Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Almeida, Cristina de Vasconcelos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Opiniões dos alunos sobre a capoeira(2016) Almeida, Cristina de Vasconcelos; Richardson, Roberto Jarry, orient.O presente estudo objetiva saber e entender o que é visto pelos alunos que praticam a Capoeira. Entende-se que a Capoeira é rica de características de expressiva liberdade corporal, esta modalidade esportiva é no momento, considerada no Brasil como uma dança cultural nestes propósitos, é utilizada por uma boa parte dos professores do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física. Neste contexto evidenciou-se buscar saber como os alunos entendem em conceito e empirismo a prática da referenciada modalidade nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para que seja gerado um birô de informações básicas, mas necessárias para levantar uma reflexões e discussões a respeito dos benefícios, percebendo que a Capoeira é um ferramental muito importante na construção da cidadania no perfil pessoal e profissional, estabelecendo parâmetros que alavancam o sentido educacional na formação cidadã nas escolas. Para tanto utilizou-se do método descritivo exploratório seguindo normas acadêmicas para a confecção do documento final, nos termos da APA. A amostra foi composta por 51alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Cícero Correia de Meneses, praticantes da Capoeira como modalidade esportiva, utilizando-se de um questionário estrutural composto de 9 questões elaboradas. No que diz respeito ao método utilizado para a análise de dados coletados, tem-se que a escala tipo Likert seria o mais adequado por representar uma média das ideias, para tanto se faz como parte da significância deste instrumento uma afirmativa onde o respondente dá seu grau de concordância dependendo do diferencial semântico utilizado. A análise dos dados coletados por meio dessas escalas é feita por proposição e por fator. O diferencial semântico utilizado na presente pesquisa é “discordo totalmente” (DT), “discordo” (D), “neutro” (N), “concordo” (C) e “concordo totalmente” (CT), com nove proposições onde cinquenta respondentes apresentaram suas opiniões onde estas, foram anotadas para cada diferencial semântico a quantidade de entrevistados que optaram pelos mesmos. Os resultados alcançados mostram por parte dos alunos uma fragilidade no sentido de orientação cultural e educacional, no sentido esportivo, entende-se atrair por sua ludicidade e movimentação corporal, ainda fica a desejar a distinção entre o que seria a Capoeira para o conjunto de atividades motora englobando o exemplo do respeito e não um treinamento para luta. Conclui-se que se faz necessário uma melhor orientação de modo grupal, pois suas opiniões a respeito da modalidade estão muito dispersas.