Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por autor "Coelho, Inês Madalena Patrão"
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Item A rádio que se expande para as redes sociais(2022) Coelho, Inês Madalena Patrão; Ventura, Jorge Bruno da Costa, orient.A constante evolução social, cultural e, principalmente, tecnológica fez com que o Rádio, enquanto meio de comunicação, se tenha vindo a adaptar aos novos formatos, às novas linguagens e à nova audiência. Como tal, e tendo em conta esta nova forma de visualizar o meio radiofónico, o presente estudo pretende reviver e analisar a história da Rádio e a sua capacidade de adaptação até à sua convergência com a Internet e o digital, sobretudo com as redes sociais. Assim, pretende-se compreender de que forma as rádios, nomeadamente, as de entretenimento fazem uso das Redes Sociais de modo a assegurar o seu público e os interesses dos mesmos. Como consequência deste objetivo, foi realizado um questionário a uma audiência de 104 indivíduos, com o intuito de entender os seus interesses em relação à rádio, às redes sociais e ao conteúdo produzido pelas estações. Por outro lado, para uma perspetiva mais profissional, decidiu-se realizar uma pequena entrevista a uma fonte anónima de um grupo de rádio português. Por último, e com vista a agregar e analisar as respostas obtidas do questionário e entrevista, foram selecionadas as duas maiores estações radiofónicas de entretenimento em Portugal (RFM e Comercial) para fazer uma observação em termos de conteúdo divulgado online e em emissão. Neste estudo, entendemos que as rádios estiveram sempre ativas e aptas a atualizarem-se, não se deixando intimidar com os avanços dos restantes meios. Assim, esta tornou-se uma multiplataforma que se apropriou da Internet e das redes sociais, bem como de outras plataformas, tais como as aplicações móveis e Podcasts, para se expandirem e alcançarem o seu público e os seus novos interesses. Através do digital e das redes sociais, a Rádio reúne atualmente um maior poder de participação e interatividade com os seus ouvintes/utilizadores, focando em grande parte os pontos de interesse dos mesmos. Palavras-chave: Rádio; Redes Sociais; Podcast; Rádios de Entretenimento