Percorrer por autor "Brito, Rodrigo, orient."
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ameaça de estereótipo: efeitos da identidade racial, perceção intergrupal e sexo(2014) Paulo, James Octávio da Silva; Brito, Rodrigo, orient.Quando pertencemos a um grupo socialmente estereotipado, o nosso desempenho pode ser afetado. Em situações em que esse estereótipo é saliente, muitas das vezes isso resulta no deslocamento do desempenho na direção desse estereótipo. Por exemplo, os afro-americanos desempenham pior quando pensam que estão a ser avaliados do que quando pensam que não estão. Esta dissertação pretende explicar esse efeito, conhecido como efeito da ameaça de estereótipo sobre o desempenho intelectual. Para isso, testei o efeito clássico e experimentei articular esse efeito com a ansiedade, a identidade racial e com os modelos relacionais que as pessoas usam nas relações com brancos e negros, como mediadores potenciais deste fenómeno. Os resultados mostram, contrariamente ao esperado, a existência do efeito da ameaça de estereótipo apenas nos participantes brancos, nos quais interage com o sexo: as mulheres desempenham pior na condição de ameaça e, ao invés, os homens desempenham melhor nessa condição; não se tendo verificado o efeito da ameaça de estereótipo nos participantes negros. Verificou-se também que a ansiedade-estado é um preditor do desempenho do PMAE e o modelo relacional de Autoridade, também, é um preditor da ameaça nos participantes negros.Item Auto-estima,auto-eficácia e empregabilidade subjectiva em empregados, desempregados e estudantes do ensino superior(2014) Gomes, Nuno Alexandre dos Santos; Brito, Rodrigo, orient.Este estudo tinha como objectivo principal compreender a relação entre a auto-estima, a auto-eficácia (duas dimensões importantes do auto-conceito), e a empregabilidade subjectiva. A amostra foi constituída por 188 pessoas, 80 homens e 108 mulheres, com idades entre os 18 e os 67 anos, que responderam a um inquérito com versões portuguesas de escalas de Auto-Eficácia Geral (Araújo & Moura, 2011), Auto-Estima Global (Santos & Maia, 2003), e Auto-Eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005). Os resultados demonstraram que as três variáveis estão significativamente, moderadamente e positivamente correlacionadas entre si. Surpreendentemente, a auto-estima é a principal preditora da empregabilidade subjectiva, e este efeito da auto-estima não é mediado pela auto-eficácia. Como esperado, os empregados reportam níveis mais elevados destas três variáveis que os desempregados, mas não há efeito de género sobre estas variáveis, e o nível de qualificação também não tem um efeito directo sobre as variáveis.Item Influência da liderança na satisfação no trabalho em colaboradores de comércio(2014) Ferreira, Joana Sofia da Silva; Brito, Rodrigo, orient.Neste estudo testámos a relação entre as diversas dimensões de dois tipos de liderança – a liderança transformacional e liderança transaccional – sobre a satisfação organizacional. 117 trabalhadores do comércio e serviços (Midade = 26.7; 67.5% mulheres) responderam a um questionário sobre liderança organizacional (Multifactor Leadership Questionnaire) e satisfação organizacional. Os resultados indicam que todas as dimensões de liderança menos a de ‘gestão por exceção’ se encontram relacionadas com a satisfação. No entanto, uma análise de regressão linear múltipla indica que apenas duas – uma dimensão de liderança transformacional (carisma) e uma de liderança transaccional (recompensa contingencial) – explicam a satisfação de forma independente.Item Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais(2020) Tomás, Diogo Miguel Correia; Brito, Rodrigo, orient.O populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas.Item Preditores da satisfação no trabalho dos professores do ensino básico e secundário português : remuneração, valores de trabalho e stress(2012) Silva, Ana Sofia Ramalhal Afonso; Brito, Rodrigo, orient.O papel do professor é crucial numa sociedade, e o sucesso da sua missão depende da sua satisfação no trabalho. Este estudo tem como objectivo avaliar a satisfação no trabalho dos professores do ensino público português não superior. Uma amostra de 637 professores respondeu a um questionário online sobre satisfação no trabalho, valores de trabalho, e stress. Verificou-se que os professores, em média, se encontram insatisfeitos com o seu trabalho; que os do sexo masculino se encontram mais insatisfeitos que os do sexo feminino; que a variação da remuneração dentro da profissão não tem impacto sobre a satisfação no trabalho nos professores; que o stress é o principal preditor da satisfação, tendo um claro impacto negativo; e que tanto os valores intrínsecos de locus de controlo interno como os valores sociais influenciam (positivamente) a satisfação de modo independente.Item Valores culturais, orientações políticas e classes sociais : consequências nos valores de trabalho(2012) Araújo, João Eduardo Luso Soares de Borja; Brito, Rodrigo, orient.Aborda-se a temática das estruturas de valores e consequente impacto nas atitudes e comportamentos na sociedade em geral e no trabalho em particular. Uma amostra diversificada de 157 participantes, recrutada em diferentes meios sociais, variando assim em termos etários, de qualificações académicas, de classe social e de simpatia partidária, respondeu a um questionário sobre valores, valores de trabalho e orientações políticas. Primeiro, verificámos que as orientações político-ideológicas são estruturadas em duas dimensões correlacionadas mas independentes: a esquerda-direita e o autoritarismo-liberdade. Também verificámos que diferentes dimensões supraordenadas de valores do modelo de valores universais de Schwartz estruturam os valores de trabalho e as orientações político-ideológicas, com impactos específicos sobre as funções laborais desejáveis e as preferências socioeconómico-culturais. Finalmente, os efeitos das dimensões de classe social (detenção de capital e qualificação académica) sobre as orientações político-ideológicas sugerem que as dimensões direita-esquerda e autoritarismo-liberdade, apesar de estarem correlacionadas, têm motivações e origens sociológicas diferentes.