Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por autor "Malvar Méndez, M. Laura"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item El papel de la escuela en la migración: buscando buenas prácticas desde las competencias saber ser y saber estar(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Malvar Méndez, M. Laura; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este trabalho pretendemos contribuir para a análise e estudo das concorrências actitudinales (saber ser e estar) implicadas no desenvolvimento de umas boas práticas para enfrentar a diversidade cultural no âmbito da orientação escolar. Tendo em conta que a diversidade supõe um grande valor que a escola tem de saber aproveitar e fazer redundar em seus pilares democráticos, consideramos que é necessário pôr especial ênfase naquelas concorrências emocionais que possam ajudar o orientador escolar no desenvolvimento de uma praxis orientada a fortalecer os valores que impregnan e potencian a coesão social desde uma perspectiva intercultural. Aqui situamos num lugar privilegiado competências como: diálogo, respeito, empatía, responsabilidade, tolerância, gestão de estrés, tolerância à frustración, comunicação, negociação, colaboração, etc. que podem confgurar um modelo competencial que gere práticas interculturales para a construção de pilares que sustentem a convivência e a rejeição à violência. Construir um modelo competencial intercultural, baseado nas competências saber ser e saber estar, supõe um grande desafo mas também uma necessidade imperiosa hoje por hoje. Sería, portanto, estabelecer propostas dirigidas a todos os alunos desde uma aproximaçao cooperativa e participativa, que implique uma atitude de abertura às culturas em áreas de uma sociedade mais dialogante, igualitaria e cooperante.