Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por autor "Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação"
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Item Emotionalism in contemporary journalism : when the queen died 200 newsmagazines' coverage of the death of Elizabeth II(2024) Ragasová, Anna; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNa última década, registou-se um crescente interesse académico no estudo das emoções no campo jornalístico, impulsionado por novas práticas jornalísticas que recorrem a elementos emocionais como forma de alcançar um maior público. Nesta investigação, procurámos as marcas do emocionalismo no jornalismo através de um estudo de caso sobre a cobertura da morte e do funeral da Rainha Isabel II. Para compreender como funciona o emocionalismo no jornalismo contemporâneo, concebemos um estudo comparativo internacional que se centra num tipo específico de media, a newsmagazine ou revista semanal de informação geral. A meio caminho entre o jornal e a revista, este modelo nasceu nos Estados Unidos, em 1923, com a revista Time e popularizou-se em todo o mundo. O nosso estudo de caso inclui dois títulos de circulação internacional - Time (EUA) e The Economist (Reino Unido) - e uma newsmagazine nacional - .týžde? da Eslováquia. Cruzando a análise de conteúdo e a análise semiótica, examinámos os elementos do emocionalismo num corpus de 111 artigos online e quatro capas de newsmagazines durante as duas semanas de 8 de setembro de 2022 a 22 de setembro de 2022. O trabalho dos jornalistas das três revistas foi também analisado recorrendo a elementos da teoria dos acontecimentos mediáticos aplicados à imprensa online. A análise comparada das newsmagazines revelou que o emocionalismo é uma construção crucial nos artigos e capas, independentemente de se tratar de uma revista de circulação nacional ou internacional. Os resultados mostram que o emocionalismo nas capas e artigos das newsmagazines é composto por elementos textuais e visuais, interligados com factos, criando uma narrativa e uma composição unificadas. A aplicação da teoria dos acontecimentos mediáticos revelou as mudanças que ocorreram no tom e estilo de cobertura mediática relativamente a um acontecimento como o funeral de uma figura pública internacional como a rainha Isabel II, com o recurso a descrições e a fotografias emocionais ou a omissão de factos negativos sobre a pessoa falecida. Os resultados indicam, assim, que o emocionalismo está incorporado no jornalismo de qualidade e é utilizado para proporcionar o envolvimento e a participação dos leitores em temas sociais importantes. Palavras-chave: Emocionalismo, jornalismo, newsmagazine, Rainha Isabel IIItem As estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses nas eleições europeias de 2019(2024) Coutinho, Anna Carolina Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA presente tese de doutoramento desenvolve uma análise sobre as estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses: um enquadramento teórico e recolha empírica desta problemática, num contexto de eleições de segunda ordem. Esta tese tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a comunicação político partidária durante a campanha para as Eleições Europeias de 2019, em Portugal. Num cenário político nacional marcado pela mais baixa afluência às urnas nas últimas Eleições Europeias, pela formação inédita de um governo através de uma coligação pós-eleitoral de esquerda e pela crescente presença de discursos de extrema-direita, torna-se essencial analisar e refletir sobre as temáticas, mensagens políticas e estratégias aplicadas durante este período. Para tal, foi realizado um estudo de caso que envolveu a recolha e análise das mensagens divulgadas pelos 17 partidos políticos candidatos. Como corpus de análise foram considerados 1270 materiais, incluindo 43 cartazes, 64 tempos de antena e 1163 publicações do Facebook. Através da análise de conteúdo, esta tese de doutoramento procurou codificar e examinar os materiais de campanha nos suportes de cartaz/outdoor, publicações do Facebook e tempos de antena. Esta abordagem permitiu uma primeira interpretação da possível estratégia global dos partidos. Elementos gráficos e textuais foram analisados partido a partido e, posteriormente, os resultados foram examinados qualitativamente. Sem tem a pretensão de generalizar resultados, esta tese procurou evidenciar as estratégias utilizadas e funcionar como um arquivo para futuras consultas sobre as Eleições Europeias de 2019 em Portugal. O principal objetivo foi a identificação das técnicas de comunicação utilizadas pelos partidos políticos portugueses. Palavras-Chave: Comunicação Política, Campanha Eleitoral, Eleições Europeias, Transmedia.Item Exploring cultural competence for non-indigenous journalists who work with and for indigenous peoples(2024) Guedes, Carla Alexandra Marques Bento; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNesta investigação averigua-se de que forma os conhecimentos e os valores Indígenas podem transformar as práticas e as estratégias dos jornalistas não-Indígenas para que estes possam representar melhor todos os povos, especialmente os povos das Primeiras Nações, através de uma abordagem culturalmente mais competente, inclusiva e responsável no âmbito do jornalismo de massas tradicional. Trata-se de uma investigação que proporcionou um ‘diálogo’ transformador e empoderador que une perspetivas, sentimentos, restrições e oportunidades de ‘dois mundos’ no jornalismo dominante ocidental que reporta sobre os Povos das Primeiras Nações. Fê-lo convidando jornalistas não-Indígenas e Indígenas (todos com experiência em reportagem sobre, com e para os Povos das Primeiras Nações na Austrália, no Brasil e no Canadá) a ouvirem profundamente, a refletirem sobre e a compreenderem as suas próprias culturas, opiniões, necessidades e formas de trabalhar bem como as dos outros. É um caso de Investigação-ação Participativa teoricamente informada pela Construção Social da Realidade com uma intenção construtiva e descolonizadora. Baseia-se nos protocolos Indígenas e no conceito cultural e espiritual Aborígene de Dadirri e é enquadrado pela Pedagogia do Desconforto. Metodologias de investigação não-Indígenas e Indígenas foram exploradas e combinadas, incluindo a tradicional entrevista ativa semiestruturada ocidental redefinida aqui como sessões individuais de Dadirri Yarning para coleta de dados. Esta metodologia combinada serve de motor a uma investigação sobre o desconforto dentro de uma narrativa emancipatória. Além disso, optou-se pelo método de Análise Narrativa Temática para organizar e apresentar os resultados de investigação. Este é o primeiro estudo a basear-se na Pedagogia do Desconforto aplicando-a aos Estudos do Jornalismo e aos Estudos Indígenas, envolvendo jornalistas Indígenas e não-Indígenas e combinando paradigmas culturais/teóricos/conceituais e metodologias de pesquisa Indígenas e não-Indígenas, navegando nessas complexidades interculturais em direção à descolonização e enriquecimento da competência cultural. Para além disso, acrescentando a minha própria experiência como investigadora e jornalista não-Indígena a algum material já existente na literatura, desenhei duas novas 'ferramentas' para apoiar os jornalistas não-Indígenas na tarefa árdua de aumentar a sua competência cultural Indígena: o Continuum de Competência Cultural no Jornalismo e a Lista de Estratégias e Práticas para Jornalismo Culturalmente Competente que Envolve Povos Indígenas. As conclusões desta investigação confirmam a hipótese central desta investigação: os jornalistas não-Indígenas precisam de desenvolver um quadro de competências culturais para trabalhar e reportar sobre os Povos Indígenas. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos jornalistas não-Indígenas são, de facto, culturalmente incompetentes, assim como os meios de comunicação social para os quais trabalham. Por isso mesmo, defendo que a formação em competência cultural deve ser incluída nos planos de estudos de jornalismo do Ensino Superior, desde o grau de licenciatura, assim como nos programas e cursos de formação profissional nesta área. PALAVRAS-CHAVE: Estudos do Jornalismo, Estudos Indígenas, Competência Cultural, Jornalistas Indígenas e não-Indígenas, Pedagogia do Desconforto, Dadirri, Metodologias de investigação IndígenasItem O papel da Televisão Pública na promoção da Língua Portuguesa(2024) Tavares, Sandra; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEsta investigação teve como principal objetivo compreender o papel da televisão pública na promoção da língua portuguesa. Procurou-se perceber de que modo é que o serviço público de televisão português, assegurado pela RTP, tem promovido a língua portuguesa, ou seja, de que forma tem cumprido esta missão que se encontra expressa no contrato de concessão com o Estado português. De forma a cumprir o objetivo proposto, optou-se por uma metodologia qualitativa, organizada em dois momentos: num primeiro momento, o recurso à análise de conteúdo, a partir da criação de uma grelha de análise dos programas sobre língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história. O segundo momento consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos responsáveis pela RTP, à Provedora do Telespectador e a um representante da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Depois de uma caracterização dos programas, fez-se o cruzamento da análise desses programas com a análise das entrevistas realizadas. Os resultados desta investigação revelam uma grande falta de valorização da promoção da língua portuguesa por parte do canal público de televisão. Constatou-se que o número de programas exclusivamente dedicados à língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história é francamente diminuto. Identificámos apenas sete programas em 66 anos de RTP e o único espaço atual na programação da RTP é a rubrica Bom Português, que visa esclarecer dúvidas linguísticas. Tendo a RTP a obrigatoriedade de contribuir para a promoção da língua portuguesa e considerando a sua função educativa, cultural e de responsabilidade social, enquanto serviço público de televisão, concluímos que seria crucial reforçar esse compromisso com a língua, atribuindo-lhe um espaço permanente, em horário nobre, em pelo menos um canal da RTP. PALAVRAS-CHAVE: televisão, serviço público de televisão, RTP, língua portuguesa, programas televisivosItem Pequenas visões do grande mundo : temas da cultura visual da viagem virtual(2024) Bicacro, Joana Isabel Martinho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNo século XIX, a viragem pictórica do fenómeno turístico e a emergência de media de viagem virtual coexistem com uma crise das visões de mundo modernas e uma mudança nas culturas da viagem. Este projeto de crítica da cultura, teoria da comunicação e arqueologia das artes dos media tem como objetivo caracterizar e compreender, a par da teoria das visões de mundo e da emergência do fenómeno do globo terrestre, a genealogia de media visuais imersivos, a viagem turística virtual e os seus impactos na cultura contemporânea. Considerarse-á o fenómeno dos meios fotográficos (em especial, séries estereoscópicas de fotografias de viagem) e alguns casos paradigmáticos de espetáculos de viagem na era das Exposições Universais. Estes têm em comum a promessa de dar a ver, em retalhos ou de um só golpe de vista, toda a Terra. Proceder-se-á a uma análise das novas tecnologias digitais de viagem virtual, com destaque para os sistemas Google de navegação e visualização espacial. A investigação debruçar-se-á sobre estas imagens sintéticas do mundo; imagens-situação ou imagensoperativas 4 apresentações imersivas de visões miniaturizadas do mundo, que permitem simular viagens a locais remotos 4 com vista a uma crítica da viagem virtual, da imersão, da presença e da distância mediáticas. Palavras-chave: virtual, cultura visual, arqueologia dos media, teoria dos media, visões de mundo, telepresença, imersão, espectrologia, espanto, mundo, totalidade, representação, Terra, fotografia, cinema, novos media, artes digitais, VR, ciberturismo, viagem espacial, imagens operativas.Item Videojogo e o jogo psicomotor na aprendizagem da Matemática em crianças com Necessidades Educativas Específicas(2024) Pradiante, Vera Lúcia da Conceição; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoO Presente trabalho de investigação explora o potencial da aprendizagem baseada em jogos. Foi criada uma intervenção em contexto escolar, com alunos com Perturbação do Espetro Autista (PEA) e/ou Discalculia no Ensino Básico em Portugal – 5 escolas. O método misto foi utilizado. Realizaram-se 12 sessões - uma vez por semana/45 minutos – com dois momentos distintos: 1º momento: utilização do jogo digital “Planeta perigo: Uma aventura espacial!” - jogo educativo que visa a aprendizagem das primeiras competências matemáticas, criado num contexto de investigação [PTDC/COM-CSS/32022/2017]; 2º momento: realização do jogo psicomotor - com transposição do jogo digital para jogo motor. Este projeto visa o desenvolvimento: da aquisição das primeiras matemáticas, das competências relacionais/sociais e da psicomotricidade global. A amostra é de 19 participantes: 12 meninos, 9 com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e 3 com Discalculia; 7 meninas, 2 com PEA e 5 com Discalculia, com média de idade M = 8,52 e DP=1,98. A partir dos resultados: 84% têm computador, 15,80% jogam no computador; 73,70% têm Tablet e 68,40% jogam no Tablet; 26,3% têm telemóveis e 47,40% jogam no telemóvel. Os jogos mais jogados pelos alunos são: GRID (60,00%) no computador, jogam Human Body (46,20%) no Tablet e Minecraft (55,60%) no telemóvel. Da amostra não existiram diferenças ao nível do perfil psicomotor. As verbalizações registadas face à experiência de jogo psicomotor foram 102. No jogo psicomotor: conseguiram realizar a transposição do jogo digital para jogo psicomotor 76,70% da amostra. Foram obtidas 165 verbalizações na experiência do videojogo. Dos resultados Baseline/Endline: dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias ao nível da comunicação e interação social; Onze (11) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva. Dos resultados da avaliação Baseline/Endline das Competências Matemáticas (CM), concluiu-se que: 14 alunos melhoraram as suas CM, 5 alunos, mantiveram os resultados. Ao nível dos Padrões comportamentais apenas 2 alunos apresentaram comportamento atípico. Dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem baseada em jogos; Educação Especial; Crianças; Perturbação do Espetro do Autismo (PEA); Discalculia.