Mestrado em Design
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Percorrer Mestrado em Design por autor "Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient."
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Item Das trianguralidades entre design, arte e publicidade bos espaços públicos : um estudo sobre o mural urbano publicitário(2017) Reis, Mariana Sacramento Costa dos; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.No contexto nacional e internacional a arte urbana tem ganho notoriedade constatando-se interesse de marcas na sua rentabilização, visibilidade e potencial de comunicação. Recentemente, o mural urbano mostra-se na paisagem urbana como alternativa à imagem fotográfica, apresentada por algumas marcas como suporte publicitário. O designer insere-se neste fenómeno contemporâneo, como agente requisitado na produção de murais publicitários. Nesta investigação aprofunda-se a articulação através do mural, dos conceitos: design, arte urbana e publicidade no espaço público. Como finalidade explora-se a partilha das dimensões entre os três conceitos. Seguiu-se uma metodologia qualitativa tipo estudo de caso – mural urbano publicitário como agregador destas três atividades. Este mural como ferramenta de comunicação e expressão teve, em momentos da história das cidades, a sua ubicação às áreas do design, arte, ou publicidade, desenvolvendo-se como resposta por artistas, a encomendas de marcas. Procurou-se compreender a perspetiva discursiva de designers associados às áreas identificadas, relacionando-a com a análise composicional, semiótica e multimodal com recurso a meta-funções, de murais de arte urbana, de marcas ou de cariz comercial; encontraram-se consonâncias e dissonâncias entre murais, também a nível textual. Da relação entre os dados, conclui-se sobre transversalidades dos conceitos e prática de design, arte urbana e publicidade.Item A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem(2017) Oliveira, António Manuel Nunes; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Na última década, as tecnologias digitais revolucionaram a forma como captamos e gravamos a realidade através de imagens. Alegadamente, o que devia muitas vezes ser um registo fiel da realidade é, na verdade, frequentemente aumentado e transformado digitalmente. O designer gráfico, enquanto comunicador e promotor de relações entre indivíduos e produtos, opera em canais onde a imagem fotográfica mais se evidencia e fá-lo, muitas vezes, modificando o seu significado. Esta investigação pretende oferecer uma interpretação das causas inerentes ao processo de tratamento de imagens fotográficas pelos designers gráficos. A metodologia adotada, do tipo de estudo de caso, envolve uma amostra de 6 designers gráficos profissionais. A abordagem qualitativa é conduzida por entrevistas semiestruturadas e apoiada por instrumentos de investigação visual: análise de fotografias e produção de vídeos, estes últimos realizados pelos próprios designers. Após análise dos dados, as principais conclusões indicam que o designer gráfico pode ser visto hoje como um profissional multifacetado para o qual, apesar da desvalorização em matéria fotográfica, esta constitui uma das suas principais ferramentas. A modificação da realidade representada, mais do que a consciência deste profissional gráfico, é reflexo da evolução tecnológica e traduz o meio onde este se insere.Item Vestir um conto: uma experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil(2011) Palma, David Miguel Paixão; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Este trabalho nasce da vontade de explorar relações entre o Design de Comunicação e o vestuário infantil. Tem como objectivo fomentar um trabalho participativo no qual a produção de vestuário assume papel central no imaginário infantil, que inclui uma proposta da criação de t-shirts para crianças dos 6 aos 7 anos. O desenvolvimento da proposta foi motivado pela seguinte questão: Pode a participação das crianças, na criação do seu próprio vestuário, gerar soluções que evitem os estereótipos da iconografia visual da roupa segmentada por género? No enquadramento do trabalho estão referências a elementos históricos da relação da comunicação com o vestuário, à fantasia (MUNARI, 2007), ao design emocional (NORMAN, 2004) e ao desenvolvimento e socialização entre crianças (TOMLIN, s.d.). A metodologia é apoiada num processo participativo através da utilização dos métodos Grupo Focal, Sondas Culturais e Observação Etnográfica, permitindo a inclusão de 15 alunos do primeiro ciclo. Foi assim possível fazê-las contribuir com o seu imaginário para a conceptualização do produto final. A proposta resultou na elaboração de t-shirts que incorporam contos infantis interactivos (o Voadora, o Distraído e o Vaidoso), aplicando a experiência do Design de Comunicação aplicadas à cor, formas, texturas e tipografia. Cada t-shirt transporta uma personagem “amigo” para qualquer criança, com capacidades de interacção individual e/ou colectiva, possibilitando novas formas de estimular a sua fantasia.