Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Carvalho, Maria Nascimento de"
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Item Efeitos do estresse, da sonolência e dos distúrbios do sono nas práticas de docentes do ensino fundamental(2015) Carvalho, Maria Nascimento de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A rotina pós-moderna dos professores, pautada por ritmos de trabalho excessivo, pela existência de tensão na comunidade educativa, pela indisciplina crescente dentro da sala de aula e pelas dificuldades de aprendizagem dos alunos, tem sido a grande responsável por perturbações e doenças nesta classe profisisonal. O estresse e os distúrbios do sono têm sido, consistentemente, associados a uma queda do rendimento profissional dos professores. Assim, o objetivo geral do presente estudo, que privilegiou uma abordagem quantitativa, consistiu em analisar os efeitos do estresse, da sonolência e dos distúrbios do sono do professor na qualidade das práticas pedagógicas, em comunidade escolar, segundo as perceções de docentes do Ensino Fundamental, da rede municipal de Belém de Maria, Pernambuco. A amostra não probabilística é constituída por 91 professores a lecionarem no Ensino Fundamental. A operacionalização das variáveis foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (2000), adaptado e aplicado num inquérito por questionário, construído para o efeito, com questões sociodemográficas, questões para avaliar o grau de sonolência e distúrbios do sono e questões sobre os efeitos na qualidade das práticas. Na análise considerou-se a influência de algumas variáveis sociodemográficas (sexo, idade e tempo de serviço), nas variáveis supramencionadas. Os resultados comprovam que a maioria dos inquiridos apresenta algum tipo de sintomatologia associada ao estresse, mais acentuada nos inquiridos femininos e nos que têm mais tempo de serviço. O mesmo sucede com a sonolência e os distúrbios do sono, que ocorrem em todos os níveis etários, independentemente do tempo de serviço do professor. Os docentes percepcionam os efeitos negativos na qualidade das práticas pedagógicas, devido a um desempenho menos atento e eficaz. Por último, é de assinalar que os fatores mitigadores do estresse mais realçados foram a supervisão e a orientação pedagógica, assim como o trabalho colaborativo entre professores.