Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos(2014) Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Neste trabalho analisamos o processo de formação dos profissionais de Educação Física que atuam em programas de atividade física para idosos e sua relação com a prática pedagógica. Tomamos como questão de partida compreender que influência o currículo praticado nos cursos superiores de Educação Física tem produzido na prática pedagógica dos professores que trabalham com idosos. Elencamos como objetivo da pesquisa analisar a formação do profissional de Educação Física que atua em programas de atividade física para idosos na cidade do Recife, numa relação entre sua formação e prática pedagógica. De forma específica objetivamos caracterizar a formação dos profissionais de Educação Física numa referencia aos elementos de aproximação e distanciamento da relação formação acadêmicos e prática pedagógica; conhecer a forma como os professores visualizam a sua própria formação acadêmica para a sua prática pedagógica; vivenciar os conteúdos curriculares dos cursos de Educação Física que existem na cidade do Recife; Estruturamos a pesquisa em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado Educação Física para toda vida, realizamos uma revisão literária do assunto, onde apresentamos o estado da arte do tema. Nessa revisão elaboramos uma discussão sobre a atividade física e o bem estar do idoso, os profissionais de educação física no Brasil, a qualidade de vida do idoso e as especificidades da terceira idade em relação à atividade física e finalizamos com uma leitura sobre o currículo numa perspectiva de mudanças. No segundo capítulo, intitulado Caminhos metodológicos da investigação, apresentamos a natureza metodológica da pesquisa, no tocante ao tipo de pesquisa, objetivos, sujeitos e lócus, como também os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise utilizados na investigação. No terceiro capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, analisamos as questões que nortearam a pesquisa com base nos dados coletados no campo através do questionário aplicado aos 80 alunos de duas turmas em seu último período de formação acadêmica sendo 40 de uma Universidade e 40 de outra e nas 02 entrevistas realizadas com os professores das instituições investigadas que foram a Universidade de Pernambuco/UPE e a Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO, ambas localizadas na cidade do Recife/PE. Por fim, apresentamos às considerações finais estabelecendo os alcances e limites da investigação no tocante a função do currículo dos cursos de educação física, a atividade física para o idoso e a prática pedagógica dos professores de educação física voltadas para o idoso.