letivos 2019/2021. O trabalho desenvolvido, em época de Pandemia, explora o processo de ensino de artes visuais num ambiente misto, presencial e à distância do ensino/aprendizagem, com recurso a várias ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma TEAMS. Destacam-se as vantagens e dificuldades do uso de espaços virtuais como ferramentas no processo de ensino de artes visuais. No entanto, constatamos que o recurso ao ambiente virtual em conjunto com os restantes recursos disponíveis contribuiu para a melhoria significativa do processo de ensino das artes visuais. Sendo que o ensino das artes tem como uma das suas características principais as possibilidades interdisciplinares, foi desenvolvido um projeto em que foi esta utilizada de modo a cativar os alunos. Aliámos a história e a cultura às artes e estas aos vários projetos desenvolvidos pelas outras disciplinas numa lógica de interdisciplinaridade, conduzindo os alunos à descoberta do património cultural do concelho de Sousel.Item Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais(2020) Cóias, Sérgio Eduardo Martins; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Tendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.Item Artes e o contributo para a construção da identidade: a protagonização do aluno como meio para a aprendizagem da Educação Visual(2021) Duarte, Maria Inês Delgado; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na freguesia de Águas Livres - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) com as turmas do 7º ano. As artes visuais, fomentam a descoberta e construção da identidade pessoal, fortalecendo a capacidade criativa e a expressão individual, a nível cognitivo, expressivo e afetivo. Esta investigação teve como objetivo aprofundar os benefícios do ensino das artes visuais no desenvolvimento da consciência dos alunos, da sua procura identitária, num meio multicultural específico. Foi motivado pelas observações feitas em sala de aula e aulas sincrónicas devido à pandemia do Covid-19, da desmotivação dos alunos pelas artes e onde fui confrontada com uma população escolar multicultural e com inúmeras dificuldades, tanto cognitivas como socioeconómicas, para além da desvalorização da comunidade educativa. Relativamente aos resultados obtidos neste estudo, utilizando uma metodologia de investigação-ação e decorrentes das atividades propostas, do acompanhamento das aulas e de inquéritos aos alunos, constatou-se uma grande evolução daquilo que inicialmente caracterizava as turmas. Os alunos revelaram-se ao longo do tempo mais motivados, participativos, com uma clara evolução da qualidade dos seus trabalhos e sobretudo, com uma visão diferente e positiva das artes visuais.Item As artes indisciplinadas : uma abordagem líquida ao estudo da figura humana(2022) Costa, Joana Marques; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Nos últimos anos vivemos grandes desafios à escala global que colocaram ao sistema de ensino, à escola e aos docentes diversos constrangimentos que obrigaram todos os intervenientes a adaptarem-se. Assim a necessidade, de refletirmos sobre as práticas pedagógicas numa modernidade cada vez mais “líquida” para usar a expressão de Bauman (2000), conduz-nos a testar a riqueza e a fluidez da linguagem artística nas suas diversas dimensões nomeadamente, que contributo podem ter as artes performativas para o ensino das artes visuais. Também a reflexão sobre a importância do bem-estar emocional durante o ERE (Ensino Remoto de Emergência), e as particularidades da configuração do ensino à distância foram condicionantes que tentámos integrar no desenvolvimento da prática pedagógica. O trabalho que se apresenta resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Maria Amália Vaz de Carvalho no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais na disciplina de Desenho A, com uma turma de 11º ano do ensino secundário. A investigação incide sobre o desenvolvimento de uma unidade didática que aborda os elementos essenciais e estruturantes do ensino do desenho da figura humana. A metodologia principal que conduziu a pesquisa foi a investigação-ação. Consideramos, que apesar de se tratar de um estudo exploratório, a abordagem diversificada das linguagens plásticas ao longo do período de ERE permitiu que os alunos se mantivessem empenhados no desenvolvimento das atividades, assim como resultados criativos e diversificados nas propostas feitas. A alteração do locus de controlo, (habitualmente centrado no professor) a promoção da autonomia e o recurso a estratégias de apoio, às quais os alunos se podiam recorrer de forma autónoma, foram os principais desafios que se colocaram no ensino à distância.Item Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula(2023) Magalhães, Marta Veloso; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Partindo das relações humanas e da relação pedagógica entre professor-aluno, que se desenvolve por meio da confiança e do diálogo, focamos o presente projeto de investigação-ação no âmbito do diálogo entre disciplinas. Desse cruzamento de saberes procura-se entender de que forma a metodologia projetual fomenta a criatividade, motiva os alunos e desenvolve sentimentos empáticos em correlação com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual. Desse modo, a partir da observação empírica das relações intra e inter pessoais, assim como da atitude dos alunos perante o trabalho desenvolvido, tenta-se decifrar os conceitos discriminados no enquadramento teórico e desenvolver o Projeto ‘ZooHumano’ assente numa Metodologia Projetual. Na parte empírica, comparam-se e analisam-se dados recolhidos na prática de ensino supervisionada na Escola D. Filipa de Lencastre com duas turmas de 9 ano de escolaridade, que refletem esta aprendizagem associada ao pensamento divergente, criativo, crítico e estético. Parte-se, por isso, desse decifrar das competências adquiridas através da abordagem de vários conteúdos interdisciplinares, em sala de aula, com o intuito de se comprovar que a metodologia projetual melhora o ensino-aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento do projeto adaptam-se estratégias à constante volubilidade da turma, que permitem pensar o desenho como um modo de ver e de estar. Deste modo, inserida num contexto de prática supervisionada, procura-se compreender como se posiciona a disciplina de Educação Visual no currículo escolar assim como a predisposição dos alunos para a mesma. Palavras-Chave: educação visual; criatividade; metodologia projetual; motivação, empatiaItem Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais(2023) Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.Item A criação de discursos imagéticos na interpretação de imagens na disciplina de história da cultura e das artes(2023) Craveiro, Telma Sofia Leitão; Rocha, Jorge Manuel Gomes da Silva, orient.Inspirado nas mudanças de paradigmas da História de Arte este estudo investiga o contributo da experimentação criativa e da produção de imagens nos métodos interpretativos das obras de arte, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Artístico Especializado de Produção Artística da Escola Secundária de Carcavelos. Através do projeto “Interpretações Pictóricas” os alunos experienciaram a interpretação de obras de arte do passado através de discursos imagéticos, que lhes facilitou um primeiro contacto com a obra. Este estudo segue a metodologia da investigação-ação, onde os conteúdos da disciplina e os objetivos curriculares orientaram a escolha de uma abordagem metodológica. O estudo mostra que os alunos se sentiram motivados, interventivos e satisfeitos com a produção de imagens na interpretação das obras de arte do passado, neste caso especifico “o século XVII”, tal como demonstra também a necessidade de um debate entre a continuidade da tradição pedagógica expositiva e a necessidade de se encontrarem novas metodologias que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a construção da aprendizagem do aluno, tornando o ensino da História da Arte aberto a outras abordagens que fazem da experimentação, da capacidade artística do aluno, um extraordinário auxílio da teoria. O docente deve olhar para a História de Arte como um processo que não é único, nem com uma só direção (Belting, 1995). O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no ensino da História da Cultura e das Artes.Item Criatividade em grupo nas artes visuais(2022) Santos, Daniel José Gama; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Este trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.Item Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local(2019) Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A história das sociedades traduz a evolução humana, da mesma forma que o património cultural descreve e contextualiza a história e cultura de um povo, constituindo-se como memória coletiva de uma determinada comunidade. A relação que se estabelece entre o indivíduo e o meio onde vive através da sua ação física ou concetual, é terreno fértil para o desenvolvimento de modos de perceção e fruição, aos quais se relacionam, simultaneamente, sentimentos de identificação e pertença. O ensino das artes visuais, pressupõe uma relação com a vida comunitária, na medida em que pode proporcionar diálogos entre o aluno e o património cultural, no entendimento e perceção das circunstâncias atuais, históricas e tradicionais e suas ideologias e valores culturais. O presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, abordando questões relacionadas com o ensino das artes visuais, estabelece pontos de convergência com a educação patrimonial, com vista a investigar a memória cultural, o valor que tem em si e na sua representação para a comunidade. A “plasticidade” particular das disciplinas artísticas – neste caso Educação Visual – é uma mais-valia no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares que possam facilitar relações didáticas entre a escola e o meio. Através da metodologia de investigação-ação com duas turmas em Prática Supervisionada, esta pesquisa mostra-nos que ao conhecer, respeitar e valorizar as diferentes representações do património, especialmente as mais próximas da sua realidade pessoal, o aluno aperfeiçoa o espírito de pertença, de identidade, de cuidado e preservação, assim como a capacidade interventiva e o espírito crítico e criativo, contribuindo para uma cidadania ativa e consciente.Item Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos(2021) Costa, Marta Maria Leitão Belmar da; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.Item Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais(2019) Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.Item Educação visual : estratégias para aprendizagem do desenho através de práticas artísticas(2019) Pedroso, Susana Margarida Portas Ruivo; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.A nossa investigação desenvolveu-se com uma turma do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, da Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, distrito de Faro, na disciplina de Educação Visual, com o propósito de criar estratégias motivadoras, como micropedagogias, pelo gosto dos alunos na prática de desenhar. Por forma a promovermos a autoestima e personalidades éticas e ativas dos alunos, estabelecemos uma estratégia de desenvolvimento por temas inseridos na planificação, que estimulassem a motivação, revelassem alguns processos do trabalho artístico e envolvessem a criação de representações visuais identitárias. Desenvolvemos um quadro teórico abrangente no sentido de encontrar elementos orientadores para dar resposta à nossa questão inicial e outras preocupações que foram surgindo. Desenvolvemos o nosso estudo através do método de investigação-ação com o objetivo de observarmos de forma qualitativa todo o processo de execução até ao resultado de um produto plasticamente criativo. Elaborámos também diferentes estratégias pedagógicas com o objetivo de promover recursos que tornassem a prática da aula dinâmica, dialógica e criativa.Item Educação visual e consciencialização ambiental - uma experiência interdisciplinar(2023) Aragão, Maria Leonor Trigueiros Soares de; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A investigação enquadra-se no Mestrado de Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no contexto da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Colégio Valsassina, no ano letivo 2021/2022. A prática de lecionação operou-se no âmbito da disciplina de Educação Visual, com uma turma do 7º ano. Teve como principal objetivo uma reflexão sobre a incorporação na educação artística da consciencialização para a proteção da Natureza, propondo uma abordagem interdiscipli-nar com as ciências. Tentou analisar-se quais os benefícios da sua aplicação para os alunos, nomeadamente “a consciência da sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo” (ME, 2017). Foi utilizada uma metodologia de investigação-ação participativa em que os docentes e os alunos tiveram um papel ativo, realizando um conjunto de trabalhos em ilustração científica e fotografia sobre espécies de plantas e animais, que culminou numa exposição de trabalhos na Semana das Artes para toda a comunidade esco-lar. A aplicação desta unidade didática permitiu aos alunos adquirirem múltiplas aprendi-zagens, contribuindo para o progresso do seu desenvolvimento artístico e uma maior literacia e consciencialização ambiental. Palavras-chave: Educação Visual, Biologia, ambiente, ensino, investigação-açãoItem Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho(2023) Justino, Rita Marujo; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A Cultura Visual, onde se abordam questões ligadas ao poder das imagens como forma de comunicação, sobretudo na contemporaneidade, tem fortes conexões com os temas sociais. Estes tópicos não só estão bastante presentes na cultura popular — nos filmes e nas séries, no marketing das empresas, etc, como são frequentemente utilizados pelos artistas nos seus projetos. Ao longo desta dissertação expõem-se possíveis formas de abordar temas sociais e ambientais no ensino artístico, através do paradigma de ensino da cultura visual, e explora-se a importância do papel da escola na formação global do alunos (indo ao encontro das competências requeridas para o séc. XXI da UNESCO, também consubstanciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória do Ministério da Educação). Nesta pesquisa recorreu-se à metodologia da investigação-ação, que permitiu aliar a investigação teórica ao contexto pedagógico da prática de ensino supervisionada. A PES ocorreu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Carcavelos, com uma turma de 11º ano de Desenho A. Foram aplicadas três unidades didáticas no âmbito desta investigação ligadas a temas sociais dos nossos dias como: a identidade e diversidade humana; a preservação dos oceanos e ativismo artístico na contemporaneidade. Os resultados obtidos do conjunto de dados recolhidos, apontam para uma maior consciencialização dos alunos do papel transformador das artes na sociedade.Item Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário(2023) Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto; Rodrigues, Teresa Palma, orient.Esta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, InterdisciplinaridadeItem O ensino das artes para o património : o ensino das artes visuais e as práticas artísticas na valorização do património cultural(2022) Raimundo, Joana Cristina Sousa; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Reconhecendo a importância da investigação e acção do professor como contributo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, esta investigação debruça-se sobre alguns objetivos de ensino aprendizagem, procurando intervir através de trabalho de projeto, recorrendo à promoção da Arte e do Património. Neste âmbito, desenvolveu-se um projeto com o objetivo de estreitar as relações entre os alunos e a Arte e o Património, face ao problema do sentimento de descrença, desinteresse, falta de motivação e aparente apatia e falta de conhecimento perante aspectos tradicionais e culturais. A ação decorre na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 9º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Na prática de aula de Educação Visual, foi adotada uma estratégia que assentou na exploração do tema Património cultural de Portugal em geral e em particular do Património Cultural da Ilha da Madeira, com a experimentação dos conteúdos do programa da disciplina em diversas fases, fazendo uso de práticas artísticas. A metodologia usada foi de caráter projetual e caracterizou-se por ser objetiva, faseada e linear, partindo de um problema (Projeto), terminando numa solução (Produto Final), após serem cumpridas várias etapas. Foi adotado um processo de investigação-ação, completando-se um ciclo de realização do projeto: procurou-se elevar a motivação dos alunos, fomentar a criatividade, fazer interagir e estreitar as relações entre professor-aluno.Item O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia(2023) Ribeiro, Sara Filipa Moreira; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.Item O ensino das artes visuais e a importância do processo criativo no conhecimento do património cultural local(2021) Santo, Patrícia Alexandra Faria da Silva; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Conhecer e reconhecer o património cultural local, é um dos fundamentais objetivos sociais e educacionais das políticas governamentais atuais. A História das populações e a consciência da nossa relação com a mesma, através do contato com o património material e imaterial, permite-nos desenvolver afinidades com a memória coletiva, tão determinante para a identidade dum povo. É na relação do “eu” com o meio e nas nossas origens, que se forma a nossa identidade, e é da relação com o meio envolvente e comunitário, que se determinam as nossas mais primordiais relações de pertença e identidade. Neste sentido, a busca deste encadeamento entre os indivíduos e o património mostra-se determinante e necessária, daí decorrendo uma melhor perceção do contexto social e cultural atual. A educação e os métodos didáticos do ensino das artes, adquirem aqui, um papel fundamental na concretização deste objetivo. Transversalmente no ensino das artes visuais, é permitido duma forma prática e espontânea, que as afinidades entre os alunos e as manifestações culturais e históricas envolventes, se concretizem. Adquirindo esta conexão necessária, os alunos estarão aptos para uma maior compreensão das tradições, da comunidade e do contexto histórico. Resultante destas ligações e do reconhecimento das mesmas, será ainda mais inteligível a compreensão das práticas artístico-culturais quotidianas, resultantes da influência e ação dos costumes historicamente adquiridos. O estudo apresentado, resulta da experiência em Prática Supervisionada, e pretende explorar as afinidades que se estabelecem entre o indivíduo/aluno e o património cultural local, no decorrer do processo criativo. Esta investigação, usando a metodologia de investigação-ação, indica-nos de forma expressiva, que durante os processos de criação é possível estabelecer essas afinidades, permitindo aos alunos conhecer e reconhecer o património cultural local, criando ligações, através das técnicas utilizadas durante o processo criativo em artes, resultantes da sua própria exploração e desconstrução da problemática projetual proposta. Da didática das artes e da sua flexibilidade, emerge no aluno uma melhor e maior consciência do seu meio envolvente, da sua própria noção de identidade, de identificação com as tradições, e assim, espontaneamente, acabam por se estabelecer preocupações relacionadas com a conservação e preservação do próprio património, valorizando-o.
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