Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por autor "Estrela, Elsa Maria Bacala, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos(2022) George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.Item A importância do método para a formação do aluno do século XXI(2020) Ruivo, Pedro Manuel de Almeida Rocha; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.A presente dissertação, de natureza exploratória, procura responder à questão de como pode um método por projeto em Educação Visual contribuir para o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil Dos Alunos À Saída Da Escolaridade Obrigatória. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade de Trabalho de médio prazo (segundo e terceiro período). Com base no estudo da literatura sobre metodologia e ensino das artes e as dificuldades da formação para a cidadania, considerou-se importante desenvolver com os alunos um trabalho de projeto, de modo a desenvolver as competências sociais e humanas, de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual por forma a desenvolver a sua criatividade, autonomia e reflexão em cooperação com o outro. Entendemos que, na atualidade, é muito importante que o ensino das artes contribua mais significativamente na formação dos jovens nas dimensões intelectual, humana e promoção da sua participação ativa na resolução de problemas. O método aplicado procura desenvolver aquelas dimensões e proporcionar um pensar a arte e os seus processos de criação. Consideramos que o estudo permitiu identificar benefícios no processo de trabalho nos resultados alcançados, bem como compreender os contextos do seu desenvolvimento.