Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por autor "Rego, Miguel Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aprendizaje escolar y percepción de competencia lingüística en alumnos de origen inmigrante(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Rego, Miguel Santos; Priegue Caamaño, Diana; Crespo Comesaña, Julia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA aquisição de um nível de competência linguística sufciente para acompanhar as aprendizagens escolares é um dos aspetos de maior importância para os/as alunos/as de origem imigrante poderem completar os níveis de escolaridade obrigatória. É por isso que neste trabalho pretendemos examinar a perceção que os/as alunos/as autóctones e imigrantes têm da sua competência linguística em galego e em castelhano, e analisar em que medida esta perceção está relacionada com a sua trajetória académica. Para isso, realizamos um estudo comparativo das variáveis objeto de estudo, diferenciando os/as alunos/as nacionais (n=1.061) dos imigrantes (n=332), procurando com isso verifcar se entre ambos os grupos ocorrem diferenças estatisticamente signifcativas. As análises realizadas permitem-nos constatar, por um lado, que os/as alunos/as com origem imigrante percebem que possuem uma menor competência linguística em galego do que em castelhano, e, por outro, que, quando se trata do castelhano, as respostas de ambos os grupos apontam para a disposição de uma boa competência linguística, ainda que os resultados académicos dos/as alunos/as não nacionais refram que têm maiores difculdades para poder concluir o ensino obrigatório.