Percorrer por autor "Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient."
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Item Arte em vitrais: a salvaguarda, a extroversão e a sociomuseologia(2011) Michelotti, Denise Serra; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.O presente estudo tem por objetivo analisar como uma cadeia operatória museológica se aplicaria na musealização de objetos realizados em vitral, e também, como seria essa cadeia operatória se concebida de acordo com os conceitos da sociomuseologia. O estudo parte da observação da necessidade premente de um processo de sistematização preservacional aplicado à salvaguarda de vitrais. Fatores como o desconhecimento do trato a esse tipo de acervo, ou até um equivoco de julgamento frente à sua indiscutível função como coadjuvante arquitetônico, provavelmente foram decisivos para que, historicamente, muito poucas iniciativas tenham sido implementadas para a salvaguarda de vitrais em solos brasileiros. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados os principais conceitos da sociomuseologia, desde os seus primeiros documentos até sua aplicação às principais etapas da cadeia operatória de um museu – Documentação, Conservação, Exposição e Ação Educativa –, complementando-se, por fim, com a hipótese da sua atuação na musealização de vitrais. Pelo estudo, é possível constatar que o potencial dos resultados alcançados a partir do tratamento sociomuseológico a vitrais é muito grande, extremamente significativo e muito necessário. É possível, também, constatar que as possibilidades de integração e parceria com a comunidade que os processos sociomuseológicos proporcionariam, são o passo que falta para os museus atuarem como verdadeiros agentes de desenvolvimento e conscientização social.Item O axé e a memória ancestral : espaços de memória em comunidades afroreligiosas no nordeste do Brasil(2023) Maia, Janaina Couvo Teixeira; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Este Trabalho apresenta considerações relativas aos espaços de memória em terreiros de Candomblé localizados no nos estados da Bahia e Sergipe, Brasil, com o objetivo de refletir sobre a sua formação, seu aspecto comunitário e suas particularidades. Discute sobre o conceito de comunidade entre os povos africanos e como este conceito está presente no campo das religiões afro-brasileiras. Analisa as relações entre as comunidades afro-religiosas e as políticas culturais, destacando os processos de surgimento dos espaços voltados à preservação da memória religiosa afro-brasileira. Por fim, apresenta uma reflexão sobre o surgimento dos espaços de memória em terreiros de Candomblé do Nordeste do Brasil, destacando suas particularidades e a relação com a comunidade afro religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Museologia, Memória, Comunidade afro-religiosa, Ancestralidade.Item O museu como vetor da inclusão cultural(2010) Gomes, Maria de Fátima Figueiredo Faria; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Esta dissertação se propõe a uma reflexão de como o museu e o patrimônio que tem sob sua guarda podem atuar como vetores da inclusão cultural, entendendo a cultura como ponto de união, como forma de encantamento e de reforço dos valores do indivíduo e sua identidade. Para tanto, faz-se necessário um estudo sobre termos como cultura, patrimônio e preservação, que foram evoluindo e sendo incorporados na vida das pessoas no decorrer do século XX no Brasil e em outros países. Refletindo sobre o papel dos museus e as mudanças necessárias, que estes precisaram introduzir, para se adequar às novas exigências de uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel e da importância de sua participação na vida cultural do país, bem como, sobre a ação de intelectuais na formação do conceito de identidade cultural e ação de governos na elaboração das políticas públicas voltadas para a cultura e a importância do Estado como condutor e regulador dessas políticas. Como estudo de caso, realizamos a análise do Programa Singular Plural, programa de acessibilidade para públicos com necessidades especiais, implantado no Museu Afro Brasil, situado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.Item A poética da existência nas margens: percursos de uma museóloga-poeta pelos circuitos artísticos da "Lisboa africana"(2018) Ferreira, Luzia Gomes; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Esta tese, intitulada A poética da existência nas margens: percursos de uma museólogapoeta pelos circuitos artísticos da “Lisboa-Africana”, apresenta os itinerários trilhados para conhecer que arte africana contemporânea é essa apresentada nas galerias de arte da capital portuguesa. Acredito que a ciência deve ser feita com honestidade, humanidade e responsabilidade social. Por isso, tudo o que está escrito aqui é fruto do meu labor no intenso exercício do pensar e escrever em diálogos verbalizados e silenciosos com outras pessoas, textos e imagens. Em Lisboa, há um interesse pelas produções artísticas africanas contemporâneas no campo das artes visuais, por parte de acadêmicos, curadores e galeristas, porém esses trabalhos artísticos ainda ficam restritos ao nicho das galerias de arte com o seu público seleto. Os resquícios coloniais atravessam o que se vê e o que se consome de arte africana contemporânea, muitas vezes, escamoteando o racismo e a xenofobia presentes na sociedade portuguesa. Nesta escrita acadêmico-científica, não me isentei enquanto investigadora-pessoa e transformei as minhas vivências em conhecimento. Fui além de uma amostragem quantitativa de obras no cubo branco galerístico. Entrelacei-me no tecido social urbano, desvelando Lisboa a partir do meu olhar de mulher negra, estrangeira e diaspórica na encruzilhada atlântica.Item A presença africana e afro-brasileira nos museus de Santa Catarina(2018) Simão, Maristela; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Nessa tese, buscamos investigar e discutir a forma como africanos e afro-brasileiros estão representados nas instituições museológicas do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Mas, acima de tudo, compreender como essas instituições têm atuado como ferramentas de construção/anulação de identidades a partir de representações, presenças e ausências, no caso específico das populações de origem africana. Buscamos identificar e apresentar propostas que possam contribuir para uma política pública para o setor. Desta forma, em um primeiro momento, procuramos compreender as políticas públicas voltadas para os museus e suas interfaces com as políticas de promoção de igualdade racial, voltadas para populações afrobrasileiras e suas articulações em nível federal. Em um segundo passo, focamos em Santa Catarina, procurando compreender as relações entre essas políticas, a preservação de patrimônios e realizar um estudo acerca dos museus do estado e as políticas em que estão inseridos, em nível estadual e nacional. Também, a partir da aplicação de um instrumento de pesquisa, procuramos mapear os museus em Santa Catarina que têm em seu acervo coleções e objetos relativos às populações de origem africana, bem como os representam nas exposições e outras atividades, e também como percebem a temática em suas instituições. E a partir do diagnóstico e tabulação dos dados, partimos de uma abordagem histórica desse processo, delineando as mentalidades que marcaram a construção das identidades no estado. E, por fim, buscamos atuar no campo a partir das premissas da museologia social, com a proposição de ações, que chamamos de ação afirmativa de caráter museológico, iniciativas de formação e capacitação sobre museu, memória e cultura afro-brasileira, visando contribuir para a construção de políticas públicas que articulem museu e promoção de igualdade racial, que contribuam para a valorização da diversidade e no fortalecimento da luta antirracista no Estado de Santa Catarina.