Percorrer por autor "Alvares, Claudia"
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Item O 11 de Setembro como mega-acontecimento: um desafio à globalização(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Alvares, Claudia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; ECATI - Departamento Engenharia Informática e Sistemas de InformaçãoDefende-se, neste texto, que o 11 de Setembro põe em causa os parâmetros de definição tradicional de «acontecimento mediático», revelando uma função simultaneamente integradora e desagregadora. Ao mesmo tempo que serviu para consolidar um comunitarismo ocidental definido em relação a uma alteridade islâmica ameaçadora, também enfatizou a existência de fissuras numa globalização não homogénea, deixando em aberto divisões acentuadas entre centro e periferia. A especificidade do 11 de Setembro prende-se ainda com o facto desse acontecimento ter sido produzido para os media por aqueles que pretendiam desafiar o sistema de globalização de que os media fazem parte. Assim, este mega acontecimento adquire conotações particularmente perversas, pois o ritual ao qual deu origem foi, em parte, ditado pelo ‘outro’, com o intuito de utilizar os media como espaço público de contestação, combate e confronto em tempo real.Item As diferentes construções discursivas do poder : análise crítica dos discursos políticos de Mário Soares e de Cavaco Silva(2012) Vieira, Marta Santos; Brito, Manuela Correia de; Alvares, Claudia; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasO presente artigo pretende analisar as relações entre o discurso político e o poder, aqui entendido como carismático e hegemónico, de modo a compreender as linhas estratégicas de construção do poder do Primeiro-Ministro e do Presidente da República. Iremos analisar o poder weberiano (carismático) e gramsciano (hegemónico) para perceber como se evidencia (nestas dimensões) a construção discursiva dos protagonistas políticos e caracterizar as lideranças do Presidente da República e do Primeiro-Ministro. A metodologia Análise Critica do Discurso (ACD) investiga como é constituída a diferenciação das lideranças no discurso político (Wodak, 2009). O nosso corpora são quatro discursos de tomada de posse referentes ao Presidente da República de Portugal, Mário Soares e ao Primeiro-Ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, no período de coabitação (1986-1996) onde se pretende fazer ressaltar elementos que caracterizem as diferentes formas de liderança com vista à sua comparação quanto à estratégia discursividade e à sua contextualizaçãoItem O discurso político e a “revolução democrática” em Portugal: Análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares(Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, 2013) Vieira, Marta Regina Silva dos Santos; Alvares, Claudia; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasEste artigo pretende investigar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, no período que marca a consolidação da democracia após a autocrática ditadura de Salazar e Caetano que durou quase cinco décadas. O nosso objetivo é caracterizar o discurso presidencial de Ramalho Eanes e Mário Soares, e observar o lugar que o conceito de democracia ocupa nesse discurso e a forma como é abordado. Com este artigo pretendemos apurar como se manifestam as crenças, os assuntos estratégicos e a liderança retórica de Ramalho Eanes e Mário Soares, e onde convergem ou divergem as suas prioridades políticas?Item Entre prisão e exílio: rompendo com a cartografia do feminino(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Alvares, Claudia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasNeste artigo pretende apontar-se para uma crítica da representação da subjectividade feminina, sendo a representação sinónima de territorialização ou cartografia do feminino. A tentativa de se descentrar o mapeamento vigente envolve uma ruptura no modelo que pressupõe uma coincidência entre significante feminino e significado dominante, dando lugar ao jogo infinito de significação enquanto acto político. A geografia feminista da década de 80, refém dos conceitos marxistas de produção e reprodução, conceitos esses alusivos às esferas pública e privada respectivamente, ainda se movimenta no âmbito do essencialismo feminino. Contudo, ao admitir a ideia de excesso, de uma suplementaridade que escapa irremediavelmente a qualquer tentativa de contenção, ao mesmo tempo que indicia os perigos decorrentes de uma política rizomática totalmente descentrada, o feminismo contemporâneo abre caminho a uma nova geografia assente num ‘essencialismo estratégico’, apelando a uma vigilância constante no sentido de não extra-polar do local para o global.Item Os estudos de recepção como modelo multidimensional: A negociação de estereótipos de etnicidade e género(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Alvares, Claudia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasEste artigo pretende analisar a multidimensionalidade do modelo de estudos de recepção, apresentando, para esse efeito, os resultados de dois projectos de investigação. Enquanto o primeiro projecto incide sobre a reacção de imigrantes brasileiras à representação das suas conterrâneas nos media portugueses, o segundo debruça-se sobre a reacção das portuguesas à representação do feminino enquanto sujeito e objecto de notícia na imprensa nacional. Com base num modelo multidimensional dos media que divide a cultura mediática em categorias de fidelidade representativa, espaço público agonístico e funcionalidade dos media, procurase explorar o modo como os estereótipos étnicos e de género são assimilados no quotidiano mediante a adopção de leituras preferenciais, negociadas ou opositivas. Estas interpretações de significados veiculados pelos media indicam que as redefinições de identidades étnica e de género são condicionadas pelo imaginário bem como por imperativos de ordem económica.Item The Representation of the Feminine in the Portuguese Press : A Content Analysis of the Diário de Notícias Newspaper(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Alvares, Claudia; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasThis is a brief report of a research project, coordinated by me and funded by the Portuguese Government. It studies ‘The Representation of the Feminine in the Portuguese Press’ (POCI/COM 55780/2004), and works on the content analysis of discourse on the feminine in various Portuguese newspapers, covering the time span of February 1st till April 30th 2006. The paper is divided into two parts: in the first part, I will briefly discuss the typology used to code the text units of selected articles; in the second part, I will explore the most expressive percentages of the first two weeks of February for the content analysis of the Diário de Notícias newspaper. These percentages were obtained with the NVivo 6 qualitative data treatment software programme.