Mestrado em Design
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Percorrer Mestrado em Design por autor "Manaças, Vitor Manuel Teixeira, orient."
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Item Arte e design: a história de uma relação(2012) Chora, Sofia Raquel da Costa Paulo; Manaças, Vitor Manuel Teixeira, orient.A Sociedade contemporânea assenta sobre bases únicas, nunca experienciadas até então. O incentivo ao consumo com vista sobre o lucro rápido, desconectou o Homem dos verdadeiros valores do Design e da Arte. Assombrados pelo excesso de uma dimensão comercial, pelo distanciamento dos valores humanos tornou-se iminente um recuo ao passado histórico para compreender de modo contextualizado a importância dos conceitos para a comunidade e vida humana hoje e sempre. É urgente o levantamento teórico dos pensamentos e fundamentações mais consistentes para motivar a Sociedade à compreensão, valorização e legitimação das actividades da produção. Uma maior consciência sobre a Arte e o Design poderá despertar para a ausência de escrúpulos, dos princípios menos honestos e para a rejeição dos objectos mal resolvidos. Desde sempre que a Arte e o Design se moveram através de um carácter semelhante, pela inquietude, insatisfação social, e organizados por personalidades de imaginação fértil e criatividade excepcional. E, se o designer muitas vezes se dirigiu à Arte, vários artistas se têm dedicado ao projecto de objectos de uso, inter-relacionando inegavelmente as actividades. Arte e Design vivem de encontros e desencontros, e por isso a coexistência e cooperação entre artistas e designers deve ser encarada naturalmente e motivada.Item A problemática do design em Portugal: responsabilidade cultural e social do designer(2013) Pato, Alcina Maria Correia Melo de Oliveira ; Manaças, Vitor Manuel Teixeira, orient.O estudo é o resultado de uma investigação de natureza teórica e histórica, que procura verificar que fatos de ordem politica, económica, social e cultural, contribuíram para o surgimento da profissão de designer, em Portugal. Realça, também, as ações particulares e de conjunto, de algumas figuras que mais se destacaram no percurso da atividade projectual e que pressagiaram o estabelecimento institucional de uma formação autónoma, que levou ao reconhecimento da atividade como profissão. Contempla, também, uma breve análise das manifestações culturais artísticas, que eclodiram na Europa, e que influenciaram o percurso teórico e prático dos percursores do Design em Portugal. O estudo focaliza ainda uma reflexão sobre a prática do designer, no que tange a sua responsabilidade enquanto ator de mudança, da visão que a sociedade em geral, possui da profissão, muitas vezes distante do seu real valor interventivo.