Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por autor "Assis, Paula Melo Cunha de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso de storytelling como estratégia de comunicação no recurso stories do Instagram(2022) Assis, Paula Melo Cunha de; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.A introdução das redes sociais e a produção de conteúdo, como estratégias de marketing digital, vem revolucionando as dinâmicas da comunicação há alguns anos. Existem cada vez mais estudos que se aprofundam nessas plataformas e suas relações com as marcas e o público, principalmente após os anos de 2010. Nesta dissertação, o Instagram é o principal foco da pesquisa, mais especificamente o Instagram Stories. O objetivo é perceber como a prática do storytelling se aplica neste contexto efêmero e quais dinâmicas e ferramentas é preciso considerar na produção de uma comunicação mais efetiva, onde se busca gerar um relacionamento próximo com a audiência e transmitir uma imagem forte de marca. O propósito é gerar ações que sejam positivas para a empresa. Adicionalmente, através dos resultados obtidos nos estudos aplicados, este trabalho espera contribuir para o reconhecimento dos Stories e outros recursos efêmeros como importantes elementos dentro da estratégia de comunicação, de forma a facilitar sua inserção na elaboração de um plano. Além do estudo teórico, com uma revisão de fontes secundárias essenciais para o desenvolvimento do conhecimento adquirido para a pesquisa, dois estudos práticos foram realizados com o objetivo de recolher informações e testar as dinâmicas mais comuns e eficazes de se aplicar na plataforma. Os resultados demonstram a importância de adaptar o storytelling para este formato efêmero e da construção de narrativas pensadas para se criar identificação, tendo em conta o que mais atrai a audiência. O propósito está em entreter e criar uma conexão forte com as pessoas, de forma que seja, preferencialmente, vantajosa para a marca.