Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por autor "CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development"
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Item Digital inclusion programs : the case of the Basque Country(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, Visitación; Aires, Luísa; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentO desenvolvimento progressivo da Era Digital tem dado origem a um número crescente de conceitos relacionados com as experiências dos indivíduos e com a sua literacia digital, desde o nível de competências digitais ou a ausência destas, até ao próprio conceito de cidadania digital, hoje essencial para a participação nas sociedades democráticas. Este artigo analisa diferentes interpretações sobre estes conceitos, com vista a esclarecer o seu uso apropriado de acordo com as situações a estudar, entendidas como uma evolução intelectualizada das realidades e experiências vividas pelos indivíduos e pela sociedade. Desde o início do milénio iniciaram-se vários projetos de inclusão digital, nacionais e regionais, incentivados pelas políticas europeias que visavam reduzir o fosso digital já existente. Neste sentido, o programa KZgunea, o projeto de inclusão digital do governo basco, é analisado como um caso paradigmático da evolução dos programas e políticas governamentais orientados para a promoção da literacia digital que permite aos cidadãos participar plenamente em todos os campos de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Este artigo incorpora uma parte da investigação em curso no âmbito de uma tese de doutoramento que analisa a alfabetização digital enquanto instrumento de empowerment e inclusão social e pretende, em última instância, contribuir para melhorar a empregabilidade, uma chave para a construção da cidadania digital no século XXI.Item Evaluation and promotion of argumentative reasoning among university students : the case of academic writing(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Rapanta, Chrysi; Macagno, Fabrizio; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentEsperam-se duas aptidões essenciais ao raciocínio crítico, adquiridas pelos estudantes como resultado da sua educação formal: o uso da evidência para justificar as suas posições e a consideração de objeções ou opiniões contrárias na construção das mesmas. Estas aptidões, inteiramente manifestadas no raciocínio argumentativo, não têm sido suficientemente investigadas nos estudos sobre a educação superior. O presente estudo de caso de âmbito exploratório aclara um tipo específico de raciocínio argumentativo, particularmente importante para alunos de pós-graduação: a escrita académica baseada na argumentação. Foi desenvolvido um seminário para doutorandos, de 22 horas letivas, com base em dois dos principais conceitos da Teoria da Argumentação, nomeadamente os esquemas argumentativos e as suas versões heurísticas, conhecidas como para-esquemas. O curso foi ministrado a sete estudantes do primeiro ano de doutoramento numa Universidade pública portuguesa. As aptidões de raciocínio dos estudantes foram avaliadas na base nos textos escritos antes e depois do curso, cuja duração foi de três meses. Utilizou-se um método de avaliação misto (qualitativo e quantitativo). Observou-se uma mudança significativa na escrita académica dos participantes, nomeadamente um aumento do uso de estratégias argumentativas válidas e uma redução de estratégias não fundamentadas. Conclui-se o estudo apresentando recomendações tanto para o ensino da escrita académica como para a promoção de aptidões de raciocínio crítico ao nível da pós-graduação.