Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por autor "Mariño Fernández, Raquel"
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Item Proyectos de inserción laboral en tierra de nadie: el caso de las mujeres refugiadas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Mariño Fernández, Raquel; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA crise social em que se encontra a Europa obriga-nos a repensar a realidade de hoje a partir da vertente socioeducativa. O processo de inserção laboral torna-se cada vez mais rigoroso, mutável e complexo para responder as exigências de hoje. Estes factores agudizam-se em sectores vulneráveis como é o caso dos refugiados que chegam aos nossos países com uma imperante necessidade de se inserirem no mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo oferecer novas vias e recursos tecnológicos que permitam a construção de projectos sociais e profssionais mais efcazes e operacionalizáveis; neste caso, dirigidos às mulheres refugiadas já que estamos ante um colectivo especialmente vulnerável e desfavorecido neste campo. Afgura-se-nos fundamental que iniciemos aqui os processos de análises e exploração da realidade laboriosa e cultural do país de acolhimento, com a fnalidade de adquirir um conhecimento mais realista do que lhes oferece e lhes solicita o mercado a que desejam aceder. Em suma, apresentamos ferramentas para que as mulheres refugiadas planifquem adequadamente o seu processo de integração e inserção sócio-laboral, uma vez superadas as difculdades iniciais aquando da sua chegada.