Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Características de liderança na definição do perfil do coordenador de departamento : um caso em estudo(2011) Lino, Elsa Cristina Magalhães Domingos; Pereira, Maria de Lourdes de Pina Manique Ferreira Braga de Figueiredo, orient.No percurso para o crescente aumento da autonomia da Escola e da consequente evolução organizacional, preconizados pelos mais recentes normativos, a temática da liderança reveste-se de uma importância acrescida, nomeadamente no que diz respeito aos cargos de gestão intermédia, pois coloca os actores destes cargos numa posição privilegiada para agirem como líderes facilitadores da mudança. Este trabalho de investigação pretende saber qual é a importância atribuída pelos docentes às diversas funções que o coordenador de um departamento curricular, um gestor intermédio, é hoje chamado a assumir no âmbito da organização escolar, e conhecer as características de liderança mais valorizadas pelos docentes na definição do seu perfil. Ancoramos a dissertação numa fundamentação teórica organizada em torno de três grandes dimensões - a organização escolar, a liderança e a supervisão. Nesta investigação seguimos um paradigma predominantemente quantitativo, usando como instrumento o inquérito por questionário de administração directa. A população alvo é constituída pelos professores de um agrupamento de escolas do concelho de Matosinhos. Os resultados do estudo indicam que, na opinião dos docentes, o coordenador de departamento curricular deverá ser capaz de gerir conflitos, promover um trabalho colaborativo e liderar num ambiente democrático. Para os docentes, os principais obstáculos que se colocam ao desempenho do cargo de coordenador de departamento prendem-se com as numerosas funções atribuídas e com a falta de tempo para as executar com eficácia.Item O Supervisor como mediador no processo do desenvolvimento pessoal e profissional do professor : do ideal ao real na escola do séc. XXI em Portugal(2012) Pereira, Paula Fernanda Ferreira Pinto; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O presente estudo de investigação visa percepcionar o papel e o trabalho de um supervisor pedagógico na escola portuguesa que possibilite compreender os equívocos e deturpação ligados ao papel do supervisor, quer por quem exerce a função quer por aqueles que são supervisionados. A revisão da literatura foi orientada no sentido de definir a acção e competências do supervisor e os efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor avaliado num contexto de uma escola aprendente ou reflexiva, segundo algumas abordagens mais modernas, que gera um trabalho colaborativo entre pares e leva a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Analisaram-se desta forma quais os aspectos mais relevantes para nomeação do supervisor, competências e trabalho a desenvolver por este e efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor supervisionado e ainda as dificuldades sentidas na concretização da supervisão pedagógica. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Matosinhos, recorreu-se a procedimentos metodológicos quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados aos professores Relatores/Supervisores e aos professores Avaliados/Supervisionados. Desta investigação ressalta um desfasamento entre os subgrupos inquiridos, sobretudo em relação aos aspectos a ter em conta para sua nomeação, perfil e competências inerentes à função, e no trabalho a desenvolver e desenvolvido pelo Relator/Supervisor.Item O fio de Ariadne : a formação contínua do PNEP e desenvolvimento da competência da leitura no 1.º CEB(2012) Alves, Carla Dimitre Dias; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Afirmando-se como uma necessidade premente, a qualidade da formação contínua de professores tem evoluído nos últimos anos. Esta urgência surge a partir das exigências que cada vez mais se sentem, quer a nível nacional, quer internacional, de um ensino e aprendizagem que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais. O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), que surgiu pela necessidade de aumentar os níveis de literacia dos alunos portugueses, foi o objeto de estudo desta investigação. Nesta perspetiva, pretendeu-se identificar de que forma a formação de professores se articula com as dinâmicas da formação centrada nas escolas, no âmbito do PNEP, no desenvolvimento de competências de leitura dos alunos do 1.º CEB. Embora a aprendizagem do português padrão passe pelo ensino e aprendizagem de vários domínios, focalizou-se o estudo na relação entre a atitude reflexiva do professor e o desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos, através do ensino explícito de estratégias de compreensão de textos. O estudo empírico sustentou-se em autores como Alarcão (2002), Colomer & Camps (2008), García (1992), Lomas (2003), Pawlas, & Oliva, (2007), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. O caso em estudo, sobre o PNEP e a sua influência na formação docente, concretizou-se em contexto escolar e circunscreveu-se ao cenário profissional da investigadora. Durante o ano letivo 2009/10 sete professoras/formandas, sob a supervisão da investigadora/formadora, desenvolveram a sua prática pedagógica, num Agrupamento de Escolas na área de Gondomar. Assim, foram analisadas as reflexões contidas nos portefólios formativos das docentes. Em extensão, foi aplicado um inquérito por questionário, a cento e vinte e um professores dos Núcleos Regionais do Porto e Minho. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a frequência do PNEP contribuiu para formar professores reflexivos que, ao mudarem práticas, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos do 1.º CEB, o que se refletiu na melhoria dos resultados escolares, em todas as áreas do saber.Item A concepção e implementação da prova de aptidão profissional nos cursos Profissionais do Ensino Secundário Público(2012) Pereira, Eduardo Manuel Serrão; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.No âmbito do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais às Escolas Secundárias, este estudo debruça-se sobre a concepção e implementação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), as semelhanças e diferenças que esta prova assume nos diferentes Cursos Profissionais. A selecção do objecto de estudo recaiu nas sete turmas do décimo segundo ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, visto encontrarem-se nessas turmas os Alunos que irão realizar a PAP no ano lectivo 2010/2011, com o apoio dos Professores Acompanhantes e com a coordenação dos Directores de Curso. Os meios utilizados nesta investigação dividiram-se em: (i) Inquéritos por questionários, a serem aplicados a Alunos e Professores Acompanhantes; (ii) Entrevistas, a serem realizadas aos Directores de Curso. A PAP, nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário público, constitui uma mudança significativa nas dinâmicas inerentes ao espaço educativo. O seu papel, neste contexto, poderá representar uma evolução na relação entre os conhecimentos e as competências adquiridas nos cursos e o empreendedorismo e a criatividade do Aluno. Este será mais evidente se os actores educativos apostarem numa formação vocacionada para a inovação e para o risco, apoiados num currículo adaptado às condições do mercado de trabalho local e motivador para os jovens Alunos, e isso marcará, certamente, a diferença rumo ao sucesso.Item Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola(2012) Maio, Manuel Pereira; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.Com o propósito de acompanhar a mudança da sociedade, em Portugal decorre a implementação de várias reformas entre as quais a da Administração Pública. Melhorar o serviço educativo prestado pelas escolas é condição essencial para o aumento da qualificação dos alunos. A Avaliação e a Auto Avaliação (AA) do desempenho da escola tornam-se cada vez mais importantes no sentido de acompanhar e garantir a evolução e o progresso do sistema educativo. Desta forma, torna-se imprescindível uma reflexão sobre os procedimentos desenvolvidos que visam suprir as necessidades das escolas. Este projeto de investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar, tem como finalidade dar o seu contributo para esse debate, através da apresentação e discussão dos resultados de dois ciclos avaliativos, tendo sido aplicado, o modelo CAF (Common Assessment Framework). Neste sentido, pretendeu-se averiguar de que forma a AA (Auto Avaliação) contribui para o processo global de gestão da escola. Fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, num Agrupamento de Escolas no interior do país, utilizou-se o paradigma qualitativo para a recolha de dados. Pela análise dos dados foi possível concluir que a aplicação do primeiro ciclo de avaliação, através do desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade de serviço prestado, influenciou o segundo ciclo avaliativo. Esta influência foi evidente na melhoria dos planos de ação para colmatar pontos negativos detetados no ciclo avaliativo anterior contribuindo, consequentemente, para a melhoria do processo de gestão da escola. Desta forma, a experiência adquirida, as alterações introduzidas, a convição dos órgãos de gestão da escola e de quase todas as pessoas que nela exercem a sua atividade permitem concluir que é imprescindível a autorregulação e que a mesma proporcionou benefícios que levaram à melhoria da qualidade de gestão da escola.Item O impacto do contrato de autonomia através das percepções dos actores educativos : o caso da Escola-Piloto ES/3 João G. Zarco(2012) Ferreira, José Manuel Pinto; Delgado, Paulo, orient.Este trabalho pretende identificar as alterações introduzidas pela atribuição de competências resultantes da celebração do Contrato de Autonomia numa escola secundária com 3ºciclo e reflectir sobre o reforço da autonomia e da capacidade de intervenção dos órgãos de direcção para melhorar a eficácia da execução das medidas de política educativa e da prestação do serviço público de educação. Para isso realizamos entrevistas para conhecer as percepções e as atitudes de alguns intervenientes directos, nomeadamente dos elementos da comissão de acompanhamento local, director da escola e alguns docentes envolvidos nos diferentes órgãos de gestão. A atribuição de autonomia à escola visa dotá-la de uma capacidade de decisão e organização interna de forma a ser capaz de responder em tempo útil aos desafios que a comunidade local coloca. Não parece que tenha sido isso que aconteceu, pelo menos na perspectiva dos entrevistados. Para que um contrato de autonomia produza os seus verdadeiros efeitos, ele não pode ser imposto. Sendo certo que cada escola tem as suas particularidades, pode-se todavia estabelecer um conjunto de condições consideradas essenciais entre as quais: projecto educativo eficaz e eficiente, internalizado pela comunidade escolar, um corpo docente estável, lideranças assertivas e partilhadas.Item Pontes entre nós : a articulação docente no 1º CEB : um contributo para a aprendizagem(2012) Santos, Rosa Maria Nunes dos; Cosme, Ariana, orient.Este trabalho de investigação centra-se num projeto de articulação curricular no 1º CEB, nomeadamente o trabalho supervisivo desenvolvido pelo Professor Titular de Turma (PTT) e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (PAEC). Com base na pergunta de partida “De que forma a prática pedagógica articulada e supervisionada entre o Professor Titular de Turma e os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º CEB?” pretende-se compreender de que modo a colaboração entre docentes pode concorrer para o desenvolvimento da articulação curricular potenciando o sucesso escolar. Empiricamente foram interligados conceitos como aprendizagem, currículo e articulação curricular, supervisão pedagógica, cultura docente, escola a tempo inteiro, pedagogia de projeto apoiado em autores como Alarcão (2002), Cosme & Trindade (2007), Dewey (1959), Fullan & Hargreaves (2001), Leite (2003), Morgado (2005), Roldão (2009). A metodologia mista da presente investigação combina o método qualitativo e quantitativo na recolha de informação: análise de documentos, entrevista, inquéritos aos professores. O caso em estudo realiza-se no cenário profissional da investigadora, num Agrupamento de Escolas de Matosinhos, durante 2010/11. Compararam-se os resultados escolares de três turmas, do 2º ano de escolaridade: uma onde o projeto Navegar na Leitura d’A Menina do Mar foi mais relevante e duas onde esse não foi implementado com a mesma dimensão. Comparando dados concluiu-se que houve uma melhoria nos resultados escolares dos alunos da turma em estudo. Estes revelaram pontuações mais altas, em todas as áreas curriculares, com relevo na área de português, evidenciando-se na compreensão de textos e na aquisição de estratégias de pesquisa e de escrita. Em suma, a transversalidade da língua materna estende-se à melhoria de resultados escolares nas restantes áreas do conhecimento. O trabalho colaborativo foi a ponte necessária ao sucesso da aprendizagem.Item A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil(2013) Lira, Nara Neide Teixeira Soares de; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este estudo investigou a influência da família e da escola na formação de Esquemas Iniciais Desadaptativos, em crianças da 2ª. etapa da Educação Infantil, matriculadas em escolas de Jaboatão dos Guararapes (PE). Com a escolha de uma abordagem qualiquantitativa utilizou-se questionários, entrevistas e observação sistemática. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) permitiu tabular e analisar os dados quantitativos obtidos em 21 questionários respondidos pelas famílias, e 14 questionários respondidos pelas professoras. A Análise de Discurso possibilitou organizar os dados qualitativos obtidos nos depoimentos das professoras em três formações discursivas: o papel da família, o papel da escola e as estratégias utilizadas em sala de aula. Com a observação sistemática, realizada em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre do ano, foi possível esquematizar os comportamentos apresentados pelas crianças de acordo com os domínios da teoria dos esquemas de Young. Comprovou-se que práticas parentais negativas podem possibilitar a formação de esquemas desadaptativos nas crianças a partir de 4 anos de idade; há esquemas predominantes conforme o gênero da criança; a escolaridade e a renda familiar podem influenciar a formação de esquemas específicos e a atuação das professoras pode reduzir ou até mesmo extinguir os esquemas que estão se formando.Item A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo(2013) Duarte, Ana Estela Brandão; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.Item A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores(2013) Paula, Sandra Carla Barreto de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A escola,desde sempre, valorizou a prática educativa voltada para os gêneros escritos, enquanto os orais sempre foram entendidos como uma forma natural de falar e não como objeto de ensino. Este estudo buscaanalisar como os professores do Ensino Fundamental percepcionam as suas práticas de ensino da oralidade. O foco dapesquisa está centrado no espaço reservado à oralidade, no ambiente da sala de aula, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e quatro da Rede Municipal do Recife-PE- Brasil. Trata-sede uma investigação de matriz qualitativa, embora utilizando a análise estatística com aplicação de questionários para 120 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Os resultados comprovam que a oralidade é um dos eixos básicos que norteia o ensino da Língua Portuguesa, embora ela não seja ainda reconhecida, pois a escola a concebe como secundária. É fundamental que haja uma reflexão sobre o ensino da modalidade oral, em contexto de formação escolar, pois o trabalho com os géneros orais enfrentaainda muitos obstáculos. Tal é devido ao ensino da língua portuguesa ter sido centralizado, durante muito tempo, na valorização da gramática normativa e, por isso, a modalidade oral não ser percepcionada como objeto ensinável.Item De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA(2013) Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.Item O diretor de turma como mediador no cenário escolar(2013) Neves, Paula Sofia Vilariça das; Martins, Jorge Ilídio Faria, orient.São bem conhecidas as dificuldades atualmente existentes na gestão e funcionamento das escolas básicas e secundárias no cumprimento do serviço público. Essas dificuldades têm várias causas, mas prendem-se sobretudo com a evolução vertiginosa da heterogeneidade, da diversidade e da diferenciação do seu público-alvo. A necessidade de resposta capaz e atempada às expetativas de todos os intervenientes, marca a actuação dos professores e dos responsáveis escolares. Num tal contexto, revestem-se de particular importância as lideranças escolares (de topo e distribuídas), a supervisão e coordenação pedagógica intermédias e as características específicas que estas assumem em cada escola, nomeadamente ao nível da direção de turma. Nesta perspetiva, através de uma investigação empírica de natureza mista (estudo de caso, com uma metodologia simultaneamente qualitativa e quantitativa), conduzida em duas unidades organizacionais escolares distintas, com práticas daquela função também distintas, procurámos analisar a ação do diretor de turma por forma a reconstituirmos as caraterísticas do seu papel no cenário escolar (ou seja, o seu perfil funcional), mas também a identificarmos as suas lacunas e necessidades, quer no âmbito da formação, quer do ponto de vista da sua inserção organizacional (poder e estatuto) Nesta abordagem, construímos o nosso referencial teórico em torno da problemática da escola como organização e da função da direção de turma no contexto da administração e gestão escolar. Concluímos que o diretor de turma cada vez mais precisa de ser um mediador altamente qualificado entre o conjunto de atores da comunidade escolar e educativa. No entanto, embora lhe seja exigido um acrescido número de tarefas, na realidade, por razões diversas e que analisámos, vamos encontrar aquele papel reduzido a uma função quase estritamente administrativa e burocrática, minimizadora das restantes dimensões pedagógicas associadas, que importa alterar. Concluímos também que as inovações que estes gostariam de ver introduzidas dependem da resolução dos principais constrangimentos ao bom exercício das suas funções:falta de formação específica para o desempenho do cargo e reduzido número de horas para exercer a função, entre outros. Finalmente, concluímos sobre a necessidade de cada escola traçar intencionalmente um perfil de diretor de turma, de modo a que este consiga dar resposta ao que cada turma exige. Dentro deste perfil, sublinhámos a importância das características desta liderança intermédia serem adequadas o mais possível ao perfil de mediador. Os dados obtidos sugerem que o diretor de turma representa um papel essencial e único como mediador entre professores, alunos e pais de qualquer comunidade educativa.Item Contributo para a concretização de um novo paradigma: a formação contínua como prática de uma pedagogia de supervisão(2013) Fernandes, Ana Maria; Amaral, Maria João Sampaio de Carvalho Borges Lobo do, orient.A dinâmica social exige da escola um serviço educativo com qualidade, que responda aos seus desafios e que se antecipe pró-ativamente na resposta às suas problemáticas. A prática da supervisão pedagógica vem trazer um valioso contributo para uma mudança de práticas, que permita que estas se transformem, constituindo-se numa mais-valia para os professores e por conseguinte, para os alunos, na concretização das suas aprendizagens. A formação contínua de professores, como modalidade de supervisão pedagógica, desenvolvida no contexto e na ação, pode contribuir para a concretização da escola reflexiva, construtora do seu próprio saber, de acordo com as suas necessidades e problemáticas. Este projeto pretendeu divulgar em vários agrupamentos de escolas, o conceito de supervisão pedagógica, usando sessões de formação e debate. Os resultados revelam que é possível mudar práticas, assim os professores estejam recetivos à mudança, construindo um novo paradigma de formação, uma nova cultura de práticas, em suma, uma nova pedagogia: uma pedagogia de supervisão. Para a concretização de uma pedagogia de supervisão torna-se necessário que as lideranças e os professores, em uníssono, não resistam à mudança e se permitam construir sinergias, potenciadoras de um serviço educativo de qualidade, no exercício de uma profissionalidade salutar.Item Um percurso de mãos dadas : cursos profissionais rumo à vida ativa(2013) Morais, Carla Sofia Alves da Costa Cardoso de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo focaliza o contributo da supervisão da formação, em contexto de trabalho, pelo Diretor de Curso, pelo Monitor da Entidade de Acolhimento e pelo Orientador de Estágio, para a qualificação profissional de alunos Estagiários, a frequentarem cursos profissionais, na Escola pública portuguesa. A revisão da literatura centrou-se numa abordagem supervisiva da Escola atual, enquanto comunidade educativa. Em consonância, procedeu-se à análise das funções dos vários intervenientes, na formação em contexto de trabalho, com especial incidência no Diretor de Curso, como supervisor e mediador de um trabalho conjunto, que interliga a Escola e o meio empresarial envolvente. A pesquisa, um caso em estudo, realizou-se numa Escola do concelho de Matosinhos. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação de resultados. No que concerne a vertente quantitativa, concretizaram-se dois inquéritos por questionário, tendo por amostra um total de 105 participantes na FCT, concretamente Diretores de Curso, Orientadores de Estágio, Monitores das Empresas e Alunos Formandos do terceiro ano, dos cursos profissionais, da Escola selecionada. Em acréscimo, procedeu-se à análise categorial dos Relatórios de estágio, referentes a oito alunos Estagiários, considerando os “contactos com os intervenientes”; “registos do trabalho colaborativo”, “distribuição da avaliação em FCT” e “variação das classificações final em FCT”. Os resultados evidenciam que o acompanhamento dos alunos Estagiários é percecionado como fundamental, pelos intervenientes em FCT, quer da parte da Escola (Diretores de Curso e Orientadores de Estágio), quer da parte das Entidades de Acolhimento (Monitores). A caminhada, de “mãos dadas” com o formando, no entendimento dos intervenientes na FCT, conduz à formação, qualificação e sucesso do aluno, através da conjugação de um trabalho reflexivo e colaborativo. Concluindo, o estudo comprova o contributo positivo da supervisão, especificamente da formação em contexto de trabalho, para a qualidade da qualificação profissional dos alunos Estagiários, nos cursos profissionais.Item As perceções dos professores de um agrupamento de escolas sobre a influência da liderança de topo no seu clima e cultura organizacional(2013) Graça, José Lourenço da; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente dissertação focaliza-se no estudo das implicações da liderança no clima e cultura organizacional no caso específico de um Agrupamento de Escolas. Pretende-se compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a liderança protagonizada pelo Diretor, bem como o modo como essa mesma liderança influencia o clima e cultura organizacional. A liderança, a par da cultura e clima organizacionais, são consideradas chaves no processo de mudança organizacional. Nesse sentido, a nossa pergunta de partida coloca a ênfase no papel da liderança, na medida em que é ao líder que são atribuídas responsabilidades de promoção da mudança e renovação nas organizações. Com o objetivo de atingir os resultados desejados, o líder necessita de investir no seu estilo de gestão. Toda esta mudança concetual tem sido de lenta implementação pois, apesar de alguns discursos políticos inovadores e de algumas iniciativas legislativas, nomeadamente os regimes de autonomia, administração e gestão propostos pelos últimos normativos, Dec. Lei n.º 115-A/98 e Dec. Lei n.º 75/2008, o sistema educativo continua a ser dominado por um paradigma de centralização do poder na tomada de decisões. Nesta investigação, apresentamos um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do concelho de Paredes, em 2012-2013. Utilizou-se uma metodologia de abordagem quantitativa para a recolha de dados. O instrumento de recolha de dados selecionado foi uma adaptação do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), da autoria de Bernard Bass e Bruce Avolio. Foram distribuídos 123 inquéritos por questionário (população total inquirida), tendo um retorno de 108 inquéritos, sendo que destes, 12 deles não apresentavam consistência de dados. Restaram, assim, 96 inquéritos por questionário válidos para estudo. Os resultados da nossa investigação mostram que os professores apresentam diferentes perceções, dependendo estas do nível de ensino lecionado, do tempo de permanência no agrupamento, do desempenho de cargos e do local (escola sede ou escolas satélites) de trabalho.Item Currículo e prática pedagógica na disciplina de língua portuguesa(2013) Melo, Gilvany Maria de; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira, orient.O presente estudo situa-se no âmbito das percepções de professores de Língua Portuguesa, quanto à organização curricular da disciplina. O objetivo principal consistiu em relacionar a percepção da Proposta Curricular da disciplina de Língua Portuguesa com o planejamento de práticas pedagógicas, potenciadoras da aquisição e do aperfeiçoamento de competências comunicativas, de alunos do Ensino Fundamental. Através de pesquisa documental, englobando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, e a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Ensino do Recife, analisamos as percepções dos professores sobre o Currículo e a prática pedagógica experienciada. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário. Os resultados da investigação evidenciam que os professores inquiridos apresentam diferentes percepções, quanto ao Currículo e à organização do processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, neste caso, ser necessária a apropriação dos diversos conceitos de Currículo, por parte dos professores. Em acréscimo, é fundamental, na Escola, a disponibilização de mais momentos para os docentes analisarem e discutirem a Proposta Curricular, visando à formação de cidadãos ativos e intervenientes na sociedade, através do aprofundamento de competências em Língua Portuguesa.Item Supervisão e avaliação de desempenho docente: perceções dos professores sobre observação de aulas(2013) Lopes, Carla da Conceição Gonçalves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo pretende analisar de que forma a Observação de Aulas, na Avaliação de Desempenho Docente (ADD), pode contribuir para o aperfeiçoamento e valorização profissional dos professores. Terminado o biénio 2009/2010 e 2010/2011, em que o desempenho docente foi avaliado de acordo com novos normativos legais, concretamente DR 2/2008, DL 75/2010 e DR 2/2010, interessava fazer uma análise dos resultados obtidos, ao nível da valorização pessoal e profissional dos professores de carreira e contratados, tendo em conta uma particularidade deste modelo, a Observação de Aulas. Assim, a revisão da literatura abarcou a evolução do conceito de Supervisão, os vários cenários e modelos que comporta, o papel do supervisor no processo de ADD e as finalidades e características da Observação de Aulas, perspetivando o aperfeiçoamento e a valorização profissional docente. Como referência, selecionaram-se autores como Alarcão (2009; 2002), Nolan e Hoover (2004), Pawlas e Oliva (2007), Trindade (2007), Vieira (2007; 1993) e Vieira e Moreira (2011), entre outros, para além dos normativos legais em vigor. Utilizando uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, efetuou-se a análise das Reflexões Finais dos Supervisores e dos resultados do inquérito por questionário, aplicado aos professores, incluindo relatores, de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto. Os resultados do caso em estudo apontam para a importância conferida à Observação de Aulas, por professores observados e observadores. Este requisito foi entendido, pelas duas partes, como potenciador de reflexão e partilha de trabalho, embora nem sempre se tenha traduzido numa efetiva mudança de práticas, pela exiguidade de aulas observadas. Em conclusão, o estudo comprova que a Observação de Aulas possibilita o exercício reflexivo e contribui para o crescimento e desenvolvimento profissional dos docentes, implicados no processo de avaliação, e que a formação do supervisor potencia a análise crítica e a pertinência do trabalho, que os mesmos desenvolvem, enquanto relatores.Item A identidade profissional docente na educação infantil(2013) Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Esta dissertação acerca da temática a Identidade Profissional Docente na Educação Infantil, objetivou relacionar as percepções de identidade profissional dos docentes de educação infantil com as suas práticas. A investigação realizou-‐se na rede pública municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco - Brasil. O estudo utilizou a metodologia centrada na análise dos dados qualitativos das histórias de vida de dez professoras, de cinco a trinta anos de experiência docente,realizado por meio de entrevistas individuais semi-‐estruturadas. A análise do discurso focalizou as lembranças da infância; a escolarização básica; as experiências da formação e da carreira docente; as práticas supervisivas na visão das professoras e as concepções sobre a Educação Infantil, a fim de apontar os fatores e situações que influenciaram na constituição das identidades das professoras. A pesquisa apontou a influência de sucessivas socializações, que foram surgindo nas trajetórias de vida das entrevistadas, como referências de pertença na maneira de ser na prática educativa. Revela dentre os elementos significativos da identificação com a docência na Educação Infantil, as brincadeiras na infância, a formação contínua e o curso Magistério como referência de aproximação das práticas na Educação Infantil, as quais vem contribuir para futuras pesquisas acadêmicas da Ciência da Educação.Item A perceção da democraticidade no desenvolvimento de uma pedagogia de supervisão(2013) Peralta, Roberto Paulo da Mota dos Santos; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O contexto das sociedades ocidentais assenta em valores que radicam na democracia. A escola constitui-se como alavanca promotora do cultivo dos valores democráticos, cujo grande propósito de vida, é a formação sustentável de novos cidadãos. A sua função social, carateriza-se por formar cidadãos pensantes, livres, responsáveis e pró-ativos. A vivência interiorizada por todos os atores escolares, da cultura dos valores da democracia, constitui a democraticidade na escola. É nesta medida que se fala numa escola democrática, capaz de prestar um serviço educativo de qualidade. Considera-se a supervisão pedagógica como o conjunto de práticas, assentes no trabalho colaborativo, na dialogicidade e na reflexão, promovendo a construção, sempre inacabada, de conhecimento. Para a concretização do projeto escola democrática e a consequente perceção da democraticidade na escola, a prática de uma pedagogia de supervisão é de especial importância. A escola deve manter um processo de autoconhecimento contínuo, refletir sobre o que faz e sobre o que pretende fazer, aprender com a sua experiência, com a sua história. É neste âmago que se encontra a pedagogia da supervisão. Este estudo averigua, de que forma a perceção que os professores têm da democraticidade vivenciada na escola, condiciona as suas práticas pedagógicas, pondo a nu o longo caminho que a escola democrática tem de percorrer, na senda de uma pedagogia da supervisão.Item Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores(2013) Fonseca, Rui Isaque Gonçalves da Ascensão; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O projeto que se apresenta tem como finalidade averiguar se o exercício da Supervisão numa Escola secundária com 3.º ciclo, na perspetiva dos Supervisores, contribui para o desenvolvimento de uma comunidade aprendente de professores. O estudo conjuga perspetivas de diversos autores, entre os quais destacamos Alarcão (2009), Alarcão e Roldão (2008), Alarcão e Tavares (2010), Ferreira e Flores (2012), Hargreaves e Shirley (2009), Oliveira- -Formosinho (2009), Pawlas e Oliva (2007), Senge (2000; 1990) e Vieira (2009). As teorias e investigações dos autores enunciados servem de base à revisão bibliográfica e fundamentam um perfil de Supervisores enquanto líderes educativos, equacionando a influência da Supervisão no desenvolvimento e transformação da dinâmica da Escola, como comunidade aprendente. Assim, são analisadas as representações dos Supervisores em relação ao exercício da Supervisão nos diferentes cargos e funções supervisivas na Escola, e a sua evolução, nos últimos cinco anos, no contexto da avaliação do desempenho docente. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Santo Tirso, com utilização de procedimentos metodológicos mistos, qualitativos e quantitativos. Como estratégia qualitativa, analisaram-se os documentos orientadores da Escola. Como estratégia quantitativa, foram analisados inquéritos por questionário, aplicados aos Supervisores da Escola. Como conclusão, constata-se uma perceção positiva da Supervisão formativa entre pares, apesar da confirmação de constrangimentos, relacionados com uma Supervisão meramente avaliativa do desempenho docente. A ação supervisiva, assente em práticas democráticas de trabalho colaborativo e refletido, é valorizada, e considerada essencial, para o desenvolvimento da escola enquanto comunidade aprendente.