Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por título
A mostrar 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Acesso de acadêmicos de direito à advocacia : perfis e percursos educativos em instituições de Ensino Superior de Goiânia(2020) Brasileiro, Vinícius Espíndula; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo pretende averiguar a relação entre o perfil dos acadêmicos do curso de graduação em Direito que foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que pertencem a uma Instituição de Ensino Superior pública e a uma Instituição de Ensino Superior privada, da cidade de Goiânia, estado de Goiás. Recorremos a um estudo predominantemente quantitativo por meio de aplicação de inquérito por questionário a 60 discentes aprovados no exame da OAB no último ano de graduação em Direito, bem como à análise a documentos estruturantes das duas instituições. Os resultados demonstraram semelhanças e diferenças entre os perfis dos acadêmicos. As semelhanças, em ambas as instituições, centram-se, primeiramente, no sexo masculino, que foi predominante dentre os aprovados no Exame de Ordem, ao seguir a escolha pelo curso de Direito, que se deu pela admiração às carreiras jurídicas. Para a maioria dos inquiridos a aprovação nas duas fases do Exame de Ordem ocorreu logo na primeira tentativa e as estratégias utilizadas para alcançar êxito foram a combinação de resolução autónoma de exercícios e participação em aulas preparatórias, em cursos livres. Tal deve-se ao fato de os inquiridos considerarem que os conteúdos oferecidos pelas IES, apesar de serem úteis ao acesso à advocacia, não preparam para o mercado de trabalho. Quanto às diferenças entre os perfis, relativamente à IES pública, com a maioria de jovens, solteiros e que não possuem filhos, frequentou as aulas no período matutino e a renda familiar é elevada. Em contraste, os discentes da IES privada estão na fase adulta, casados, com filhos, frequentaram as aulas no período noturno, e sua renda familiar é significativamente menor. Conclui-se que o acesso de acadêmicos de Direito à advocacia pode variar conforme o perfil, o percurso e a Instituição de Ensino Superior frequentada. Embora o Ministério da Educação estabeleça critérios para a garantia da qualidade dos cursos superiores, em especial o Curso de Direito, é possível verificar que, apesar dos diferentes fatores que influenciam na aprovação do Exame da OAB, o resultado parece depender de maior empenho, autonomia e preparação especializada do discente.Item Agir pedagógico e metodologias ativas no ensino superior : estudo de caso num curso de Psicologia de uma IES privada(2022) Venturini, Cláudia Resende Alves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Nas Instituições de Ensino Superior, a metodologia tradicional de ensino, caracterizada pela exposição de conteúdo, retenção da atenção, disciplinas desarticuladas e avaliações que exigem memorização, vem sendo confrontada, por limitar o processo de ensinoe aprendizagem e fragmentar o saber. Neste contexto, surgem as metodologias ativas, que visam estimular a participação ativa dos estudantes na sala de aula, valorizando as suas opiniões e conhecimentos na construção do saber. Frente o exposto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a eficácia das metodologias ativas e o sucesso educativo quanto ao saber e saber fazer de estudantes de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, no Estado de Goiás. O presente trabalho configura-se como um estudo de caso simples, com abordagem qualitativa, que adotou para a recolha de dados a aplicação de uma entrevista individual semiestruturada, realizadas na modalidade online, via plataforma ZOOM, junto a 10 professores e 08 estudantes do curso de graduação de Psicologia da IES em análise. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) com o suporte do software webQDA, o qual possibilitou a identificação e a categorização dos dados. Os dados coletados permitem afirmar que as metodologias ativas potenciam o saber e o saber fazer dos estudantes do curso de Psicologia estudado; que os professores, apesar de não terem formação adequada, aplicam metodologias centradas no estudante, sendo percebidas por seus alunos como eficientes no desenvolvimento de novas habilidades e atitudes que serão úteis no futuro exercício profissional.Item A articulação curricular no ensino do inglês entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico : perceções de professores(2020) Neves, Paula Cristina Araújo Rosas da Silva; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.Na comunidade escolar e educativa, tendo em conta a legislação em vigor bem como a literatura existente neste domínio, a articulação curricular entre ciclos de ensino é arrogada como muito relevante e inferida como facilitadora das transições educativas, promotora da sequencialidade educativa e do sucesso dos alunos. No entanto, a organização escolar, apesar da autonomia e flexibilização curricular implementadas, mantém-se igual há décadas. O objetivo geral deste estudo, é, então, analisar as perceções dos docentes dos grupos de Inglês do 1º e 2º CEB relativamente ao processo de articulação curricular, como promotora do seu desenvolvimento profissional. Optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo à entrevista estruturada como instrumento da recolha de dados, configurando um Estudo de Caso. O tratamento dos dados qualitativos foi efetuado com recurso ao software WebQDA, e a sua análise insere-se numa perspetiva descritiva e interpretativa. Os resultados obtidos permitem concluir que os professores do 1º e 2º CEB reconhecem as vantagens e a necessidade da articulação curricular na transição para a promoção do sucesso educativo dos alunos. No entanto, mostram conhecer, com pouca profundidade, os normativos legais e reconhecem praticar a articulação mais no âmbito da concretização de atividades comuns. São enumerados constrangimentos como a conciliação de horários e o excesso da burocracia para uma efetiva articulação, sendo que os professores do 2º CEB mostram mais reservas quanto à articulação curricular, reconhecem que o trabalho colaborativo deveria ser uma prática mais consolidada. Assim, apesar da autonomia e flexibilidade curricular, o desafio do desenvolvimento profissional, em colaboração, mantém-se.Item A assistência paliativista, uma dimensão ignorada nos cursos de graduação em enfermagem : as perceções e as palavras dos enfermeiros(2020) Oliveira, Elane Silva de; Pereira, Ana Maria de Sousa Loureiro do Vale, orient.Nos últimos anos, o número de pessoas que no Brasil necessita de cuidados paliativos tem vindo a aumentar exponencialmente (Relatório da Organização das Nações Unidas, 2019). A maioria dos cursos de graduação em enfermagem das Faculdades públicas Federais no Brasil, até há poucos anos, não incluam qualquer disciplina, com carácter obrigatório ou facultativo, sobre cuidados paliativos. Neste quadro, a progressiva implementação dos cuidados paliativos no Brasil, tem vindo a concretizar-se com recurso à contratação de enfermeiros não capacitados. Dado existirem poucos estudos sobre esta realidade, realizamos um estudo descritivo exploratório, com abordagem mista, com o intuito de produzir conhecimento sobre a experiência de enfermeiros clínicos que integram equipas intra-hospitalares de Cuidados Paliativos, em um hospital localizado em Goiânia-Goiás. Para tal foi enviado um convite a todos os enfermeiros para participar num inquérito, através do preenchimento de questionário semiestruturado online. Os questionários recebidos, em conformidade com o carácter aberto ou fechado das questões, foram analisamos com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que: os cursos de graduação frequentados pelos 25 participantes, não contemplaram os Cuidados Paliativos, a maioria destes enfermeiros não realizou qualquer tipo de formação em CPs após a graduação e que cerca de dois terços das equipes multidisciplinares destes profissionais não possuem plano anual de formação contínua. O estudo permite perceber que estes profissionais de Enfermagem adquiriram um conjunto conhecimentos e desenvolveram competências consideradas essenciais para cuidar de pacientes em CPs. Um conjunto de saberes experienciais, adquiridos no campo das práticas, que varia de pessoa para pessoa e vai além da avaliação e do gerenciamento dos sintomas, inclui as capacidades de proporcionar alívio da dor e de comunicar com pacientes e familiares, entre outras. Este estudo permite, concluir que: a implementação da prática paliativa no Brasil demanda a formulação de políticas complementares relativas à formação, inicial e continuada, dos profissionais de Enfermagem; os currículos dos cursos de graduação em enfermagem necessitam ser revistos e integrar a disciplina de cuidados paliativos e que se torna necessário repensar os programas de formação continua dos enfermeiros em serviço nos CP, de modo a reconhecer a importância da aprendizagem colaborativa e reconhecer, validar e certificar, os saberes e competências adquiridas no contexto das práticas, como forma de mobilização para a formação.Item Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola(2012) Maio, Manuel Pereira; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.Com o propósito de acompanhar a mudança da sociedade, em Portugal decorre a implementação de várias reformas entre as quais a da Administração Pública. Melhorar o serviço educativo prestado pelas escolas é condição essencial para o aumento da qualificação dos alunos. A Avaliação e a Auto Avaliação (AA) do desempenho da escola tornam-se cada vez mais importantes no sentido de acompanhar e garantir a evolução e o progresso do sistema educativo. Desta forma, torna-se imprescindível uma reflexão sobre os procedimentos desenvolvidos que visam suprir as necessidades das escolas. Este projeto de investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar, tem como finalidade dar o seu contributo para esse debate, através da apresentação e discussão dos resultados de dois ciclos avaliativos, tendo sido aplicado, o modelo CAF (Common Assessment Framework). Neste sentido, pretendeu-se averiguar de que forma a AA (Auto Avaliação) contribui para o processo global de gestão da escola. Fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, num Agrupamento de Escolas no interior do país, utilizou-se o paradigma qualitativo para a recolha de dados. Pela análise dos dados foi possível concluir que a aplicação do primeiro ciclo de avaliação, através do desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade de serviço prestado, influenciou o segundo ciclo avaliativo. Esta influência foi evidente na melhoria dos planos de ação para colmatar pontos negativos detetados no ciclo avaliativo anterior contribuindo, consequentemente, para a melhoria do processo de gestão da escola. Desta forma, a experiência adquirida, as alterações introduzidas, a convição dos órgãos de gestão da escola e de quase todas as pessoas que nela exercem a sua atividade permitem concluir que é imprescindível a autorregulação e que a mesma proporcionou benefícios que levaram à melhoria da qualidade de gestão da escola.Item Avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional do pessoal docente do ensino não superior : dos normativos às práticas vigentes nas escolas de São Vicente, Cabo Verde(2015) Pires, Alexandre Fortes; Varela, Bartolomeu, orient.O presente estudo focaliza a avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a Avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, relacionando as normas instituídas pelo Ministério da Educação com as práticas nas escolas, numa perspetiva de desenvolvimento profissional docente. Tendo por base os normativos vigentes, foi realizada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório descritiva, usando como instrumento de recolha de dados a entrevista. Os sujeitos da pesquisa configuram dois grupos, o dos professores avaliados e o dos avaliadores, de modo a permitir uma análise comparativa, com base em categorias. Como conclusões, os entrevistados consideram que a avaliação dos professores feita pela figura do avaliador nem sempre facilita o Desenvolvimento Profissional Docente e a melhoria das práticas nas escolas em São Vicente, não seguindo-as orientações dos Normativos Institucionais. A Avaliação docente tem provocado descontentamento, apresentando vários constrangimentos internos e externos por causa de uma Política de avaliação docente com alguns constrangimentos, a necessitar de mais trabalho colaborativo e reflexão, em comunidade. É necessária uma cultura de Autoavaliação e de Avaliação Formativa Docente, de forma a aperfeiçoar competências profissionais docentes.Item Características de liderança na definição do perfil do coordenador de departamento : um caso em estudo(2011) Lino, Elsa Cristina Magalhães Domingos; Pereira, Maria de Lourdes de Pina Manique Ferreira Braga de Figueiredo, orient.No percurso para o crescente aumento da autonomia da Escola e da consequente evolução organizacional, preconizados pelos mais recentes normativos, a temática da liderança reveste-se de uma importância acrescida, nomeadamente no que diz respeito aos cargos de gestão intermédia, pois coloca os actores destes cargos numa posição privilegiada para agirem como líderes facilitadores da mudança. Este trabalho de investigação pretende saber qual é a importância atribuída pelos docentes às diversas funções que o coordenador de um departamento curricular, um gestor intermédio, é hoje chamado a assumir no âmbito da organização escolar, e conhecer as características de liderança mais valorizadas pelos docentes na definição do seu perfil. Ancoramos a dissertação numa fundamentação teórica organizada em torno de três grandes dimensões - a organização escolar, a liderança e a supervisão. Nesta investigação seguimos um paradigma predominantemente quantitativo, usando como instrumento o inquérito por questionário de administração directa. A população alvo é constituída pelos professores de um agrupamento de escolas do concelho de Matosinhos. Os resultados do estudo indicam que, na opinião dos docentes, o coordenador de departamento curricular deverá ser capaz de gerir conflitos, promover um trabalho colaborativo e liderar num ambiente democrático. Para os docentes, os principais obstáculos que se colocam ao desempenho do cargo de coordenador de departamento prendem-se com as numerosas funções atribuídas e com a falta de tempo para as executar com eficácia.Item Centro de formação profissional : qualificação para a vida ativa de jovens e adultos(2020) Moreira, Andreia Filipa Castro; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo visa analisar de que forma o Centro de Formação Profissional (CFP) contribui para a formação e qualificação para a vida ativa de jovens e adultos, a frequentar cursos EFA. De acordo com a revisão da literatura, a formação nos cursos EFA pode ser um instrumento de atualização de saberes e de construção de novo conhecimento, aumentando as qualificações académicas e profissionais de jovens e adultos. A pesquisa concretizou-se num CFP do concelho de Gondomar. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação dos dados. No que respeita à vertente quantitativa, realizou-se um inquérito por questionário a formandos de dois cursos EFA. No que concerne à vertente qualitativa, foi realizada uma entrevista estruturada à Diretora do CFP. Os resultados permitem concluir que os participantes, neste estudo de caso, têm consciência de que é imprescindível a aquisição e melhoria de competências profissionais e, por isso, optam por esta modalidade de formação. A Diretora e os estudantes destacam a importância da relação entre teoria e prática, indo ao encontro das oportunidades de emprego na região. Contudo, e apesar de os programas dos cursos e as metodologias aplicadas pelos formadores potenciarem mais qualificação profissional, alguns estudantes referem que o currículo deve ser reajustado, com reforço da vertente prática e do estágio. Globalmente, o Centro de Formação Profissional contribui para a formação e qualificação, para a vida ativa, de estudantes jovens e adultos, na medida em que os cursos EFA proporcionam uma aproximação direta com o contexto de trabalho, aperfeiçoando competências e capacidades. Por isso, é fundamental que os estudantes invistam em (re)qualificação profissional, tendo por base currículos com referenciais atualizados, estágios profissionais e metodologias ativas, que privilegiem o trabalho prático e colaborativo entre estudantes e formadores.Item A concepção e implementação da prova de aptidão profissional nos cursos Profissionais do Ensino Secundário Público(2012) Pereira, Eduardo Manuel Serrão; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.No âmbito do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais às Escolas Secundárias, este estudo debruça-se sobre a concepção e implementação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), as semelhanças e diferenças que esta prova assume nos diferentes Cursos Profissionais. A selecção do objecto de estudo recaiu nas sete turmas do décimo segundo ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, visto encontrarem-se nessas turmas os Alunos que irão realizar a PAP no ano lectivo 2010/2011, com o apoio dos Professores Acompanhantes e com a coordenação dos Directores de Curso. Os meios utilizados nesta investigação dividiram-se em: (i) Inquéritos por questionários, a serem aplicados a Alunos e Professores Acompanhantes; (ii) Entrevistas, a serem realizadas aos Directores de Curso. A PAP, nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário público, constitui uma mudança significativa nas dinâmicas inerentes ao espaço educativo. O seu papel, neste contexto, poderá representar uma evolução na relação entre os conhecimentos e as competências adquiridas nos cursos e o empreendedorismo e a criatividade do Aluno. Este será mais evidente se os actores educativos apostarem numa formação vocacionada para a inovação e para o risco, apoiados num currículo adaptado às condições do mercado de trabalho local e motivador para os jovens Alunos, e isso marcará, certamente, a diferença rumo ao sucesso.Item O Conselho Pedagógico: atuação face ao insucesso escolar e às dificuldades de aprendizagem dos alunos(2014) Pires, Graça Maria Carvalho Rigueiro; Martins, Jorge Ilídio Faria, orient.Por razões profissionais, o interesse pela investigação na área da Educação e da Escola é um desafio constante. Por isso, o trabalho de investigação que nos propomos realizar insere-se na área da administração e gestão escolar. O nosso estudo incidirá no conselho pedagógico enquanto órgão de administração e gestão especialmente responsável pela orientação pedagógica. Delimitar-se-á o estudo à atuação do conselho pedagógico analisando as práticas e dinâmicas existentes nos últimos três anos dos agrupamentos agora agregados. Assim, a seguir a uma breve introdução na qual se explicitará a problemática a abordar, no Capítulo I, far-se-á o enquadramento do estudo e a respetiva fundamentação teórica, salientando a relevância atual de algumas das principais teorias sobre organização escolar, as suas caraterísticas e os desafios que se lhe colocam enquanto instituição pública. No capítulo II, dedicado à metodologia – que consiste no estudo de três casos – far-se-á a fundamentação empírica que nos levará à problemática e às hipóteses iniciais. Por fim, no capítulo III, apresentaremos aquilo que julgamos serem os contributos da investigação para o conhecimento mais profundo desta problemática e onde também se avaliará e em que aspetos os contributos da investigação para a comunidade académica e avaliará se e em que aspetos as questões teóricas da investigação e os objetivos são ou não confirmados.Item A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores(2013) Paula, Sandra Carla Barreto de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A escola,desde sempre, valorizou a prática educativa voltada para os gêneros escritos, enquanto os orais sempre foram entendidos como uma forma natural de falar e não como objeto de ensino. Este estudo buscaanalisar como os professores do Ensino Fundamental percepcionam as suas práticas de ensino da oralidade. O foco dapesquisa está centrado no espaço reservado à oralidade, no ambiente da sala de aula, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e quatro da Rede Municipal do Recife-PE- Brasil. Trata-sede uma investigação de matriz qualitativa, embora utilizando a análise estatística com aplicação de questionários para 120 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Os resultados comprovam que a oralidade é um dos eixos básicos que norteia o ensino da Língua Portuguesa, embora ela não seja ainda reconhecida, pois a escola a concebe como secundária. É fundamental que haja uma reflexão sobre o ensino da modalidade oral, em contexto de formação escolar, pois o trabalho com os géneros orais enfrentaainda muitos obstáculos. Tal é devido ao ensino da língua portuguesa ter sido centralizado, durante muito tempo, na valorização da gramática normativa e, por isso, a modalidade oral não ser percepcionada como objeto ensinável.Item A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo(2013) Duarte, Ana Estela Brandão; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.Item A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso(2013) Silva, Tânia Raquel Matos; Trindade, Rui, orient.As mudanças de paradigma e as alterações que decorreram do Processo de Bolonha, contribuíram para que as Instituições de Ensino Superior sentissem a necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação científica e técnica de qualidade, através da qual se pudesse garantir o seu sucesso pessoal, social, académico e profissional. Um objetivo que depende, entre outras coisas, da afirmação de projetos de formação preocupados com o desenvolvimento de competências e de competências transversais, por parte desses estudantes, nas mais diversas áreas do saber. Por isso, é que nesta dissertação procuramos refletir sobre o último tipo de competências atrás referido, destacando-se, neste âmbito, a abordagem referente ao papel a assumir pelos docentes, o modo como a construção e o desenvolvimento de tais competências afeta e é percecionado pelos estudantes e a abordagem relativa ao processo de operacionaliação do projeto de formação subordinado a tais pressupostos. Assim, discute-se uma abordagem de um modelo de ensino-aprendizagem vocacionado para promover o desenvolvimento das competências dos estudantes, o qual conduz a uma reflexão sobre os saberes como recursos a serem mobilizados, sobre o trabalho por meio de problemas e de projectos de caráter interdisciplinar, sobre a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e, ainda, sobre o enquadramento de uma avaliação formativa e certificativa que considere as necessidades dos estudantes. Foi a partir do quadro acabado de descrever que, no projeto de pesquisa desenvolvido, se discutiram e confrontaram os dados obtidos tanto através dos questionários respondidos pelos estudantes como dos suplementos da Ficha de Unidade Curricular que os docentes preencheram. Dados estes que permitiram compreender e refletir sobre o desenvolvimento das competências transversais que foram mais e menos exercitadas no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, bem como sobre a importância das mesmas como objetivo de formação.Item A contribuição das NTIC para uma aprendizagem significativa de matemática no ensino fundamental(2016) Lafayette, Maricy Maria de Farias; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Cada vez mais, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo os recursos de informática objetos de inúmeras discussões e reflexões. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar o uso didático das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) em matemática no ensino fundamental, para a aprendizagem significativa. Os autores teóricos eleitos foram Ausubel (1998) e, entre outros, Behrens (2000, 2003), Borba e Penteado (2001, 2005), Barroso (1995), Castels (2000), Candau (2005), Contreras (2002), D’Ambrósio (2001, 2005), Echeverría e Belisário (2008), Fiorentini e Nacarato (2005), Freire (1996, 1997, 2000), Lévy (1999, 2000), Morán (2000, 2005, 2013, 2014), Mota (2013), Nóvoa (1992, 1995, 2001), PCN (1998), Penteado (1999), Póvoa (1997), Prenski (2001), Rampazzo (2004), Rehfeldt (2009), Santaella (2007), Santos (2009, 2011), Scheffer e Dallazen (2005, 2006), Tardif, Tardif et al, Tardif e Gauthier (1991, 1998, 2002), Valente (1993, 1999, 2003), Zabalza (2004). O estudo foi aplicado nas duas últimas séries do Ensino Fundamental, em duas escolas (particular e pública), ambas localizadas no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário aplicado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada às coordenadoras e professores das escolas. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela Análise de Discurso (AD). Os resultados apontam para a necessidade de maior ocorrência na formação inicial e maior oferta de formação contínua para atualizar os conhecimentos dos professores e conseqüente utilização otimizada dos recursos das novas tecnologias nas aulas de matemática e evidenciam que as atitudes positivas manifestadas pelos professores e coordenadoras quanto à utilização das NTIC nas escolas e o interesse dos alunos em aprenderem mais com suas aplicações nas aulas constituem sinais de receptividade a integrar cada vez mais, as NTIC no processo de ensino e aprendizagem de matemática.Item Contributo para a concretização de um novo paradigma: a formação contínua como prática de uma pedagogia de supervisão(2013) Fernandes, Ana Maria; Amaral, Maria João Sampaio de Carvalho Borges Lobo do, orient.A dinâmica social exige da escola um serviço educativo com qualidade, que responda aos seus desafios e que se antecipe pró-ativamente na resposta às suas problemáticas. A prática da supervisão pedagógica vem trazer um valioso contributo para uma mudança de práticas, que permita que estas se transformem, constituindo-se numa mais-valia para os professores e por conseguinte, para os alunos, na concretização das suas aprendizagens. A formação contínua de professores, como modalidade de supervisão pedagógica, desenvolvida no contexto e na ação, pode contribuir para a concretização da escola reflexiva, construtora do seu próprio saber, de acordo com as suas necessidades e problemáticas. Este projeto pretendeu divulgar em vários agrupamentos de escolas, o conceito de supervisão pedagógica, usando sessões de formação e debate. Os resultados revelam que é possível mudar práticas, assim os professores estejam recetivos à mudança, construindo um novo paradigma de formação, uma nova cultura de práticas, em suma, uma nova pedagogia: uma pedagogia de supervisão. Para a concretização de uma pedagogia de supervisão torna-se necessário que as lideranças e os professores, em uníssono, não resistam à mudança e se permitam construir sinergias, potenciadoras de um serviço educativo de qualidade, no exercício de uma profissionalidade salutar.Item Contributos da supervisão clínica para a formação de estudantes de licenciatura em enfermagem(2023) Ribeiro, Olga Patrícia; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem por objetivo identificar os contributos da supervisão clínica, para a interligação entre a teoria e a prática, e uma formação de qualidade na prestação de cuidados, dos estudantes de 3.º e 4.º anos de Licenciatura em Enfermagem, numa instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal. Neste estudo, aplicou-se uma metodologia mista, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista aos supervisores clínicos da licenciatura em Enfermagem, com a análise estatística de inquéritos por questionário a estudantes da referida licenciatura. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções dos sujeitos de pesquisa, estudantes e supervisores de ensino clínico. Os resultados evidenciam que a supervisão clínica contribui, significativamente, para a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes, e consequentemente, para o futuro da profissão de Enfermagem. Contudo, alguns estudantes referem ser necessário um supervisor clínico mais presente nos contextos clínicos, a fim de reforçar a tomada de decisões e potenciar o fortalecimento de relações interpessoais. Deste modo, os enfermeiros, que desempenham as funções de supervisor clínico, devem possuir skills interpessoais, para favorecer o processo supervisivo e garantir a qualidade e segurança dos cuidados prestados, nomeadamente durante a fase pandémica COVID-19. Globalmente, conclui-se que a supervisão clínica influencia a segurança e a qualidade dos cuidados prestados, orienta o percurso profissional dos estudantes e contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências em contexto teórico-prático.Item Currículo e prática pedagógica na disciplina de língua portuguesa(2013) Melo, Gilvany Maria de; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira, orient.O presente estudo situa-se no âmbito das percepções de professores de Língua Portuguesa, quanto à organização curricular da disciplina. O objetivo principal consistiu em relacionar a percepção da Proposta Curricular da disciplina de Língua Portuguesa com o planejamento de práticas pedagógicas, potenciadoras da aquisição e do aperfeiçoamento de competências comunicativas, de alunos do Ensino Fundamental. Através de pesquisa documental, englobando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, e a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Ensino do Recife, analisamos as percepções dos professores sobre o Currículo e a prática pedagógica experienciada. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário. Os resultados da investigação evidenciam que os professores inquiridos apresentam diferentes percepções, quanto ao Currículo e à organização do processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, neste caso, ser necessária a apropriação dos diversos conceitos de Currículo, por parte dos professores. Em acréscimo, é fundamental, na Escola, a disponibilização de mais momentos para os docentes analisarem e discutirem a Proposta Curricular, visando à formação de cidadãos ativos e intervenientes na sociedade, através do aprofundamento de competências em Língua Portuguesa.Item De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA(2013) Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.Item Desafios da formação de professores para a educação inclusiva no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior de Aparecida de Goiânia(2021) Freitas, Maria de Fátima Nascimento; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem por objetivo geral analisar a formação de professores no Curso de Pedagogia de uma Istituição de Ensino Superior de Aparecida de Goiânia, relativamente à Educação Inclusiva, considerando a flexibilidade curricular no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de estudantes e professores do Curso.Trata-se de um estudo de caso simples, realizado numa Instituição de Ensino Superior. Os resultados da análise evidenciam a apreciação positiva, por parte dos sujeitos participantes, no que se refere à formação para a Educação Inclusiva. Contudo, são referidos aspetos a melhorar, como mais adequação do currículo e da formação profissional, reforço de aulas práticas e estágios especializados e mais diferenciação pedagógica em sala de aula. Comprova-se, ainda, que a formação de professores em Pedagogia é entendida como essencial, face à crescente inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e no entendimento de que a Educação Inclusiva é para todos. Assim sendo, é crucial formar profissionais capacitados para potenciarem a inclusão escolar, envolvendo diretores e coordenadores, docentes e discentes, em prol da inclusão de todos os alunos.Item A descentralização, os municípios, a educação - o papel das autarquias na descentralização educativa : um estudo de caso(2023) Saraiva, Eugénio Joaquim; Figueiredo, Maria Irene, orient.Passando a fazer parte do nosso quotidiano, é notório que se tem vindo a assistir ao crescente incremento de novas Políticas Públicas referentes à educação. Neste âmbito têm sido dinamizados pelos municípios portugueses uma série de projetos com o objetivo de garantir que todas as crianças e alunos têm as mesmas oportunidades, as mesmas condições de acesso e de participação plena e efetiva. Assim, o presente estudo pretende analisar e avaliar o impacto na comunidade educativa local da implementação das atividades, concretizadas por um município, da área metropolitana do Porto, no quadro da Descentralização de competências, no setor da educação. O contexto do estudo incidiu sobre um município da área metropolitana do Porto (AMP) e a sua interação com os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, na implementação de políticas públicas ao nível do prolongamento de horário na educação pré-escolar e das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no 1.º ciclo do ensino básico e pela adoção de uma Plataforma de Gestão de Conteúdos como uma ferramenta que gere o serviço dos diferentes agentes implicados na ação educativa. O presente estudo de caso simples, consubstancia-se na recolha de dados, através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como na análise dos documentos orientadores do município. Os resultados evidenciam que as atividades empreendidas pelo município potenciam a pertinência e qualidade da intervenção educativa, com impacto nas comunidades educativas locais. Ou seja, os cidadãos estão de acordo com a descentralização de competências do Estado central nos municípios, nomeadamente em matérias educacionais. Por outro lado, pode-se aferir que a implementação do Prolongamento de horário, das AEC, e de uma plataforma digital de conteúdos tem potenciado a coesão territorial, permitindo às famílias uma maior igualdade de oportunidades.