Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por autor "Campos, Mafalda Sofia Pina"
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Item O impacto das redes sociais no marketing desportivo : o caso do instagram na Adidas(2019) Campos, Mafalda Sofia Pina; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O reconhecimento do valor do desporto como opção estratégica relevante para o marketing é uma realidade ainda pouco estudada, mas a persistente curiosidade e interesse daqueles que participam ativamente nos diferentes eventos desportivos, possibilitam a comercialização de bens e serviços de qualquer organização. Simultaneamente, a constante propagação dos meios de comunicação social e a rápida expansão e evolução dos dispositivos eletrónicos fazem com que o desporto e a informação digital passem a estar totalmente interligados e a coexistir num mundo digital mais populoso do que nunca. O marketing desportivo é uma peça fundamental para sustentar o crescimento da indústria do desporto, setor com uma ampla representatividade na economia de qualquer país. O objetivo deste trabalho passa por compreender de que forma as redes sociais e o fenómeno da proliferação das massas sociais nestes meios poderão impactar o marketing desportivo, focando-nos numa das plataformas que considerámos ter alcançado valores mais surpreendentes e relevantes para o desenvolvimento do presente estudo, o Instagram. Como tal, é desenvolvida, nesta dissertação, uma análise aprofundada sobre marketing desportivo e sobre a crescente popularidade e utilização de marketing de redes sociais pelas grandes marcas desportivas do mundo. O caso particular estudado neste trabalho é sobre a Adidas e procura acompanhar a sua transição do marketing tradicional para o marketing digital, evidenciando os frutos dessa evolução. O presente estudo é composto, também, pela realização de um questionário, distribuído na Internet, sobre os hábitos de consumo e a opinião dos utilizadores de redes sociais, no que diz respeito à comunicação de marcas desportivas, que permitiu a recolha e análise de 216 respostas.