Mestrado em Comunicação nas Organizações
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por autor "Dias, Gonçalo Manuel Rodrigues Sebastião"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Socialização organizacional: a integração de novos funcionários nas organizações(2015) Dias, Gonçalo Manuel Rodrigues Sebastião; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A socialização organizacional refere-se à forma pela qual um novo funcionário é integrado numa determinada organização. O objetivo deste estudo é destacar e analisar as características e dimensões que existem ao longo do processo de socialização. Serão discutidas definições e testemunhos de muitos autores, cujo contributo correspondeu a um grande destaque deste tema, entre eles com maior notoriedade Van Maanen (1979), Schein (1979), Jones (1986), entre outros. Será dado foco aos recém-chegados, às suas limitações e potencialidades, bem como às transições a que estão sujeitos nas vidas profissionais. A socialização organizacional tem testemunhado ao longo dos anos desenvolvimentos muito interessantes, com implicações práticas para gestores de Recursos Humanos, Gestores de Projetos e responsáveis de processos de socialização. Todas estas mudanças aplicam-se não só a novos indivíduos que são recrutados para integrar uma empresa, mas também a todos os restantes que já se encontram numa carreira profissional, cujo estatuto esteja sujeito a progressão na carreira. Todos os processos variam de acordo com as situações vivenciadas por cada um, mas, para que seja possível uma melhor ilustração do panorama, foi também realizado um case study no qual se verificam vários fatores numa empresa nacional, tais como: -Que táticas de socialização são apresentadas pela organização; -Quais são as tarefas que os gestores utilizam para que exista uma transição bem-sucedida; -Como é que estas táticas de socialização são vistas do ponto de vista do individuo recém-chegado. As organizações que pretendem manter a sua competitividade no mercado globalizado devem investir em estratégias de socialização, pois, um indivíduo socializado contribui com seu potencial intelectual, social e de trabalho para o alcance das metas da organização.